Acre
Por falta de transporte escolar, mais de 30 alunos deixam de ir à aula
‘Toyoteiros’ e Governo não entram em acordo por preço do serviço.
Estado deve propor uma solução até a próxima quinta-feira (29).
Tácita Muniz, do G1 AC

Alunos se reúnem com a diretora da escola e pedem providências (Foto: Kebin Perez / Arquivo pessoal)
Alunos da Escola Estadual Íris Cabanellas Zannini, em Assis Brasil (AC), localizada a 345 km da capital acreana, reclamam da falta de transporte escolar no município. De acordo com o aluno Kebin Perez, aproximadamente 32 alunos estão prestes a desistir do ano letivo por falta do serviço dos “toyoteiros”, responsáveis por levar os alunos dos ramais até a BR para que peguem o ônibus que os leva até a escola.
O coordenador do núcleo estadual de Educação no município, Elias Marques, afirmou que o problema começou quando o contrato feito com os toyoteiros venceu. Com isso, não há mais veículos para transportar os alunos até onde o ônibus passa. “No início do ano letivo, oito toyoteiros tinham uma ordem de serviço válida por 100 dias. Quando acabou o segundo semestre, chegaran quatro ônibus. Então, cinco Toyotas saíram e ficaram três para transportar esses alunos. Porém, o contrato não foi renovado e os alunos não têm como ir para a aula”, diz.
Sobre a resolução do caso, o coordenador do núcleo, diz ter sido pressionado pelos toyoteiros para garantir segurança no serviço e querem uma renegociação do valor proposto pelo governo. “No dia 9 de junho, foi feito um pregão em Brasiléia, mas fracassou porque o valor proposto pelo governo não foi aceito pelos toyoteiros. Ao saber do fracasso, mandei um documento pedindo a readequação de preços, mas não sei o que aconteceu lá. Nada foi feito e esses alunos estão sem aula”, diz.
O segundo semestre da escola começou no dia 29 de julho e, durante esse período, Elias Marques, acredita que o número de alunos fora das salas de aulas deve ser maior. Ele afirma que entrou em contato com o coordenador de Transporte Escolar na capital e que não foi dada nenhuma solução para o problema. “O coordenador me disse que não tinha jeito, não tinha como fazer uma dispensa. Ele disse que o serviço tinha que parar, porque não tinha como pagar um preço maior para os toyoteiros. Fui à escola e expliquei que não tenho autoridade para resolver o caso”, explica Marques.
O coordenador de Transporte Escolar, Ailton Vagner, disse que todo o problema é porque os toyoteiros não querem aceitar o preço proposto pelo governo e que um aumento no preço deste serviço é inviável no momento. “Eles não querem trabalhar pelo valor que estávamos propondo. Querem um valor maior, mas pra isso precisamos rever planilhas e fazer um levantamento de custo”, explica.
Vagner diz ainda que o objetivo é lançar uma proposta que seja aceita por eles mas para isso é necessário fazer um estudo. “Nossas propostas são baseadas em planilhas de custo, a gente faz um levantamento que engloba tudo, desde o pneu até a gasolina. Não é um preço aleatório”, explica. Ele ressalta que foram enviados ônibus novos para o município, mas esses veículos não chegam até os ramais e por isso é necessário que as pessoas façam esse trajeto com as Toyotas.
Para que o problema seja resolvido, o coordenador pede um prazo de uma semana. “Acredito que até quinta-feira (29) nós vamos ter uma posição. Nós vamos no município verificar pessoas que possam fazer esse serviço”, finaliza.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.







Você precisa fazer login para comentar.