Conecte-se conosco

Acre

População usa sinais para pedir construção de ponte em Xapuri

Publicado

em

10985258_10204423144237241_5437386030333895291_n

Ângela Rodrigues, da redação do ac24horas

Um movimento social em prol da construção da ponte que liga a comunidade da Sibéria, em Xapuri, distante distante 180 quilômetros de Rio Branco, tem ganhado força nas redes sociais (Facebook, WatsApp e Youtube).

A campanha intitulada: Ponte Xapuri/Sibéria, apoie essa ideia! reúne toda população: crianças, jovens, adultos e idosos. A ideia de usar a língua de sinais nas fotos e vídeos nasceu da necessidade de inserir um grupo de jovens portadores de deficiência auditiva, residentes na comunidade a participarem do movimento.

A campanha que circula nas redes já reúne milhares de pessoas, de forma individual ou coletiva, posando para foto com as mãos e braços sincronizados formando a palavra: Ponte. Assim, todos pedem de forma universal a construção da ponte, que tem isolado a comunidade do resto do município há pelo menos 50 anos.

Um dos idealizadores do movimento, Serismar Vasco de Souza, afirma que a construção da ponte é uma promessa antiga de candidatos e gestores que passaram pela prefeitura de Xapuri.

“A cada ano eleitoral, a promessa é renovada, porém na prática nada tem mudado”, afirma Serismar de Souza.

Ele conta que a cada ano, sobe também o número de pessoas prejudicadas pela ausência da ponte, já que o transporte dos moradores da Sibéria é feita por meio de catraias (pequenas embarcações), que encerram os trabalhos às 23 horas da noite, após esse horário nenhum morador entra ou sai da comunidade.

“Até mesmo o direito básico de ir e vir de todo cidadão é cerceado. Quantas pessoas já morreram doentes porque não podiam fazer a travessia do rio, fosse pela gravidade, pelo adiantar da hora ou porque o nível do rio impossibilitava que as embarcações realizassem o transporte? Muitas morreram doentes, em desmoronamentos e naufrágio. Recentemente, uma mulher gestante de gêmeos perdeu os bebês porque entrou em trabalho de parto no meio da madrugada e não conseguimos localizar um catraeiro para fazer a travessia.  Enfrentamos a anos uma situação de isolamento, que separa a comunidade mais pobre do resto do município, isso tem que acabar”, relata.

Serismar de Souza ressalta que 48% da população xapuriense reside na comunidade da Sibéria e acaba fazendo uma comparação classista, numa forma simplória de traduzir a realidade da comunidade.

“Aqui vivemos uma separação: de um lado, a população pobre e humilde. De outra, os grandes fazendeiros e empresários com suas pontes e ramais, que dão livre acesso à área central do município e a estrada. Enquanto, nossas famílias vivem uma luta desigual! Não queremos atacar político ou partido A ou B. Queremos apenas que seja cumprida às promessas e, assim, possamos ter acesso ao principio básico do direito, que é o de ir e vir”.

Uma prova da manifestação pacifica em prol da construção da Ponte da Sibéria irá ocorrer no próximo mês: 22 de março, na praça central do município de Xapuri. O Ato Público tem como objetivo principal reunir maior número possível de apoiadores e estreitar o dialogo entre o poder público e a comunidade.

“Acreditamos que a campanha pacifica, sem denegrir A ou B colocará fim ao sofrimento de milhares de famílias! Esse sofrimento precisa acabar, nosso intuito maior é sensibilizar as autoridades estaduais e municipais para construção da Ponte, que hoje separa Xapuri do desenvolvimento”, destaca Serismar de Souza.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Zé Adriano defende pautas da indústria para geração de emprego e renda

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 24, o deputado federal Zé Adriano (PP-AC), participou do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2026 e destacou a ação como um passo importante para o fortalecimento do setor produtivo brasileiro. Entre os principais destaques estão propostas como a PEC da redução da jornada de trabalho, o marco legal da política industrial e a nova Lei Geral de Concessões, pautas com impacto direto na competitividade, na geração de empregos e no crescimento econômico.

A agenda foi elaborada pela Confederação Nacional da Indústria em conjunto com as federações estaduais das indústrias, refletindo uma construção coletiva baseada nas demandas reais do setor produtivo em todo o Brasil. O documento reúne 135 projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento da indústria e para a melhoria do ambiente de negócios no país.

O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Zé Adriano ressaltou a importância da participação ativa das entidades na construção da agenda.

“Esse esforço coletivo é uma demonstração inequívoca de que o Brasil acerta quando constrói consensos a partir do diálogo qualificado. A agenda nacional se torna mais forte quando dialoga com as realidades regionais, especialmente com regiões estratégicas como a Amazônia Legal, que oferecem ao Brasil vantagens competitivas únicas”, afirmou o deputado.

O processo de priorização contou com ampla mobilização institucional, envolvendo mais de 150 entidades e cerca de 20 mil votos, evidenciando o alinhamento do setor industrial em torno de pautas consideradas essenciais para o país.

Para Zé Adriano, o documento reforça o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável, a segurança jurídica e a geração de oportunidades.

Com a nova agenda, Zé Adriano reafirma seu compromisso em atuar no Parlamento em defesa de pautas que fortaleçam a indústria, impulsionem a economia e promovam mais emprego e renda para a população brasileira, com atenção especial às potencialidades da região amazônica.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa

Publicado

em

Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.

Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.

Procedimentos

Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada

Comentários

Continue lendo

Acre

Forças de segurança recapturam dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza foram localizados e reconduzidos à unidade; outros dois seguem foragidos

Dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri, na última segunda-feira (23), foram recapturados nesta terça-feira (24) por forças de segurança em Cruzeiro do Sul. A ação contou com a atuação de policiais penais, com apoio da Polícia Militar, que localizaram e reconduziram à unidade prisional os internos Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o local onde os dois foram encontrados. Enquanto isso, outros dois foragidos identificados como Railon Rodrigues Lopes e Zaqueu da Conceição Lima continuam sendo procurados.

A fuga ocorreu a partir do bloco 3 da unidade prisional, poucos dias após uma operação realizada no local. Durante a vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão.

O caso acende um alerta para a segurança no presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. Foto: captada 

O caso acende um alerta para a segurança no Presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. As ocorrências anteriores foram registradas em setembro do ano passado e no último dia 1º de março deste ano , aumentando a preocupação das autoridades quanto à vulnerabilidade da unidade.

Os foragidos capturados são Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza, ainda foragidos: Railon Rodrigues Lopes, Izaqueu da Conceição Lima. Foto: captada 

Buscas continuam

As forças de segurança seguem mobilizadas nas buscas pelos dois detentos que permanecem foragidos. A população pode contribuir com informações anônimas por meio do telefone 190.

Na vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo