Cotidiano
População indígena cresce no Acre e ultrapassa 31 mil pessoas

O Censo Demográfico 2022 revelou um crescimento expressivo da população indígena no Acre. Em doze anos, o número de indígenas no estado quase dobrou: passou de 17.578 pessoas em 2010 para 31.694 em 2022, um aumento de mais de 80%. Com isso, o Acre ocupa a 13ª posição entre os estados com maior população indígena no Brasil, de acordo com dados do IBGE.
No ranking nacional, o estado do Amazonas lidera com 490.935 indígenas, seguido por Bahia (229.443) e Mato Grosso do Sul (116.469). O Acre aparece na 13ª posição, superando estados como Amapá, Tocantins, Espírito Santo e outros da Região Sudeste.
A pirâmide etária da população indígena no Acre demonstra um perfil predominantemente jovem, com ampla concentração nas faixas etárias entre 0 e 24 anos. Os dados mostram uma presença contínua também nas faixas de 25 a 49 anos, com número decrescente a partir dos 50 anos, refletindo os desafios de acesso à saúde e qualidade de vida nos territórios.
A maior parte da população indígena do Acre vive em Terras Indígenas, representando 61,79% do total. Já 38,21% dos indígenas vivem fora dessas áreas, em áreas urbanas ou rurais não demarcadas oficialmente.
Outro dado importante trazido pelo levantamento é a taxa de alfabetização entre os indígenas, que chegou a 76,01% no Acre. Ainda assim, 23,99% da população indígena não é alfabetizada, revelando a necessidade de políticas públicas voltadas à educação nas comunidades originárias.
Presença indígena se espalha por todo o estado
Os dados do IBGE mostram que há presença indígena em todos os municípios do Acre, com destaque para Santa Rosa do Purus, Feijó, Jordão, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo — todos com mais de 3 mil indígenas residentes. Especificamente, Santa Rosa do Purus possui 4.297 indígenas, Feijó tem 4.436, Jordão conta com 4.115, Tarauacá registra 3.775 e Marechal Thaumaturgo, 3.355. Outros municípios com populações indígenas relevantes são Porto Walter (868), Cruzeiro do Sul (1.678), Rio Branco (1.827), Assis Brasil (1.207) e Sena Madureira (1.681).
Também aparecem na lista Manoel Urbano (962), Brasileia (282), Xapuri (43), Porto Acre (82) e Epitaciolândia (26). O município de Capixaba registrou o menor número de indígenas no estado, com apenas 7 pessoas autodeclaradas.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.