fbpx
Conecte-se conosco

Geral

População de Mâncio Lima diz sim para reeleição do governador Gladson Cameli

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 2, foi a vez da cidade mais ocidental do país demonstrar, mais uma vez, seu apoio à reeleição de Gladson Cameli ao governo do Acre. Junto com o candidato a governador da coligação Avançar para Fazer Mais, Lurdinha Lima, primeira suplente do candidato ao Senado, Ney Amorim, o prefeito Isaac Lima, o prefeito de Porto Walter, César Andrade, o candidato a deputado federal Zezinho Barbary e o candidato a deputado estadual Manoel Moraes estiverem em Mâncio Lima para conversar com os moradores e apresentar suas propostas para que o estado continue a avançar pelos próximos quatro anos.

“O nome do governador está em minhas orações e oro por ele todos os dias. Tenho certeza que Deus vai honrá-lo com mais uma vitória”, afirmou a aposentada Marlize Souza.

Em 2018, Gladson Cameli obteve quase 60% dos votos válidos em Mâncio Lima, um dos maiores percentuais do estado. Nestas eleições, a expectativa é a votação seja ainda mais expressiva.

“Votei nele na primeira vez e vou votar, de novo, por ele é bom e fez muito por Mâncio Lima”, declarou o feirante Moisés Lima.

Cameli olhou com atenção para Mâncio Lima durante seu governo. Destaque para as obras de reforma e ampliação do Hospital Dr. Abel Pinheiro. Há décadas, a unidade estava em condições precárias. Faltava, ainda, o básico para atender os moradores. Na maioria dos casos, era preciso buscar ajuda médica em hospitais de Cruzeiro do Sul.

Em parceria com a prefeitura, a gestão de Gladson assegurou a manutenção de ramais para que os agricultores escoassem sua produção sem prejuízos. A obra da Alameda das Águas é uma realidade. Quando estiver pronto, o complexo de lazer e eventos fortalecerá a economia do município.

“Em nosso segundo mandato, vamos fazer ainda mais por Mâncio Lima. Nosso plano de governo tem proposta para os 22 municípios e aqui não poderia ser diferente. A recepção que tive das pessoas me deixou muito animado”, enfatizou Gladson.

Mesmo sendo filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla que faz oposição ao governador, o prefeito Isaac Lima apoia a reeleição de Cameli. “Estou com Gladson pelos investimentos que o governo fez aqui no município e, também, pelas parcerias que firmamos nos últimos dois anos”, argumentou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Avô é condenado a 74 anos por estupro de três netas em Rio Branco; crimes ocorriam durante visitas à família

Publicado

em

Crimes ocorreram durante visitas à família; réu ameaçou uma das vítimas com morte por fogo. Caso foi revelado após denúncia da criança mais nova

Duas vítimas foram estupradas por volta de 2017, enquanto outra sofreu abusos em 2021. Foto: ilustrativa 

Um avô foi sentenciado a 74 anos e três meses de prisão pelo estupro de suas três netas, então com 4, 6 e 7 anos, em Rio Branco (AC). O caso, julgado pela 2ª Vara da Infância e Juventude, teve detalhes chocantes revelados: os abusos ocorriam durante visitas do réu à família, quando ele dormia no mesmo quarto que as crianças.

Duas das vítimas foram violentadas em 2017, enquanto a terceira sofreu abusos em 2021. Segundo os autos, em sigilo de justiça, o acusado chegou a ameaçar incendiar uma das netas com gasolina caso ela revelasse os crimes. O caso veio à tona apenas quando a mais nova contou à mãe sobre os abusos.

O réu teve o pedido para recorrer em liberdade negado e permanece preso. A defesa ainda pode apelar da sentença. As identidades das vítimas e do condenado foram preservadas.

Vítimas tinham quatro, seis e sete anos de idade na época dos abusos, que eram cometidos quando ele visitava a família e dormia no mesmo quarto que as crianças. Foto: captada

Como os crimes aconteciam
  • Os abusos ocorriam quando o avô visitava a família e dormia no mesmo quarto que as crianças.

  • Duas das vítimas foram estupradas por volta de 2017, e a terceira sofreu abusos em 2021.

  • Segundo os autos do processo (mantidos em sigilo de Justiça), o réu chegou a ameaçar incendiar uma das netas com gasolina caso ela contasse o que acontecia.

O crime só foi descoberto quando uma das crianças revelou os abusos à mãe, que imediatamente acionou as autoridades. O réu foi preso e respondia ao processo em liberdade, mas, após a condenação, teve negado o direito de recorrer fora da prisão.

Situação processual
  • Processo corre em segredo de Justiça para preservar identidade das vítimas

  • Condenado não poderá recorrer em liberdade

  • Pena deve ser cumprida em regime fechado

Proteção às vítimas

Por se tratar de crimes contra vulneráveis, a identidade das vítimas e do condenado não foram divulgadas. As crianças e suas famílias recebem acompanhamento psicossocial para lidar com os traumas.

A decisão reforça o combate à violência sexual infantil no estado e serve como alerta para a importância da denúncia em casos de abuso. Autoridades destacam que canais como o Disque 100 estão disponíveis para relatos anônimos.

Autoridades destacam que canais como o Disque 100 estão disponíveis para relatos anônimos. Foto: cedida 

A PM disponibiliza os seguintes números para que vítimas peçam ajuda:
  • (68) 99609-3901
  • (68) 99611-3224
  • (68) 99610-4372
  • (68) 99614-2935
Veja outras formas de denunciar casos de violência contra a mulher:
  • Polícia Militar – 190: quando a criança está correndo risco imediato;
  • Samu – 192: para pedidos de socorro urgentes;
  • Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres;
  • Qualquer delegacia de polícia;
  • Secretaria de Estado da Mulher (Semulher): recebe denúncias de violações de direitos da mulher no Acre. Telefone: (68) 99930-0420. Endereço: Travessa João XXIII, 1137, Village Wilde Maciel.
  • Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa;
  • Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia;
  • WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos:(61) 99656- 5008;
  • Ministério Público;
  • Videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça condena Antônia Lúcia por improbidade administrativa e determina perda do mandato

Publicado

em

Reprodução

A Justiça Federal condenou a deputada federal Antônia Lúcia Câmara (Republicanos/AC) por atos de improbidade administrativa, determinando, entre outras penas, a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos por dez anos. A decisão, assinada pela juíza Luzia Farias da Silva Mendonça, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Acre, reconhece que a parlamentar apropriou-se indevidamente de recursos públicos durante o mandato exercido na Câmara dos Deputados entre 2011 a 2014. A deputada pode recorrer no cargo.

Segundo a sentença, Antônia Lúcia se beneficiou de um esquema de contratação fictícia de assessor parlamentar para desviar salários pagos pela Câmara, totalizando R$ 138.573,42. O valor foi considerado tanto para o ressarcimento do erário quanto para o pagamento de multa civil, ambos atualizados com juros desde a data de cada pagamento irregular. O episódio teria acontecido entre 2011 a 2013.

A magistrada também determinou a perda da função pública atualmente exercida por Antônia Lúcia, que detém mandato de deputada federal, e proibiu a parlamentar de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais e creditícios pelo prazo de dez anos. Além de Antônia Lúcia, o assessor nomeado no esquema, Antônio Marcos Correa da Silva, também foi condenado. Ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos e deverá pagar multa civil no valor de R$ 87.434,08, correspondente ao prejuízo causado à União com sua conduta. Marcos, que segundo os autos agia como “assessor fantasma”, sacava os salários e os repassava quase integralmente à então deputada, com quem não possuía vínculo funcional real.

Ambos os réus foram condenados ao pagamento das custas processuais. A juíza, no entanto, isentou-os da obrigação de pagar honorários advocatícios, conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Caso apresentem recurso, o processo será remetido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF).

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende entorpecente no bairro da Paz

Publicado

em

Policiais militares do 1° Batalhão apreenderam entorpecentes e prenderam um indivíduo na sexta-feira, 09, no bairro da Paz.

Os militares realizavam patrulhamento quando receberam informações de que um indivíduo estava vendendo entorpecentes em uma rua no bairro da Paz.

Com base nas características passadas e local indicado a equipe policial se deslocou, e avistou o suspeito na referida rua, durante abordagem e busca pessoal foi encontrado com ele quantia em dinheiro, invólucros contendo substâncias aparentando ser pasta a base de cocaína e skunk

Os militares encaminharam o envolvido e o material ilícito á delegacia de flagrantes (Defla) para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo