Acre
População de Brasiléia quer solução para imigrantes na fronteira
Deputados e vereadores do Alto Acre defendem uma audiência pública para breve

Presença de imigrantes já não é mais vista com bons olhos da população que pedem soluções – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
O acréscimo de imigrantes na cidade de Brasiléia e Epitaciolândia nos últimos dias, vem demonstrando que pouco está sendo feito para manter os mais de 2000 que estão se amontoando pelo abrigo improvisado e outros locais na fronteira.
O debate feito pelo deputado Walter Prado na Assembleia nesta terça-feira, dia 18, onde quer saber da população se querem a manutenção dos imigrantes na fronteira, demonstrou que os munícipes já não estão tão solidários com a situação.
Brasiléia vem acolhendo os imigrantes desde 2010, onde já passaram por um velho hotel, ginásio, casa e agora, um velho clube que estava desativado. Mais de 15 mil já foram ‘hospedados’ pela fronteira do Acre e maioria saíram com carteira de trabalho assinada, salário em de média de R$ 1.300 reais, além de transporte, alimentação e moradia.
O Governo do Acre, através do Governo Federal, vem mantendo os imigrantes com refeições diárias, atendimento médico, odontológico e liberação de documentos. Dessa forma, milhões estão sendo investidos dos cofres públicos e a população brasileira já passa a ver com outros olhos.
Situações de comportamentos antissociais gerados entre imigrantes de países do Haiti e Senegal, vem se tornando uma constante em vários lugares, como fila de bancos e outros locais públicos, ameaças, brigas, furtos, além de ocupações de espaços públicos onde utilizam para dormir e estender roupas lavadas.
Casos de mulheres e jovens serem hostilizadas por gestos obscenos nas ruas estão preocupando pais e maridos. Recentemente, um imigrante foi espancado dentro do abrigo e teve que ser atendido no hospital de Brasiléia cheio de hematomas e o caso está sendo investigado.
A posição do deputado Walter Prado, foi questionada pelo secretário Interino de Justiça e Direitos Humanos, Rucelino Araújo Barbosa, onde negou na manhã de hoje (19), a existência de conflitos na fronteira. Talvez o defensor devesse andar mais pela fronteira e ver ‘in-loco’, a real situação.
Na última visita dos deputados na fronteira, a grande maioria juntamente com vereadores de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri, defenderam uma audiência pública para debater o assunto com máxima seriedade e buscar soluções imediatas.
Para complicar ainda mais, a cheia do rio Madeira em Rondônia está impedindo os que já estão com os documentos em mãos de seguir viajem, causando um inchaço no abrigo e transtornos na única agencia bancária de Epitaciolândia, que já foi palco de duas brigas dentro do estabelecimento.
Comentários
Acre
Quinta-Feira Santa será de calor e chuvas passageiras no Acre, aponta previsão
Tempo instável deve atingir todo o estado, com possibilidade de pancadas fortes em áreas isoladas
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil por meio da escola Simon Bolívar realiza caminhada alusiva ao Dia do Autismo
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Educação e através da Escola Simon Bolívar, realizou nesta quinta-feira uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A ação contou com a participação de alunos, professores e equipe escolar, que percorreram as ruas do município levando uma mensagem de respeito, inclusão e empatia. Durante a caminhada, foram utilizados cartazes e banners informativos, além da distribuição de panfletos para a população.
O objetivo da iniciativa foi sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo mais conhecimento e combatendo o preconceito.
A Prefeitura de Assis Brasil reforça seu compromisso com a educação inclusiva e com a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e consciente.
Comentários
Acre
Com articulação do senador Petecão, Brasiléia recebe pá carregadeira para atender os serviços de infraestrutura urbana e rural
Por Fernando Oliveira
Fotos: Matheus Gomes-Secom/ Prefeitura de Brasiléia
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, recebe uma pá carregadeira destinada ao município por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária. O equipamento foi viabilizado com articulação do senador Sérgio Petecão e tem como objetivo fortalecer os serviços urbanos e apoiar o desenvolvimento da região.
Durante o ato de entrega, o prefeito destacou a importância da parceria institucional para garantir investimentos que atendam às demandas da população. “Essa pá carregadeira chega em um momento importante e vai contribuir diretamente com os trabalhos da prefeitura, especialmente na manutenção e melhoria da nossa infraestrutura. Seguimos firmes buscando parcerias que tragam benefícios concretos para Brasiléia”, afirmou.
O senador Sérgio Petecão também ressaltou o compromisso com os municípios acreanos. “Nosso mandato tem trabalhado para garantir recursos e equipamentos que façam a diferença na vida das pessoas. Brasiléia pode contar com nosso apoio para continuar avançando e fortalecendo suas atividades, especialmente no setor produtivo”, declarou.
O prefeito ainda se reuniu com Jonathan Donadoni, secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, reforçando o diálogo institucional em busca de novas parcerias e investimentos para o município.





Você precisa fazer login para comentar.