Cotidiano
População carcerária no Acre reduz 26%, mas deficit em presídios ainda é de 1.654 vagas
Dados fazem parte do Monitor da Violência. População carcerária caiu de 8.174 para 6.043.

População carcerária no AC reduz 26%, mas deficit em presídios ainda é de 1.654 vagas — Foto: Reprodução
Dados de um levantamento exclusivo, dentro do Monitor da Violência, mostra que a quantidade de presos no Acre reduziu 26%, isso porque em 2020, a população carcerária do Acre era de 8.174 pessoas, já este ano, esse número caiu para 6.043, sendo 1.992 de presos provisórios.
O levantamento tem como base informações oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Mesmo com a redução, o Acre ainda apresenta uma taxa de superlotação de 37,7%, porque tem capacidade para 4.389 presos e atualmente comporta 6.043, mantendo um deficit de 1.654 vagas.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que há 10 unidades penitenciárias em todo o estado.
Covid nos presídios
Ainda segundo o levantamento, 286 presos no Acre foram infectados pelo coronavírus, sendo que quatro morreram vítimas da doença. Já com relação aos servidores, 574 tiveram Covid-19 e três profissionais morreram em pouco mais de um ano.
A primeira medida para conter o avanço da contaminação dentro das unidades prisionais foi a suspensão das visitas. O último decreto prorrogando essa suspensão foi divulgado no dia 19 de abril deste ano. Tanto no interior como na capital, familiares chegaram a fazer protesto pedindo a retomada das visitas alegando que os presos estariam sendo agredidos. Na época, a direção do Iapen diz que ia apurar as denúncias.
Com a pandemia, os relatos dão conta de um agravamento da situação no interior das unidades. “Houve um período em que a grande maioria dos presos apresentou sintomas relacionados à Covid-19, como febre, dor de cabeça e dificuldade de respirar. No entanto, eles não obtiveram atendimento médico e ainda relatam que em alguns casos foi ministrado apenas medicação analgésica. Quando os presos solicitaram atendimento, eram espancados pelos policiais penais”, diz um relatório de inspeção feito pelo Mecanismo Nacional de Combate à Tortura no Acre. Já houve quase 450 mortes causadas pelo novo coronavírus no sistema prisional.
A reportagem tentou ouvir o Iapen, mas não obteve retorno nem da assessoria e nem da direção até a publicação desta matéria.
Comentários
Cotidiano
Craques do Futuro ganha reforços e fecha treinos no José de Melo
A equipe das Craques do Futuro terá os reforços da meia Isadora e da atacante Jô para o confronto contra o Vitória. A partida pela 4ª rodada da 1ª fase do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 será disputada nesta quarta, 25, a partir das 16 horas, no Tonicão.
“A Isadora não pode viajar para o jogo em Salvador por problemas particulares e a Jô conseguimos fechar a contratação. São dois reforços importantes”, declarou a técnica Neila Rosas.
Fecha treinos
Neila Rosas comanda um treinamento nesta terça, 24, no José de Melo, e o elenco das Craques do Futuro fecha a preparação para a partida. No jogo, em Salvador, a equipe acreana foi derrotada por 3 a 0.
“Nosso objetivo é a conquista da primeira vitória. Estamos disputando um torneio fortíssimo e somar pontos vai ser importante até para podermos projetar o futuro”, comentou a treinadora.
Comentários
Cotidiano
Mazzuia comanda trabalho de bolas paradas e espera por regularização de reforços
O técnico Ivan Mazzuia comanda um trabalho de bolas paradas nesta terça, 24, no Marinho Monte, e o elenco do Independência fecha a preparação para a estreia na Copa Norte. O primeiro desafio do Tricolor será nesta quarta, 25, às 19 horas, no Tonicão, contra o Guaporé, de Rondônia.
“Trabalhamos muito forte nas duas últimas semanas e todos estão bem confiantes para a estreia. Sabemos da qualidade do nosso adversário e esses ajustes das bolas paradas vão ser importantes para o jogo”, comentou Ivan Mazzuia.
Regularização de reforços
Ivan Mazzuia espera as regularizações do zagueiro Iury, do volante Kaká e do meia Thiago Leite para definir os titulares do Independência.
“Temos uma base do Estadual e esses três reforços irão elevar o nível do elenco. Isso é importante para torneios difíceis”, avaliou o treinador.
Espera as chegadas
O zagueiro Lucas Lobo, ex-Gênus, e o meia Felipinho são mais duas contratações do Independência para a sequência da temporada. Os dois atletas devem desembarcar no Marinho Monte no início da próxima semana.
Comentários
Cotidiano
Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.
Veja o formato completo do torneio
- 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
- 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
- 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
- 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
- 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
- Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
- Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
- Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
- Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais
Datas-base da Copa do Brasil 2026
- 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
- 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
- 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
- 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
- 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
- Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
- Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
- Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
- Final: 6 de dezembro – jogo único

Você precisa fazer login para comentar.