Conecte-se conosco

Acre

Pontes são fechadas em protesto por prisão de brasileiro

Publicado

em

Evaristo foi preso, julgado e condenado em três dias na cidade de Cobija, lado boiviano - Foto: cedida/celular

Evaristo foi preso, julgado e condenado em três dias na cidade de Cobija, lado boiviano – Foto: cedida/celular

Alexandre Lima

O camioneiro Moises Evaristo de Souza Neto, de 39 anos, se encontra preso no presídio de Villa Bush, localizado a 18 quilômetros da cidade Cobija, capital de Pando/Bolívia, após ser sentenciado a cumprir 30 dias de reclusão, por não ter se envolvido num acidente no lado boliviano.

Segundo foi levantado, Evaristo dirigia uma carreta que transportava brita e passava pela avenida localizada na parte alta da cidade, quando uma mulher (nome não identificado), tentou sair na sua moto que estava estacionada e se assustou, ao ponto de cair sozinha no mesmo local sem tocar na carreta, conforme testemunhas.

O veículo teria sido parado por terceiros alguns metros à frente, onde acusavam o motorista de ter atropelado a mulher gerando uma pequena confusão até a chegada de policiais que, sem entender o que se passava, deteve Moisés e o conduziu para a sede policial.

A ponte Wilson Pinheiro foi fechada na madrugada desta sexta em protesto. - Foto: Alexandre Lima

A ponte Wilson Pinheiro foi fechada na madrugada desta sexta em protesto. – Foto: Alexandre Lima

O episódio teria acontecido na segunda-feira, dia 23, e veio tomando ‘corpo’ até esta quinta-feira, dia 27. Neste período para que tudo fosse resolvido sem maiores problemas, representantes da empresa do caminhão se responsabilizaram em arcar com as despesas de tratamento da boliviana, além de do possível conserto da moto.

Pensando que tudo poderia ser resolvido em tempo hábil, Moisés se viu entrar num problema que não parece ter fim. Sem tomar banho desde sua entrada na delegacia, a esposa vem encontrando problemas em levar comida e até mesmo um colchão, não se sabe se recebeu.

Ponte da Amizade que liga a Bolívia pela cidade de Eptiaciolândia, foi fechada na noite desta quinta.

Ponte da Amizade que liga a Bolívia pela cidade de Eptiaciolândia, foi fechada na noite desta quinta.

Amigos e familiares acusam os defensores públicos disponibilizados para o caso, de terem abandonado o brasileiro no meio do processo, para defender a boliviana e passar a cobrar $10.000 dólares americanos para que retirem o processo e soltem Moisés, sem qualquer garantia.

Anteriormente, os familiares da mulher teriam conversado com os amigos e parentes de Moisés e assumido que o brasileiro não tinha culpa e receberam B$1.000 bolivianos para que tudo fosse resolvido e libertassem Moisés.

Nesta quinta, para surpresa de todos, Moisés foi julgado por uma juíza e condenado a cumprir 30 dias no presídio de Villa Bush, com possibilidade de ficar mais meses até pagar a quantia exigida pelos advogados bolivianos.

Revoltados com o descaso das autoridades bolivianas e sem ajuda do consulado brasileiro na Bolívia, amigos e parentes resolveram protestar, fechando as duas pontes que ligam o Brasil à Bolívia, com intuito de chamar atenção das autoridades brasileira para o caso.

Assim que soube dos bloqueios, o delegado da Polícia Civil do Acre, Sérgio Lopes, se deslocou para a cidade de Cobija, na manhã desta sexta-feira (27), para conversar com autoridades daquele país, afim de tentar saber do caso e resolver o impasse, liberando o brasileiro e as duas pontes.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo