Geral
Política, economia e atualidade
A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.
Prepare o bolso.
É vem aí mais um presentinho para o povo, remédio aumentou em 7,7% entre os medicamentos estão o conhecido omeprazol…
Deixa as crianças…
Após muito bate-bocas, embates e troca de acusações a CCJ (comissão de constituição e justiça) aprova a 1ª proposta que altera a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
Justicativa aceita.
Capixaba, municipio acreano que limita ao norte e a nordeste com o município de Rio Branco, ao sul com a Bolívia, não teve sua área urbana, porém segundo autoridades municipais, calculam um grande prejuizo com a cheia do Rio Acre, sobretudo na Zona Rural. Como consequência, o municipio foi contemplado com o valor global de R$ 40 mil reais.
Gatty Ribeiro
Esse é o nome do atual prefeito de Cobija, capital do departamento de Pando/Bolívia, cidade que faz fronteira com os municipios de Epitaciolandia e Brasileia no Acre. Ribeiro é muito conhecido em seu país, foi um dos jogadores mais importantes até aqui, defendendo a polera Boliviana por diversos anos, além de disputar várias Libertadores.
Não foi fácil.
Gatty lutou contra o poder de Evo Morales, que apoiava a atual prefeita Ana Lúcia, mas com carisma e simplicidade que lhe é peculiar. Ribeiro saiu vitorioso.
Se a moda pega, hum…
Pequeno em termo populacional, porém, foi um gigante em atitude. Populares e servidores públicos do município de Manoel Urbano, distante 210 quilômetros de Rio Branco, ocuparam as ruas da cidade, pedindo o impeachment do prefeito Ale Araújo (DEM). Não é de hoje que a cidade vive em estado deplorável .
Um caos.
Assim vive a população dos municipios atingido pela fúria do rio Acre, onde não é poeira é lama e, onde não é lama é poeira. Simples assim…
Era esperado.
Mesmo com muita água pra rolar, parece mesmo que com o tempo o nome do ex-prefeito Tião Flores, deve se concretizar como nome principal pra disputa da prefeitura do municipio de Epitaciolandia pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Realmente…
O Vereador mirim de Brasileia Rosildo Rodrigues, do PT, pediu em uma das últimas sessões realizadas na Casa do povo, moção de aplausos à ilustre presidente da república Dilma Rousseff. Deve ter forte motivos que 90% do povo brasileiro desconhece.
Noção de aplausos.
Respeito a história e trajetória de Dilma, aliás está pagando uma conta antiga que não foi feita em sua totalidade por ela, também não quer dizer que a sua gestão está digna de aplausos. Palavra essa que tem origem do latim, (applausus derivado de applaudĕre) é uma expressão humana de (aprovação). Como temos visto, existe uma grande desaprovação, porém no entendimento de alguns isso é digno de aplausos. Deixa pra lá…
De frente com o Dimas.
Hoje entrevista com Ronaldo Ferraz, vereador de sete mandatos.
De onde surgiu a ideia de se candidatar ? Amigos, parentes ou do próprio Ronaldo?
1 – Eu trabalhava em Acrelandia e queria vim passar umas férias em Xapuri. Só mesmo pra ficar de férias. Quando cheguei encontrei João Simão dos Santos que, juntamente com a Drª Hiolanda e Geraldo Fleming disseram, vamos entrar pra brincar não vamos ganhar. Isso ocorreu em 1988. Resultado: fui o mais votado do Municipio.
2- A politica era o que Você esperava?
2 – A politica não era o que esperava, mas eu sempre tava no meio das reuniões do PMDB, sempre acompanhava todos os cenários politicos. Lógico me decepcionei com algumas coisas que ví.
3- O que te levou a continuar?
3 -O que me levou a continuar, foi justamente a vontade de ajudar os mais pobres. Comecei a andar e ví que muitos eram totalmente esquecidos e aquilo me deixava triste.
4- O que absorveu de melhor no campo político ao longo desses anos?
4 – o trabalho reconhecido pela população. Só pra você ter uma ideia em época de campanha você não vê a minha em casa de ninguém. Nem mesmo na minha.
5- Na sua concepção, porque o povo está tão desacreditado na politica atual?
5 – O povo ta desacreditado por conta dos maus políticos, eles prometem o mundo e quando chegam ao poder esquecem, principalmente os mais humildes. Em politica não pode mentir e a maioria dos políticos fazem isso.
6- Qual a diferença do primeiro mandato de Ronaldo para o atual ?
6 – A diferença hoje do primeiro pro sexto mandato, acho que aprendi muito. Que em política não devemos discutir ideologias partidárias, devemos sentar na mesas com os adversários e discutir os problemas. Todos os partidos tem boas idéis mas, infelizmente na prática e do quanto pior melhor.
7- Ronaldo você é um parlamentar de história e de vários mandatos, participou de momento importantes na historia, presidiu a câmara de vereadores ao longo de vários anos, como parlamentar Ronaldo, se sente cansado?
7 – Presidi a Câmara por 10 anos, ainda estou com o mesmo empenho. Quando vejo parlamentares pensando levar vantagem em tudo, e outros se dedicando apenas a grupos politicos, isso me dar força pra jamais pensar em parar.
8- Quais são os projetos futuros ?
8 – Os projetos futuros é continuar trabalhando pelo povo de Xapuri, ou seja, continuar trabalhando. Sempre buscando o melhor pro povo da cidade que vivo e amo.
Considerações finais.
Agradeço primeiro a Deus, depois ao povo de Xapuri e minha familia, que mesmo em momentos tão dificeis estiveram sempre do meu lado, agradeço também a voce, Dimas Gurgel e ao Jornal oaltoacre, esse jornal de grande expressão na nossa região e em nosso Estado.
Comentários
Geral
PRF prende homem com 6 mil maços de cigarro contrabandeados após perseguição na BR-317, em Rio Branco
Suspeito tentou fugir a pé, invadiu casas e comércios, mas foi detido após cerco; carga veio da fronteira com a Bolívia

Na vistoria do veículo, foram encontradas caixas contendo cigarros contrabandeados, totalizando seis mil maços. O automóvel e o material apreendido foram recolhidos. Foto: captada
Um homem foi preso na última terça-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 6 mil maços de cigarros de origem estrangeira na BR-317, em Rio Branco. A carga, vinda da fronteira com a Bolívia, foi descoberta durante ação de fiscalização que resultou em perseguição e fuga do condutor.
Ao avistar a viatura, o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, parando cerca de 1 km depois para tentar escapar a pé. Ele invadiu estabelecimentos comerciais e residências, mas foi localizado e contido após cerco das equipes. O veículo e os cigarros foram apreendidos.
O detido e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais. Além do crime de contrabando, também foi registrada a violação de domicílio, em razão da invasão de imóveis durante a fuga. A PRF divulgou o caso nesta quinta-feira (18).
Comentários
Geral
Frentista reage a assalto, é baleado de raspão na cabeça e sobrevive em posto de combustíveis de Rio Branco
Crime ocorreu no bairro Joafra; vítima foi socorrida pelo SAMU e estado de saúde é estável

O frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, de 36 anos, ficou ferido após reagir a uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (17), em um posto de combustíveis localizado na rua Lua, no bairro Joafra, em Rio Branco.
De acordo com informações apuradas no local, por volta das 21h30, um casal chegou ao Auto Posto Joafra em uma motocicleta e parou ao lado de uma das bombas, simulando ser cliente. Logo em seguida, o condutor anunciou o assalto. Durante a ação criminosa, o frentista reagiu e entrou em luta corporal com os suspeitos, vindo a cair sobre a motocicleta usada na fuga.
No meio da confusão, um disparo de arma de fogo foi efetuado e atingiu Francisco de raspão na cabeça. Após o tiro, os criminosos fugiram do local sem levar dinheiro ou qualquer objeto, tomando rumo desconhecido.
Mesmo ferido, o frentista conseguiu caminhar até a loja de conveniência do posto, onde pediu ajuda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, Francisco deu entrada na unidade hospitalar com estado de saúde estável. Policiais Militares do 1º Batalhão estiveram no local, colheram informações sobre os suspeitos e realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso.
A ocorrência foi registrada e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
Justiça autoriza retorno de envolvido em rebelião ao presídio do Acre

A Justiça Federal autorizou o retorno do detento Cleidivar Alves de Oliveira ao sistema prisional do Acre, após reavaliar o prazo inicialmente fixado para sua permanência no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Segundo a reportagem da TV 5, a transferência foi realizada de forma sigilosa e com esquema de segurança reforçado, em aeronave da Polícia Federal, sob escolta de agentes penitenciários federais. Por determinação judicial, Cleidivar foi encaminhado novamente ao presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, localizado na capital do estado.
Cleidivar Alves de Oliveira estava entre os 14 detentos transferidos para presídios federais em 27 de setembro de 2023, após a rebelião registrada em junho do mesmo ano no presídio de segurança máxima do Acre. O motim durou cerca de 15 horas e resultou na morte de cinco internos, sendo dois deles decapitados.
Segundo as investigações policiais, o grupo transferido foi apontado como responsável pela rebelião. Conforme a denúncia, Cleidivar, apontado como líder da facção, teve participação ativa na organização e execução do motim. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre por cinco homicídios, além do envolvimento direto na rebelião.
Com o retorno de Cleidivar ao sistema prisional acreano, a expectativa das autoridades é que outros detentos também sejam reconduzidos ao estado. A exceção são Rogério Mendonça e Davidson Nascimento, que fugiram do presídio federal de Mossoró em fevereiro do ano passado e só foram recapturados após cerca de 50 dias de buscas intensas.


Você precisa fazer login para comentar.