Conecte-se conosco

Geral

Política, economia e atualidade

Publicado

em

DIMAS-COLUNACom Dimas Gurgel

A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.

Prepare o bolso.

É vem aí mais um presentinho para o povo, remédio aumentou em 7,7% entre os medicamentos estão o conhecido omeprazol…

Deixa as crianças…

Após muito bate-bocas, embates e troca de acusações a CCJ (comissão de constituição e justiça) aprova a 1ª proposta que altera a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Justicativa aceita.

Capixaba, municipio acreano que limita ao norte e a nordeste com o município de Rio Branco, ao sul com a Bolívia, não teve sua área urbana, porém segundo autoridades municipais, calculam um grande prejuizo com a cheia do Rio Acre, sobretudo na Zona Rural. Como consequência, o municipio foi contemplado com o valor global de R$ 40 mil reais.

Gatty Ribeiro

Esse é o nome do atual prefeito de Cobija, capital do departamento de Pando/Bolívia, cidade que faz fronteira com os municipios de Epitaciolandia e Brasileia no Acre. Ribeiro é muito conhecido em seu país, foi um dos jogadores mais importantes até aqui, defendendo a polera Boliviana por diversos anos, além de disputar várias Libertadores.

Não foi fácil.

Gatty lutou contra o poder de Evo Morales, que apoiava a atual prefeita Ana Lúcia, mas com carisma e simplicidade que lhe é peculiar. Ribeiro saiu vitorioso.

Se a moda pega, hum…

Pequeno em termo populacional, porém, foi um gigante em atitude. Populares e servidores públicos do município de Manoel Urbano, distante 210 quilômetros de Rio Branco, ocuparam as ruas da cidade, pedindo o impeachment do prefeito Ale Araújo (DEM). Não é de hoje que a cidade vive em estado deplorável .

Um caos.

Assim vive a população dos municipios atingido pela fúria do rio Acre, onde não é poeira é lama e, onde não é lama é poeira. Simples assim…

Era esperado.

Mesmo com muita água pra rolar, parece mesmo que com o tempo o nome do ex-prefeito Tião Flores, deve se concretizar como nome principal pra disputa da prefeitura do municipio de Epitaciolandia pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Realmente…

O Vereador mirim de Brasileia Rosildo Rodrigues, do PT, pediu em uma das últimas sessões realizadas na Casa do povo, moção de aplausos à ilustre presidente da república Dilma Rousseff. Deve ter forte motivos que 90% do povo brasileiro desconhece.

Noção de aplausos.

Respeito a história e trajetória de Dilma, aliás está pagando uma conta antiga que não foi feita em sua totalidade por ela, também não quer dizer que a sua gestão está digna de aplausos. Palavra essa que tem origem do latim, (applausus derivado de applaudĕre) é uma expressão humana de (aprovação). Como temos visto, existe uma grande desaprovação, porém no entendimento de alguns isso é digno de aplausos. Deixa pra lá…

De frente com o Dimas.

3Hoje entrevista com Ronaldo Ferraz, vereador de sete mandatos.

De onde surgiu a ideia de se candidatar ? Amigos, parentes ou do próprio Ronaldo?

1 – Eu trabalhava em Acrelandia e queria vim passar umas férias em Xapuri. Só mesmo pra ficar de férias. Quando cheguei encontrei João Simão dos Santos que, juntamente com a Drª Hiolanda e Geraldo Fleming disseram, vamos entrar pra brincar não vamos ganhar. Isso ocorreu em 1988. Resultado: fui o mais votado do Municipio.

2- A politica era o que Você esperava?

2 – A politica não era o que esperava, mas eu sempre tava no meio das reuniões do PMDB, sempre acompanhava todos os cenários politicos. Lógico me decepcionei com algumas coisas que ví.

3- O que te levou a continuar?

3 -O que me levou a continuar, foi justamente a vontade de ajudar os mais pobres. Comecei a andar e ví que muitos eram totalmente esquecidos e aquilo me deixava triste.

4- O que absorveu de melhor no campo político ao longo desses anos?

4 – o trabalho reconhecido pela população. Só pra você ter uma ideia em época de campanha você não vê a minha em casa de ninguém. Nem mesmo na minha.

5- Na sua concepção, porque o povo está tão desacreditado na politica atual?

5 – O povo ta desacreditado por conta dos maus políticos, eles prometem o mundo e quando chegam ao poder esquecem, principalmente os mais humildes. Em politica não pode mentir e a maioria dos políticos fazem isso.

6- Qual a diferença do primeiro mandato de Ronaldo para o atual ?

6 – A diferença hoje do primeiro pro sexto mandato, acho que aprendi muito. Que em política não devemos discutir ideologias partidárias, devemos sentar na mesas com os adversários e discutir os problemas. Todos os partidos tem boas idéis mas, infelizmente na prática e do quanto pior melhor.

7- Ronaldo você é um parlamentar de história e de vários mandatos, participou de momento importantes na historia, presidiu a câmara de vereadores ao longo de vários anos, como parlamentar Ronaldo, se sente cansado?

7 – Presidi a Câmara por 10 anos, ainda estou com o mesmo empenho. Quando vejo parlamentares pensando levar vantagem em tudo, e outros se dedicando apenas a grupos politicos, isso me dar força pra jamais pensar em parar.

8- Quais são os projetos futuros ?

8 – Os projetos futuros é continuar trabalhando pelo povo de Xapuri, ou seja, continuar trabalhando. Sempre buscando o melhor pro povo da cidade que vivo e amo.

Considerações finais.

Agradeço primeiro a Deus, depois ao povo de Xapuri e minha familia, que mesmo em momentos tão dificeis estiveram sempre do meu lado, agradeço também a voce, Dimas Gurgel e ao Jornal oaltoacre, esse jornal de grande expressão na nossa região e em nosso Estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil e Militar apreendem adolescente envolvida com organização criminosa em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com a Polícia Militar de apreendeu na última quinta-feira, 5, uma adolescente suspeita de envolvimento com uma organização criminosa e participação no planejamento de um roubo a malotes de uma empresa de segurança em Marechal Thaumaturgo.

Ação conjunta das forças de segurança resulta na apreensão de adolescente que dava apoio logístico a grupo criminoso no interior do Acre. Foto: cedida

De acordo com o delegado Márcilio Laurentino, a menor mantinha relacionamento com um dos integrantes do grupo criminoso e estaria atuando no apoio logístico da quadrilha, contribuindo para a organização e execução do crime. As investigações apontam que ela tinha papel ativo no suporte às ações do grupo.

A adolescente foi localizada e apreendida em sua residência, sem oferecer resistência. Após os procedimentos legais, ela ficará à disposição da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul.

Segundo a Polícia Civil, a jovem deverá ser encaminhada ao Instituto Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, onde cumprirá as medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.

A ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado na região e demonstra o avanço das investigações para desarticular grupos criminosos que atuam no interior do estado.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem conhecido como “Jhonka” é assassinado a tiros no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima, que seria usuária de entorpecentes, morreu no local; polícia isola área e perícia inicia investigação

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhonka” foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (6) na Rua Santa Luzia, no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul (AC). Segundo informações preliminares, a vítima foi perseguida e atingida por vários disparos, caindo em um quintal, onde morreu ainda no local.

Conhecido na região como usuário de drogas, “Jhonka” teve o corpo removido após a perícia da Polícia Técnico-Científica, que recolheu evidências no local. A área foi isolada pela Polícia Militar logo após o crime.

A autoria e a motivação do homicídio ainda são desconhecidas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) após a coleta de evidências no local. A Polícia Civil assumirá as investigações para apurar as circunstâncias e motivações do crime.

Segundo informações apuradas até o momento, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo e caiu em um quintal, onde morreu ainda no local. O homem era conhecido na região como usuário de drogas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre realiza visita institucional à Força Nacional e ao MJSP

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 6, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel Ferreira, realizou uma visita institucional à Diretoria da Polícia Judiciária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop), órgãos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

PCAC fortalece laços com a Força Nacional e a DIOPI em agenda institucional em Brasília. Foto: cedida

Durante a agenda, o delegado-geral também se reuniu com o Coordenador-Geral de Polícias Judiciária e Científicas, Pedro Felipe Cruz Cardoso, e os policiais civis do Acre que atuam no ministério, oportunidade em que destacou a importância do trabalho desenvolvido e da integração entre as instituições de segurança pública.

O encontro contou ainda com a participação do delegado Getúlio Monteiro, da DIOP/MJ/SENASP, e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a cooperação entre os órgãos.

Delegado-geral da PCAC dialoga com policiais civis que atuam no Ministério da Justiça. Foto: cedida

Para José Henrique Maciel, a visita reforça a atuação conjunta entre as forças de segurança. “É fundamental estreitar os laços institucionais, alinhar estratégias e valorizar nossos policiais que representam a Polícia Civil do Acre no cenário nacional”, afirmou.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo