Cotidiano
Policiais federais voltam a protestar contra ‘descaso’ do governo Lula
Por: RevistaOeste
Delegados e outros servidores da PF vão suspender atividades na quinta-feira 16; profissionais querem que Planalto aprove reestruturação das carreiras da corporação
Delegados e outros servidores da Polícia Federal (PF) anunciaram para a quinta-feira 16 uma paralisação.
O protesto é para a reestruturação das carreiras da corporação. Os policiais declararam que estão inconformados com o que classificam de “desrespeito” do governo Lula em relação a uma antiga reivindicação da categoria.
“Em plena crise da segurança pública, com o fortalecimento e a ampliação do domínio territorial por milícias, facções e narcotraficantes, o governo hesita em reestruturar e valorizar a Polícia Federal”, ressaltou a delegada Tânia Prado, presidente da Federação Nacional dos Delegados da PF.

Protesto dos policiais federais
Esse será o segundo ato dos policiais federais em protesto contra o “descaso” do governo. Diversas atividades da PF em todo o país serão afetadas durante todo o dia, avisam lideranças do movimento.
Em outubro, quando foi realizado o primeiro ato no chamado “Dia D”, os policiais se manifestaram nas superintendências regionais e outras unidades da PF.
Na quinta-feira 16, os policiais federais pretendem realizar um protesto maior. Em Brasília, está prevista uma manifestação em frente à sede da PF.
Depois, eles devem seguir para a área em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao lado do Palácio do Planalto.
GLO e valorização das carreiras
No dia 6 de novembro, o governo federal anunciou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Lula em portos e aeroportos para tentar conter a escalada do tráfico de drogas e armas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Segundo os policiais federais, para executar a GLO em portos e aeroportos o governo acabou intensificando “o emprego do efetivo da PF para coibir a criminalidade”.
Eles apontaram “falta de compromisso” do governo Lula com a proposta de valorização de carreiras.
Entidades de classe também alegam “desrespeito” e “descaso” por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Em nota, a organização do movimento dos policiais afirmou que a pasta “vem justificando que o governo ainda não teria encontrado uma solução orçamentária para a implementação da reestruturação das carreiras da PF”.
A expectativa da categoria é que no dia 28 de novembro ocorra uma reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação, a PF, entidades de classe e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Será discutida uma proposta de reestruturação das carreiras dos profissionais.
Comentários
Cotidiano
Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco
Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.
Vasco
O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.
Rio Branco
Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.
Trio de arbitragem
Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão
Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.
Adesg
A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.
O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.
Humaitá
O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.
O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.
Trio de arbitragem
Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.
Comentários
Cotidiano
Bruno Santos é mais um reforço para defesa do Independência

O zagueiro Bruno Santos, 23, desembarcou em Rio Branco na última quinta, 15, e é mais um reforço do Independência para a disputa da temporada de 2026. O atleta tem passagens pelo futebol da Espanha e dos Emirados Árabes.
“Estavam jogando nos Emirados Árabes e na volta ao Brasil acertei com o Independência. Existiu um contato na última temporada e, agora, ocorreu o acerto”, declarou Bruno Santos.
Era monitorado
Seguindo o técnico Ivan Mazzuia, Bruno Santos vinha sendo monitorado desde 2025.
“As informações do Bruno Santos são muito boas e ganhamos um atleta de nível”, afirmou o treinador.
Volta ao trabalho
Depois do empate por 2 a 2 com o Santa Cruz na estreia do Estadual, o elenco do Independência voltou aos treinamentos neste sábado, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor será contra o São Francisco no sábado, 24, na Arena da Floresta.

Você precisa fazer login para comentar.