fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Polícia prende suspeitos de matar criança de 12 anos a facadas no Ramal do Mutum

Manoela Moura da Silva, de 21 anos foi presa e um menor de 17 anos apreendido mediante mandado de prisão

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira (30), dois suspeitos do homicídio da menor de 12 anos, Luzivânia Brito. A menina foi encontrada morta no dia 26 de março em uma área de mata da Estrada do Mutum, região do São Francisco, em Rio Branco.

Manoela seria a mandante do crime/foto: cedida

Manoela Moura da Silva, de 21 anos foi presa e um menor de 17 anos apreendido mediante mandado de prisão. os dois estavam em umas casa localizada no bairro Jorge Lavocat. Segundo consta no inquérito policial, Manoela morava com a menor e seria a mandante do crime. Segundo a polícia a motivação seria conflitos pessoais entre as duas. O menor, J. P. S. A, é cunhado de Manoela e seria o executor de Luzivânia que foi morta a golpes de faca.

Luzivânia foi morta em março deste ano/Foto: reprodução

“Ele disse que Manoela mandou matar Luzivânia sob a justificativa de que era a mando da facção que participam, porém, nós descobrimos que foi por motivos pessoais dela mesmo. Aqui na Delegacia eles prestaram depoimentos e confessaram a autoria, apesar de terem dado várias versões diferentes. O laudo que pedimos para saber se a menor chegou a ser abusada sexualmente antes de morrer ainda não chegou e nós estamos aguardando. Eles devem responder por homicídio qualificado” disse o delegado Rafael Pimentel.

Matéria relacionada:

Adolescente morta na Estrada do Mutum era garota de programa, diz família a polícia

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretarias de Meio Ambiente e Turismo plantam ipês no Parque Ambiental Wilson Pinheiro.

Publicado

em

Em uma iniciativa conjunta para promover a sustentabilidade e o ecoturismo, as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo realizaram o plantio de mudas de ipês no Parque Ambiental Wilson Pinheiro. A ação, realizada nesta semana, visa fortalecer a preservação da biodiversidade local e transformar o parque em um ponto de atração turística, valorizando a beleza natural da região.

Os ipês, árvores símbolo do Brasil conhecidas por suas flores vibrantes em tons de amarelo, roxo e rosa, foram escolhidos por sua importância ecológica e capacidade de atrair polinizadores, como abelhas e beija-flores. Além de enriquecer a flora do parque, a iniciativa busca criar um cenário paisagístico que incentive visitantes a explorarem a área, combinando conservação e desenvolvimento econômico por meio do turismo sustentável.

Durante o plantio, a Secretária de Meio Ambiente Hiamar Pinheiro destacou: “Essa ação não só recupera áreas verdes, mas também educa a população sobre a importância das espécies nativas.” Os ipês serão um legado para as futuras gerações”.

Já o Secretário de Turismo Jonas Cavalcante ressaltou: “Queremos que o parque se torne um cartão-postal, onde a comunidade e os turistas possam contemplar a natureza e participar de atividades ao ar livre, o local já é bastante visitado, porém vamos trabalhar para melhorá-lo ainda mais”.

O Parque Ambiental Wilson Pinheiro, agora embelezado pelos ipês, reforça seu papel como espaço de conservação e lazer, demonstrando que a união entre proteção ecológica e turismo é possível — e essencial para o futuro da região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco conclui operação “Volta para Casa” e inicia nova assistência às vítimas da cheia

Publicado

em

Foto: Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, deu continuidade nesta terça-feira, 1º de abril, à Operação Volta para Casa, auxiliando famílias que ainda estavam abrigadas na casa de parentes em razão da enchente do Rio Acre. A ação garantiu o retorno seguro dessas pessoas às suas residências, seguindo um planejamento previamente estabelecido.

O procedimento adotado foi semelhante ao aplicado às famílias que estavam nos abrigos públicos da Prefeitura. Para isso, a Defesa Civil contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), que disponibilizaram viaturas e equipes para o transporte dos pertences e auxílio logístico. Além disso, agentes da Comdec reforçaram o atendimento às famílias.

Foto: Defesa Civil Municipal

Com a conclusão dessa etapa, a Defesa Civil se prepara para iniciar novas ações de assistência às vítimas do desastre, incluindo a distribuição de ajuda humanitária na zona rural e, posteriormente, na área urbana.

Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, o objetivo é garantir suporte contínuo às famílias afetadas, minimizando os impactos causados pela enchente.

Comentários

Continue lendo

Acre

TRE-AC realiza ação para emissão de carteira de identidade para pessoas com TEA

Publicado

em

Como parte da programação especial do Projeto Abril Azul, e em mais uma ação dos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), será realizada, no dia 4 de abril, uma iniciativa voltada à inclusão e à cidadania de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em parceripara crianças e adolescentes com TEA. A ação tem como objetivo facilitar o acesso à documentação civil básica, essencial para garantir direitos e inclusão social.

O atendimento será feito mediante agendamento prévio. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (68) 3212-6249/3212-6250.

Confira a com a Polícia Civil, o TRE-AC vai promover, das 8h às 17h, na sede do Tribunal, a emissão de carteira de identidade a seguir os documentos necessários para emissão da carteira de identidade:

Cidadão com CPF:

Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada)

CPF, original e regular junto à Receita Federal
Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone – original ou cópia simples) ou Declaração de Endereço preenchida no local

Nome completo do responsável (obrigatório para menores de 18 anos)

CPF do responsável (obrigatório para menores de 18 anos)

Número de telefone para contato

Cidadão sem CPF:

Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada)

Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone – original ou cópia simples) ou Declaração de Endereço preenchida no local

Documento de identidade original do responsável (RG, CNH, carteira profissional ou passaporte) – obrigatório para menores de 18 anos

CPF original do responsável, caso não conste no documento apresentado – obrigatório para menores de 18 anos
Número de telefone para contato

Emissão de carteira de identidade de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (Obrigatório a apresentação de laudo)

Quando: 4 de abril (Sexta-feira)

Horário: Das 8h às 17h

Local: Sede do TRE-AC

Comentários

Continue lendo