Acre
Polícia Militar e Civil prendem 4 por porte de arma e ameaças
Duas escopetas foram retiradas das ruas e dois serão enviados ao presídio estadual

Da esquerda para direita: Josciclei, preso na madrugada com uma escopeta e os irmãos Enedino e Adelino, presos na manhã desta quarta-feira – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Policiais do 10º Comando da Polícia Militar localizado na cidade de Brasiléia, deram continuidade aos trabalhos na tentativa de retirar das ruas, elementos que vinham levando medo e ameaças contra moradores dos bairros Leonardo Barbosa, Samaúma I e II, e 28 de Maio, na noite desta terça-feira, dia 27.

As duas escopetas que teriam sido usadas para ameaçar uma pessoa foram retiradas das ruas – Foto: Alexandre Lima
Segundo foi apurado, um grupo de aproximadamente seis elementos, se reuniram para irem até a casa de um desafeto, com o intuito de tomar uma arma. Nessa turma, cerca de três ou quatro estariam portando escopetas.
Na casa, encontraram o homem que está com sua identidade em segredo para que atrapalhe as investigações, foi ameaçado com duas armas apontadas para sua cabeça na frente da esposa e do filho que ainda está amamentando.
Foi quando o grupo teria saído da casa com as armas em punho pelas ruas. Revoltados com a situação, o moradores resolveram denunciar o caso através do 190 (emergência). Os policiais militares prenderam inicialmente, Lenilton Jucar Melgar (18), vulgo ‘Playboy’, com uma escopeta por volta das 21:30.
Horas depois, já na madrugada, foi a vez de Jusciclei Lima Gerônimo (20), que também tem várias passagens pela Justiça por porte de arma, furtos e outros delitos. Com ele, também foi encontrado outra escopeta municiada calibre 32.
As buscas continuaram pela manhã desta quarta-feira, dia 27. Dessa vez, os investigadores da Polícia Civil realizaram buscas pelos bairros citados e encontraram mais dois suspeitos, os irmãos Enedino “Chino” (20) e Adelino Souza da Silva (21).

Os policiais militares prenderam inicialmente, Lenilton Jucar Melgar (18), vulgo ‘Playboy’, com uma escopeta por volta das 21:30
Os dois também tem passagens pela Justiça, mas iriam ser liberados para responder em liberdade, até serem chamados. O quinto envolvido, está sendo procurado e pode ser preso a qualquer momento, considerado peça importante para resolver alguns furtos que aconteceram na parte alta da cidade.
Lenilton ‘Playboy’ e Jusciclei irão passar um tempo no presídio estadual na capital, até pronunciamento da Justiça.
Matérias relacionadas:
Polícia Civil de Brasiléia prende jovem de 18 anos que praticou assalto com revólver 38
‘Playboy’ é preso com escopeta uma semana depois de assaltar com revolver
Veja matéria em vídeo com Almir Andrade abaixo.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.