Acre
Polícia Militar do Acre divulga dados da “Operação Tiradentes”
Assessoria de comunicação da PMAC
Com objetivo de preservar vidas e garantir segurança aos cidadãos antes e durante o feriado de Tiradentes, as polícias militares de todos os Estados e do Distrito Federal realizaram, durante 24 horas, a “Operação Tiradentes”. A Polícia Militar do Acre (PMAC) empenhou 350 militares.
De acordo com o relatório da operação divulgado na manhã deste sábado, 22, em 24 horas, os policiais acreanos realizaram 1.619 abordagens a pessoas em fundada suspeita, fiscalizaram 1.565 veículos, atenderam 490 ocorrências e conduziram à delegacia 37 pessoas.
Foram apreendidas cinco armas de fogo, 36 munições intactas e sete armas brancas. Ainda, foram recuperados dois veículos roubados e ainda realizada a prisão de dois homens com quase um 1kg de cocaína, 18 pacotes de pasta à base de cocaína e 11 tabletes de maconha.
A “Operação Tiradentes” iniciou na tarde de quinta-feira, 20, e foi até a tarde de sexta-feira, 21, simultaneamente em todos estados e no Distrito Federal. A operação foi idealizada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais e Corpo de Bombeiros do Brasil (CNCG-PM/CBM), em reunião ocorrida no início deste mês, na cidade do Rio de Janeiro e envolveu mais de 600 mil policiais e bombeiros militares.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.