Cotidiano
Polícia conclui que adolescente foi executada com tiros e facadas no Acre após tentar mudar de facção
Delegado concluiu inquérito nessa terça-feira (29) e encaminhou à Justiça. Ricardinho Vitorino de Souza, que confessou participação em 15 mortes em Rio Branco, foi indiciado também pelo homicídio de Amanda Silva Barbosa.

Amanda Silva Barbosa foi executada a tiros e golpes de faca em janeiro de 2020 em Rio Branco – Foto: Arquivo
Por Iryá Rodrigues
A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a morte da adolescente Amanda Silva Barbosa, de 17 anos, ocorrida em janeiro do ano passado, em Rio Branco. As investigações apontaram que ela recebeu a sentença de morte após tentar mudar de facção criminosa.
Amanda foi executada a tiros e golpes de faca na Travessa da Amizade, no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Ela levou ao menos dois tiros e 12 facadas.
O delegado responsável pelo caso, Ricardo Casas, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que o indiciado pelo crime é Ricardinho Vitorino de Souza. Ele confessou o crime contra a adolescente e também outros 14 homicídios ocorridos em Rio Branco.

Crime ocorreu em janeiro do ano passado na Travessa da Amizade, no Bairro Santa Inês, em Rio Branco – Foto: Guilherme Barbosa/Arquivo pessoal
“Concluímos que quem matou foi o Ricardinho, ele confessou a autoria e a motivação. Ela e ele eram da mesma organização criminosa, mas ela estava planejando ir para outra facção. Aí, a facção dela descobriu, decretou a morte dela e incumbiu a missão ao Ricardinho, que era amigo dela e tinha uma relação de confiança. Ele então a chamou para um encontro naquela noite do crime. Ao chegar lá, ele sacou a arma, desferiu os disparos contra ela, que correu, mas ele a alcançou e a esfaqueou”, contou o delegado.
O inquérito foi concluído e encaminhado nessa terça-feira (29) à Justiça para as devidas providências. Agora, Souza deve responder por mais esse homicídio.
Condenado
No último dia 9, Ricardinho Vitorino de Souza foi condenado a mais de 28 anos pela morte do jovem Ítalo de Souza Charife, de 20 anos, ocorrida em janeiro de 2020. O júri popular do acusado ocorreu na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar.
Inicialmente, a advogada Helane Christina disse que seu cliente negava autoria do crime. No entanto, no decorrer do julgamento, ele resolveu confessar e teve uma redução de mais de 10 anos na pena, segundo a defesa.
Souza foi preso em fevereiro do ano passado e confessou participação em 15 mortes violentas ocorridas em Rio Branco. Na época da prisão, a Polícia Civil informou que ele executava ordens que partiam de dentro do presídio junto com outros comparsas.
Absolvido
Em abril deste ano, a juíza Luana Campos, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Luana Campos, reconheceu legítima defesa e absolveu Souza da acusação de homicídio qualificado contra Stanley Fernandes, de 20 anos, ocorrido no último dia 7 de janeiro.
Souza tinha sido denunciado pelo Ministério Público pelo crime de homicídio com as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. Fernandes foi assassinado com cinco tiros na área externa de um conjunto de apartamentos na Rua Vitória, bairro Conquista, em Rio Branco. A Polícia Militar do Acre (PM-AC) informou na época que o crime ocorreu quando o rapaz tentou matar um morador, que reagiu.
No entanto, a juíza determinou a absolvição sumária do acusado por entender que a denúncia não trazia elementos suficientes para caracterizar crime e que houve, no caso, legítima defesa. A magistrada pediu ainda que fosse expedido alvará de soltura e que o processo fosse arquivado.
Crimes
Entre as vítimas que a polícia afirma que foram assassinadas por Ricardinho Vitorino de Souza estão Raimundo da Costa Silva, 35 anos, encontrado morto com um tiro na nuca no dia 15 de setembro de 2019, às margens do Rio Acre, no bairro Cidade Nova, em Rio Branco.
A morte do comerciante Marieldo de Souza do Nascimento, de 45 anos, com dois tiros na cabeça na tarde do dia 6 de novembro de 2019 também teria sido causada pelo mesmo homem. O crime ocorreu na Rua Antônio Pessoa Jucá, no bairro Tancredo Neves.
Outras duas vítimas seriam os jovens Paulo Henrique Batista, de 19 anos, e Marcos Gabriel Morais, encontrados mortos, no dia 13 de novembro de 2019, no Ramal Castanheira, na região da Vila Custódio Freire, na BR-364, em Rio Branco.
Carlos Alberto é outra vítima. Ele foi executado no dia 7 de dezembro de 2019 por dois homens em uma moto no bairro Cabreúva. Segundo a polícia, um dos autores sacou a arma e efetuou vários disparos na vítima que foi a óbito no local.
O suspeito teria participação na morte dos irmãos Kellyton dos Santos e Elias dos Santos no dia 30 de dezembro de 2019. Eles foram executados a tiros dentro de casa no bairro Boa Vista.
No mesmo dia, o suspeito teria matado Ediberto Melo de Souza, de 38 anos, executado com 10 tiros no bairro Boa União.
Ricardinho Vitorino de Souza também é suspeito de participação na morte da adolescente Amanda Silva Barbosa, de 17 anos. Ela foi executada a tiros e golpes de faca no último dia 1 de janeiro, na Travessa da Amizade, no bairro Santa Inês.
A morte de Ítalo de Souza Charife, de 20 anos, seria de autoria do mesmo suspeito. O jovem morreu no pronto-socorro de Rio Branco no último dia 5 de janeiro, após ser atingido por, ao menos, quatro disparos de arma de fogo. O crime ocorreu no bairro Conquista e ele foi socorrido e levado ao PS, mas não resistiu.
Outra morte é a do jovem Stanley Fernandes, de 20 anos, executado com cinco tiros no dia 7 de janeiro deste ano. O crime aconteceu em um residencial na Rua Vitória, bairro Conquista, em Rio Branco.
Antônio José de Oliveira da Conceição, de 39 anos, morto no último dia 16 de janeiro, em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Habitacional Cidade do Povo também seria uma das vítimas do homem preso.
O suspeito teria ainda participação no ataque a uma casa no bairro João Paulo no dia 26 de janeiro que deixou três feridos e um morto de uma mesma família. Aguida Williane Teles de Souza, de 23 anos, morreu no hospital.
Francisco das Chagas Gomes, de 24 anos, executado com três tiros no último dia 8 de fevereiro, na Praça do Conjunto Rui Lino, em Rio Branco teria sido a última vítima do homem. Ele morreu depois do criminoso e seus comparsas assaltarem um taxista e seguirem pelas ruas da capital atirando.
Comentários
Cotidiano
Vem aí, a 1ª Corrida pela Saúde da Prefeitura de Rio Branco! Saiba como participar
A população está convidada a participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde nesse movimento pela saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths

Os participantes da corrida irão percorrer um trajeto sinalizado de 5 km, com início no Centro de Convenções da Ufac. Foto: cedida
É hora de dar a largada! A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoverá no dia 12 de abril, na Universidade Federal do Acre, a 1ª Corrida pela Saúde. A data foi escolhida estrategicamente em alusão a duas importantes comemorações: Dia Mundial da Educação Física e Dia Mundial da Saúde.
O evento foi idealizado como uma iniciativa de incentivo à prática esportiva e de conscientização sobre a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida.
A ação é voltada para toda a população, incluindo (acadêmicos, servidores públicos, atletas amadores e profissionais). Ao longo do percurso serão disponibilizados postos de hidratação e apoio do Corpo de Bombeiros que utilizará o mangueirão para refrescar os participantes.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do evento, “A 1ª Corrida pela Saúde é uma iniciativa que alia esporte e prevenção, incentivando hábitos saudáveis e reforçando a importância do cuidado com a saúde. Espero que esse evento inspire e conscientize as pessoas sobre a importância da saúde e do bem-estar. Que seja um grande sucesso e que todos aproveitem esse momento de integração e superação!”
A diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins, convida toda a população para praticar atividades físicas. “Venham todos! Vamos começar com um alongamento, com o apoio da Academia da Saúde. Será um ótimo momento para iniciarmos a prática de atividades físicas e trazer isso para o nosso dia a dia. A população está convidada a participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde nesse movimento pela saúde”, disse.
Como faço para participar da corrida?
As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do QR code disponível no card de divulgação ou diretamente pelo link: https://forms.gle/F5oUBwcji1SMgVzZ6. Os participantes deverão retirar a camiseta, na sede da diretoria de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Coronel José Galdino, 704, no bairro Bosque.
Itinerário da corrida
Os participantes da corrida irão percorrer um trajeto sinalizado de 5 km, com início no Centro de Convenções da Ufac. Durante o percurso, serão disponibilizados seis pontos de hidratação: Centro de Convenções, Quiosque Encontros, Horta da Ufac, Bloco de Medicina Veterinária, Quiosque do Coco, com o encerramento novamente no Centro de Convenções.

A 1ª Corrida pela Saúde. A data foi escolhida estrategicamente em alusão a duas importantes comemorações: Dia Mundial da Educação Física e Dia Mundial da Saúde. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Assis Brasil discute adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar em reunião com governo do Acre
Prefeitura recebeu equipe estadual para debater políticas públicas de alimentação; adesão ao SISAN pode trazer recursos federais e fortalecer programas locais

Foram discutidos benefícios da adesão ao SISAN, políticas públicas à alimentação adequada sustentável, e programas e recursos federais destinados à área. Foto: cedida
A Prefeitura de Assis Brasil recebeu representantes do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre para discutir a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, do vice-prefeito e de técnicos do governo estadual.
Durante o encontro, foram apresentados os benefícios da integração ao SISAN, como o acesso a recursos federais e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada.
As autoridades destacaram a importância da articulação entre diferentes setores e da participação social na construção dessas políticas.

A equipe técnica também destacou a importância da intersetorialidade e da participação social na construção e execução dessas políticas. Foto: cedida
Presentes no encontro:
Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia da Silva, acompanhada da assessora Rejane Oliveira, e do Vice-Prefeito Reginaldo Martins.
Representando o Governo do Estado, estiveram no encontro, Nilciany de Oliveira Vilaço, Chefe do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Daiane Alves, Nutricionista e Chefe da Divisão de Articulação do SISAN; e Lorraine Anastácia Britto Ribeiro, Chefe da Divisão de Articulação com a Câmara Intersetorial de SAN e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A visita reforça o compromisso do governo com a gestão municipal, segurança alimentar e a parceria do estado para implementar ações que melhorem a qualidade de vida da população da tríplice fronteira.
A adesão ao sistema nacional pode representar um avanço significativo no combate à fome e na promoção da soberania alimentar no município fronteiriço.

A visita no município de Assis Brasil com a promoção da segurança alimentar e nutricional, e reforça a parceria com o Governo do Estado. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Flamengo marca no final e bate o Vitoria no Barradão

Arrascaeta abre o caminho da vitória rubro-negra – Gilvan de Souza/Flamengo
Em confronto rubro-negro, Arrascaeta e Bruno Henrique confirmam a primeira vitória da equipe carioca no campeonato
Placar
O Flamengo conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2025neste domingo, 6, fora de casa. Em confronto rubro-negro, a equipe carioca fez 2 a 1 diante do Vitória no Barradão. Os foram anotador por Arrascaeta e Bruno Henrique, na reta final, após Wellington Rato ter arrancado o empate parcial.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
O roteiro foi semelhante aos últimos jogos do Flamengo, em que, mesmo fora de casa, a equipe controlou as ações e teve maior volume de jogo, mas teve dificuldades para transformar o domínio em gols.
A equipe carioca ameaçou o Vitória ao menos em três oportunidades no primeiro tempo e ainda parou no travessão em finalização de Juninho.
O cenário só foi mudar mesmo na etapa final. Aos 17 minutos, Arrascaeta roubou a bola, deixou a marcação para trás e marcou um golaço.
O Vitória foi buscar o empate aos 32 minutos, com Wellington Rato batendo para o gol e contando com o desvio em Gerson. Exatamente 10 minutos depois, Bruno Henrique apareceu para decidir a favor do time carioca: 2 a 1 Flamengo no Barradão.
Você precisa fazer login para comentar.