Acre
Polícia Civil realiza atendimento domiciliar para emissão de documentos a pessoa com autismo grave no período noturno

Equipe do Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul, foi convidada a realizar o atendimento no momento em que a pessoa vai dormir. Foto: cedida.
Na madrugada de sexta-feira, 26, o governo do Acre, por meio da Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou uma iniciativa inovadora e de grande sensibilidade, o atendimento para a emissão de Identidade em domicílio para pessoas com autismo grave, durante o período noturno, na cidade de Cruzeiro do Sul.
Esta ação, coordenada pelo Instituto de Identificação da PCAC, foi uma resposta às dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo grave, que muitas vezes resistem a sair de casa durante o dia.
O serviço especial, ocorreu por volta das 23h de quinta-feira, 25, concentrou-se no Bairro Miritizal, especificamente na Avenida Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante a operação, foi realizado o atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Em meio a essa demonstração de comprometimento e cuidado, o delegado-geral de Polícia do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância dessa iniciativa para garantir que todos, sem distinção, tenham acesso aos serviços essenciais. “Estamos empenhados em atender às necessidades da nossa comunidade, especialmente daqueles que enfrentam desafios adicionais devido a condições especiais, como o autismo grave”, declarou.

Equipe levou todo aparato para atender o cidadão em sua residência. Foto: cedida. Foto: cedida.
Por sua vez, o Diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a relevância do serviço oferecido e agradeceu à equipe pelo empenho e dedicação. “É fundamental que o Estado esteja presente para garantir os direitos de todos os cidadãos, e estamos orgulhosos de poder oferecer esse serviço diferenciado, adaptado às necessidades específicas das pessoas com autismo grave”, afirmou o diretor.
Essa ação exemplar da Polícia Civil do Acre reflete o compromisso do governo do Acre em promover inclusão e acessibilidade, demonstrando que, mesmo durante a noite, os serviços públicos estão disponíveis para atender às demandas da comunidade.
Comentários
Acre
Cavalgada 2025 tem segurança reforçada e feira terá 300 policiais

Segurança foi reforçada. Foto; José Caminha/Secom
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025. A estratégia foi detalhada pela Diretoria Operacional da Sejusp e envolve a mobilização de diversas forças de segurança estaduais, municipais e federais para garantir a tranquilidade dos participantes e do público nos dois maiores eventos populares do estado.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos. “Esse plano é resultado de um trabalho técnico e articulado com todos os órgãos envolvidos. Sabemos da importância cultural e econômica desses eventos para o Acre, por isso nossa prioridade é oferecer tranquilidade à população e a todos que visitarem a feira e participarem da cavalgada”, destacou.
A Cavalgada, que marca a abertura da Expoacre, terá concentração a partir das 7h da manhã, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
A atuação direta das forças estaduais na Cavalgada inclui:
Ciopaer: 1 aeronave com 4 tripulantes;
Gefron: 1 viatura, 2 quadriciclos e 8 operadores;
CICC: 4 atendentes com monitoramento por 37 câmeras;
Polícia Militar: 92 policiais, 8 motos, 7 quadriciclos e 8 viaturas;
Polícia Civil: 5 agentes e 2 viaturas;
Iapen: 5 policiais penais com 2 viaturas;
Corpo de Bombeiros: 1 caminhão, 1 viatura e 5 militares;
Detran: 15 agentes, 2 viaturas, 8 motos e 1 guincho.
Órgãos como SAMU, RBTrans e Polícia Federal também atuarão com efetivo dedicado para atender emergências médicas, controle de tráfego e reforço de segurança.
Segurança total na Expoacre 2025
Durante os nove dias de feira, o Parque de Exposições estará aberto diariamente das 18h às 3h. A estrutura de segurança contará com atuação integrada e presença constante das forças:
Polícia Militar: entre 160 e 180 policiais por noite;
Polícia Civil: 12 agentes com delegacia no local, funcionando até as 3h;
Corpo de Bombeiros: 14 militares com posto móvel e duas viaturas;
Iapen: 12 policiais penais em plantão 24h;
Detran: 18 agentes com ações educativas e fiscalização;
Ciopaer: aeronave e 5 operadores em apoio aéreo;
Gefron: 10 operadores por noite;
CICC: 3 operadores diários com monitoramento em tempo real por 37 câmeras.
O SAMU também terá uma base fixa dentro do parque, com equipes de suporte básico, avançado e motolâncias para atendimento emergencial.
Regras e normas de acesso
A Sejusp reforça que todos os visitantes estarão sujeitos à revista pessoal. É proibida a entrada de pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica (exceto com autorização judicial), bem como a entrada de geleiras e bebidas em garrafas de vidro. A circulação de veículos será restrita, com acesso permitido apenas aos previamente autorizados, sendo obrigatória a retirada de veículos de expositores até as 17h.
Regras para menores de idade
A Portaria nº 3410/2025 da 2ª Vara da Infância e Juventude:
Menores de 16 anos desacompanhados não podem permanecer no parque;
Menores de 16 anos só podem estar acompanhados de adulto e com documento;
Jovens a partir de 16 anos podem permanecer até a meia-noite;
É proibido o consumo ou posse de álcool, cigarro ou drogas por menores;
Menores de 16 não poderão trabalhar no interior do parque.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre baixa mais e atinge 1,55 metro na capital

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas
O Rio Acre apresentou mais um recuo em seu nível neste sábado (26). De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 5h35 da manhã, o manancial marcava 1,55 metros, em contínua tendência de baixa.
O volume de chuvas nas últimas 24 horas foi nulo, com registro de 00,00 mm, indicando a persistência do período de estiagem que atinge a capital acreana. A situação está bem distante das cotas de alerta (13,50 metros) e de transbordo (14 metros).
Comentários
Acre
Empresas doam prêmios para o rodeio da Expoacre

Foto: Thales André | ac24horas
O tradicional rodeio da Expoacre ganhou um reforço especial este ano graças à generosidade de empresas locais. Com o objetivo de valorizar os competidores e fomentar o espírito esportivo do evento, duas empresas acreanas realizaram doações que se transformarão em prêmios para os peões.
A concessionária Sabenauto doou uma caminhonete Montana zero quilômetro, que será o grande prêmio para o vencedor do rodeio. Já a Honda contribuiu com uma motocicleta, que também será um dos prêmios da competição.
Com expectativa de grande público, o rodeio será realizado durante a programação da Expoacre. A abertura oficial do rodeio será no dia 28 de julho, segunda-feira, às 19h30; a terça e a quarta-feira seguirão com as etapas de classificação; e o encerramento está previsto para 31 de julho, quinta-feira, também às 19h30, na arena de rodeios do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.