Acre
Suspeito de matar adolescente com golpe de capacete é preso ao desembarcar em aeroporto Internacional de Rio Branco
Fabrício Vieira Avelino, de 21 anos, foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Rio Branco. O jovem era procurado pela justiça desde que foi acusado de homicídio, após a morte do adolescente Pedro Henrique Costa Dias, de 13 anos
O investigado, F.V.A., foi preso preventivamente ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Rio Branco, com apoio da Polícia Federal, que o conduziu diretamente à autoridade policial que aguardava no local. A prisão ocorreu após Fabrício retornar do Rio de Janeiro, onde estava desde o crime.
O adolescente Pedro Henrique foi agredido com um golpe de capacete durante a confusão e sofreu traumatismo craniano, vindo a falecer em decorrência dos ferimentos. A investigação do caso foi coordenada pelo delegado Alcino Júnior, que conseguiu identificar Fabrício como um dos responsáveis pelo ataque.
Fabrício estava foragido e, ao retornar à cidade para passar o fim de semana com os pais, foi capturado no aeroporto, onde estava prestes a desembarcar. A prisão ocorreu após a decretação de sua prisão preventiva e um trabalho investigativo que envolveu depoimentos de testemunhas que ajudaram a esclarecer os fatos.
O acusado, que é filho de um policial militar, foi encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi ouvido antes de ser colocado à disposição da justiça. A polícia informou que a prisão foi uma medida necessária para garantir a continuidade da investigação e a responsabilização pelos atos cometidos.
A morte de Pedro Henrique gerou grande comoção na comunidade, e a família da vítima, que registrou o boletim de ocorrência, aguarda agora o andamento do processo judicial. O crime, que ocorreu no final de setembro, foi resultado de uma briga envolvendo familiares e conhecidos, culminando na fatal agressão a Pedro, que estava apenas tentando ajudar em meio ao confronto.
O caso
O adolescente Pedro Henrique Costa Dias, de 13 anos, morreu no dia 24 de setembro no Pronto-Socorro de Rio Branco três dias após ser atingido com um golpe de capacete na cabeça durante uma briga generalizada. O estudante teve traumatismo craniano e morte encefálica.
A consultora de ótica e irmã de Pedro, Lauana Kethlen, disse que a briga começou quando o irmão João Victor Costa Andrade, de 18 anos, foi até a casa do ex-padrasto e pai de criação pedir dinheiro para comprar o gás para a mãe dele.
O crime ocorreu na Travessa Osasco, bairro João Eduardo I, na Baixada da Sobral. O boletim de ocorrência foi registrado pela família na Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav).
“A minha mãe passou o dia todo sem água. Meu irmão de 18 anos [João Victor] chegou em casa e viu aquela situação, minha mãe com fome, e foi até a residência do meu ex-padrasto. Começou uma discussão entre meu irmão [João Victor] e meu ex-padrasto. Minha irmã que estava perto ligou para minha mãe contando que ele estava discutindo com o pai”, relembrou.
Ainda segundo Lauana, o ex-padrasto estava com alguns amigos e parentes consumindo bebidas alcóolicas. Ao saber da confusão com o filho mais velho, a mãe de Pedro Henrique saiu de casa e foi até o local da briga.
No percurso, segundo Lauana, ela passou em frente da quadra que Pedro Henrique, vítima fatal, jogava bola e ele acompanhou a mãe. A consultora conta que a mãe não percebeu que o adolescente a seguiu até o local da confusão.
“Quando minha mãe chegou, estava a confusão, meu primo pegou a faca para matar meu irmão de 18 anos, tinha outro cara batendo nele, minha irmã estava sendo agredida por outras duas mulheres e minha mãe entrou no meio para que meu irmão não fosse morto a facadas. Nisso, minha mãe olhou pra trás e só viu o Pedro sendo agredido“, lamentou.
Agressão
Conforme Lauana, Pedro foi agredido logo que chegou no local. “Ele morreu sem saber do que aconteceu. Ele só chegou, ficou de costas na esquina. O rapaz, chamado Fabrício, chegou perguntando porque meu irmão de 18 anos tinha xingado a tia dele. Esse Fabrício se vingou no Pedro na raiva que estava da minha família. Foi uma briga generalizada”, recordou.
Lauana destacou que o suspeito de agredir Pedro Henrique é conhecido da família e amigo dos irmãos dela. “A pancada destruiu a cabeça do Pedro. Quando o João Victor viu o Pedro sendo agredido, pulou em cima dele e o segurou. Ainda teve tempo de olhar para o Pedro e perguntar se sabia quem ele era. O Pedro só respondeu: ‘é meu irmão’. Depois disso o Pedro virou e apagou”, recordou emocionada.
O adolescente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado em estado grave para o PS. Os envolvidos na briga generalizada fugiram.
A consultora acrescentou que a família queria justiça pelo adolescente.
Comentários
Acre
Prevenção: Prefeitura de Brasileia intensifica campanha de vacinação contra a influenza nos bairros, comércio e instituições
Buscando ampliar ainda mais a cobertura vacinal no município a prefeitura de Brasileia através da Secretaria de Saúde, Programa de Imunização e vigilância em saúde, intensificaram deste o início do ano a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), nos bairros, comércio local, secretarias municipais e instituições entre elas no Centro Administrativo do Poder Judiciário, Unidade do Ministério Público e Fórum eleitoral.
Ao todo, de julho até agora já foram aplicadas mais de 4 mil e quatrocentos doses do imunizante na população em geral.
A ação faz parte de uma estratégia humanizada da gestão municipal de levar atendimento de saúde contra a influenza a todas as pessoas que ficam impossibilitadas de ir até as Unidades de Saúde tomar a vacina por conta da incompatibilidade do horário de expediente e trabalho.
Essa medida é um compromisso do prefeito Carlinhos do Pelado de garantir a todos o acesso humanizado a saúde, bem estar e qualidade de vida da população em geral.
É importante ressaltar que as noves Unidades Básicas de Saúde ( UBS), em Brasileia contam também com todas as vacinas disponíveis de rotina e contra a covid-19, dengue (para crianças e adolescentes) e também para influenza ( gripe).
As ações da saúde municipal devem continuar nos próximos dias até o encerramento da campanha de imunização contra a influenza no município prevista para esse semestre.
Comentários
Acre
Prefeito recebe convite para a coroação oficial da Miss Acre Universe 2025
A nova Miss Acre Universo 2025 será coroada nesta quinta-feira (30), às 19h30m, no Teatro Hélio Melo, anexo ao Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco. A cerimônia de coroação deverá contar com a presença de autoridades estaduais e municipais de todo o Acre.
Na manhã desta quarta-feira, 29, o prefeito Maxsuel Maia, junto com a primeira-dama e secretária municipal da Mulher, Ana Carla Maia, recebeu das mãos do coordenador regional do Alto Acre e diretor administrativo do Miss Acre Universe, o missólogo Diego Nycollas, que esteve acompanhado do Mister Teen Acre, Nelson Eduardo, que é aluno do projeto Divos e Divas.
O evento será fechado para imprensa, influenciadores digitais e convidados. A nova miss já vai participar do Miss Universo Brasil, que começa dia 8 de fevereiro e terá a final dia 13 do mesmo mês.
Durante a conversa, Diego Nycollas narrou a importância do projeto, que por trás do glamour das passarelas tem cunho social, sendo agente transformador da vida de muitas jovens. Ele destacou a necessidade do apoio do poder público para iniciativas dessa natureza.
“Agradecemos imensamente a parceria com a prefeitura, que tem sido fundamental para esse trabalho. É um projeto vai além do desfile e das passarelas; ele está profundamente alinhado com as políticas públicas voltadas para as mulheres, promovendo a transformação social e oportunidades para muitas jovens,” disse Nycollas.
O prefeito Maxsuel Maia colocou a Prefeitura à disposição para colaborar com o Miss Acre Universe, por meio de parcerias, e destacou o trabalho social e educativo que existe além do que se vê nos desfiles.
“Eu tenho recebido neste começo de mandato aqui muitas entidades, sejam elas oficiais ou não oficiais, e a resposta é sempre que todo mundo que vier para Xapuri para nos ajudar a desenvolver a nossa cidade e a tornar a vida das pessoas mais digna vai ter a ajuda da Prefeitura”, garantiu o gestor.
Xapuri é uma cidade que tem revelado talentos no mundo dos concursos de beleza. Em dezembro de 2022, Joana Cunha se tornou Miss Brasil Juvenil 2022/2023.
Em 2024, a estudante Juliana Miranda conquistou o terceiro lugar no Miss Brasil Aqua Nature. Ela é a atual Miss Universe Xapuri.
Comentários
Acre
Motociclista de aplicativo e passageiro são presos com simulacro de arma de fogo em Rio Branco
Na tarde desta quinta-feira (30), o motociclista de aplicativo Eduardo Luiz de Paula Lima, de 28 anos, e o passageiro Isaque Mota de Carvalho, de 37 anos, foram presos pela Polícia Militar do Acre (PMAC) nas proximidades do Horto Florestal, em Rio Branco.
Durante patrulhamento no bairro Santa Quitéria, agentes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), do Bope, avistaram a dupla em uma motocicleta Yamaha Fazer 250 em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da polícia, os dois tentaram fugir, mas foram interceptados na rua José Magalhães, no bairro Conquista.
Na revista pessoal, os policiais encontraram um simulacro de pistola Glock na cintura de Isaque, que resistiu à prisão e precisou ser contido. Ele já possui passagem por roubo.
Eduardo, que conduzia a motocicleta, afirmou que estava realizando transporte por aplicativo e desconhecia que o passageiro carregava um simulacro de arma de fogo.
Diante dos fatos, ambos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde a ocorrência foi registrada e as providências legais serão tomadas.
Você precisa fazer login para comentar.