Geral
Polícia Civil do Acre prende homem condenado por abuso sexual de enteados
As vítimas eram um menino de 10 anos e sua irmã, de 11 anos, ambos filhos da companheira do autor do crime.

Ação da PCAC retira das ruas homem condenado por violência sexual contra crianças. Foto: cedida.
Nesta quarta-feira, 15, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), efetuou a prisão de um homem identificado pelas iniciais M.P.B., condenado por abusar sexualmente de seus dois enteados em 2019.
O caso, que teve sentença transitada em julgado, revelou um histórico de abusos cometidos repetidamente contra as vítimas, na época crianças. As vítimas eram um menino de 10 anos e sua irmã, de 11 anos, ambos filhos da companheira do autor do crime.
Após ser localizado e detido, M.P.B. foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento de sua pena de cerca de 14 anos de reclusão.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate a crimes de violência sexual e a proteção de crianças e adolescentes, garantindo que a justiça seja aplicada em sua totalidade.

Homem condenado por abusos contra enteados é preso pela Polícia Civil do Acre e encaminhado à Defla. Foto: cedida.
Comentários
Geral
MPF acompanha processo de registro dos usos rituais da ayahuasca no Acre

Foto: Getty Images
O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de registro dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial no Estado do Acre.
A iniciativa, conduzida pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, tem validade inicial de um ano e visa garantir que o processo respeite os direitos dos povos indígenas, sobretudo quanto à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme previsto na legislação brasileira e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
O procedimento tem como base informações apresentadas na Ata nº 21/2025, durante reunião com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN e a Superintendência do órgão no Acre. Segundo o MPF, o IPHAN está analisando o plano de trabalho submetido para a realização da consulta, que será executada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).
Ainda de acordo com o IPHAN, já há orçamento garantido para o início das atividades ainda em 2025.
Como diligência inicial, o MPF determinou o sobrestamento do processo por 60 dias, após os quais será expedido ofício ao Departamento de Patrimônio Imaterial solicitando informações atualizadas sobre o andamento do registro, incluindo os ajustes técnicos no plano de trabalho, a formalização do TED com a UnB e o cronograma das ações previstas para este ano.
Comentários
Geral
Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre
Comentários
Geral
Bombeiros resgatam pai e genro desaparecidos após três dias perdidos na floresta no Acre
Dupla foi encontrada com vida em área de mata fechada após operação que contou com apoio de moradores locais; ambos estavam em boas condições de saúde
Após três dias desaparecidos na floresta, um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais M.S., e seu genro foram resgatados com vida na comunidade Havre, localizada no baixo rio Gregório, em Tarauacá, interior do Acre. Os dois haviam saído para caçar na última quarta-feira (9) e não retornaram, levando familiares a acionar o Corpo de Bombeiros.
Uma equipe do 7º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º BEPCIF) foi mobilizada e, com o apoio de mateiros experientes da região, iniciou as buscas na sexta-feira (11). A operação exigiu horas de navegação pelo rio e caminhada por mata fechada até que a dupla fosse encontrada.
Apesar do desgaste físico, os dois estavam em boas condições de saúde e demonstraram alívio ao reencontrar os familiares.
Você precisa fazer login para comentar.