fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia Civil do Acre é inserida no sistema Amber Alert em parceria com a Meta

Publicado

em

O Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas

Dr. Henrique Maciel, destacou que com a colaboração da Meta, será ampliado a capacidade de resposta e garantir que a sociedade seja rapidamente informada em casos de emergência. Foto: arquivo/ PCAC.

O Governo do Acre, por meio da Polícia Civil (PCAC), firmou uma parceria com a empresa Meta, responsável pelas plataformas Instagram e Facebook, para integrar o estado ao sistema Amber Alert. Essa ferramenta de alerta de emergência é utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas, emitindo avisos em plataformas digitais. A partir de agora, a Polícia Civil do Acre poderá acionar o Amber Alert, um recurso já utilizado por forças policiais em mais de 12 estados brasileiros.

Criado nos Estados Unidos em 1996, o Amber Alert foi nomeado em homenagem a Amber Hagerman, uma menina de nove anos que foi sequestrada e assassinada no Texas. Desde sua criação, o sistema tem sido adotado em vários países, adaptando-se às necessidades locais para auxiliar na localização rápida de crianças desaparecidas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, destacou a importância dessa parceria para o estado. “A inserção da Polícia Civil do Acre no Amber Alert representa um avanço significativo em nossas operações para localizar crianças desaparecidas. Com a colaboração da Meta, poderemos ampliar nossa capacidade de resposta e garantir que a sociedade seja rapidamente informada em casos de emergência, aumentando as chances de um desfecho positivo”, declarou.

O delegado de Polícia Civil, Dr. Nilton Boscaro, que atua como Autoridade Central de Pessoas Desaparecidas no estado, comentou sobre o impacto do sistema no trabalho da PCAC.

“O Amber Alert proporcionará à Polícia Civil do Acre uma ferramenta poderosa na busca por crianças desaparecidas. A rapidez na disseminação das informações e o alcance das redes sociais irão fortalecer nossa capacidade de mobilização e resposta, integrando a comunidade de forma mais efetiva nas operações de busca”, informou.

Como o Amber Alert Funciona:

O Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas, bem como: acredita-se que a criança foi sequestrada, a criança está em perigo iminente de morte ou lesão corporal grave e há informações suficientes sobre o suspeito, veículo, ou criança desaparecida para divulgar ao público e ajudar na localização.

Quando ativado, o alerta é distribuído através de mídias sociais (Instagram e Facebook). O objetivo é mobilizar o público para estar atento a situações suspeitas e fornecer informações às autoridades. As Informações podem ser repassadas diretamente à polícia por meio de linhas de emergência.

O alerta é encerrado quando a criança é encontrada ou quando as autoridades determinam que o alerta não é mais necessário, podendo ser atualizado com novas informações durante a investigação.

A implementação do Amber Alert no Acre é um passo crucial para a segurança das crianças e a prevenção de crimes graves, com a esperança de que sua eficácia continue a salvar vidas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flaviano Melo segue em tratamento no Hospital Albert Einstein e família agradece Gladson

Publicado

em

O ex-governador e ex-deputado federal Flaviano Melo, de 74 anos, está recebendo tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após complicações decorrentes de uma pneumonia

Na madrugada do último sábado (9), Flaviano foi transferido de Rio Branco para a capital paulista por meio de uma UTI aérea, onde foi imediatamente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Os familiares do ex-governador e ex-deputado federal Flaviano Melo, publicaram uma nota em agradecimento ao governador do Acre Gladson Cameli, na noite desde sábado (9), pela viabilização da transferência do político, que estava internado desde a última quinta-feira (7) numa Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO, para o hospital Albert Einstein, na capital paulista.

Antes de ser transferido para São Paulo, Flaviano passou por um procedimento de drenagem de líquidos em Rio Branco, no INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), após uma piora no seu quadro de saúde.

De acordo com informações de sua família, o ex-governador está lúcido, consciente e não intubado, apresentando sinais de melhora em seu estado clínico.

Na nota de agradecimento assinada por Luciana Videl, esposa de Flaviano, revelou que com a chegada em São Paulo na manhã de sábado (9), o político acreano teve melhoras em seu quadro clínico.

O agradecimento foi assinada por Luciana Videl, esposa de Flaviano, revelando que em São Paulo o quadro clínico do ex-governador se estabilizou e o mesmo está na UTI do Hospital Albert Einstein.

Veja a nota:
AGRADECIMENTO

Os familiares de Flaviano Melo, Presidente Estadual do MDB, agradecem ao Governador Gladson Cameli e sua Equipe de Saúde que viabilizaram com a presteza necessária a transferência de Flaviano Melo para a cidade de São Paulo.

Flaviano Melo está internado na UTI do Hospital Albert Einstein, onde já apresenta melhoras em seu quadro clínico.

Rio Branco Acre, 10 de novembro de 2024
Luciana Videl, mulher de Flaviano Melo

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Viúva de Silvio Santos, reúne família em primeiro Teleton após morte dele: ‘Íris’

Publicado

em

Íris Abravanel reuniu na noite do sábado (9), no SBT, em São Paulo, a família em seu primeiro Teleton após a morte do marido, o apresentador Silvio Santos. Suas filhas, Daniela Beyruti e Renata Abravanel, levaram os respectivos filhos, Manuela e André, para a gravação. O genro Alexandre Pato, que é casado com Rebeca Abravanel, também marcou presença, assim como a enteada da autora, Cintia Abravanel.

Já Patricia Abravanel, outra filha de Iris com Silvio, comandou os últimos minutos deste sábado. Horas antes foi a vez de Silvia Abravanel, a filha número dois de Silvio, estar no comando do palco.

Com a meta de arrecadar R$ 35 milhões para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), o Teleton 2024 teve início na maratona na noite de sexta-feira (8), quando nomes como Fátima Bernardes, Zezé Di Camargo, Juliette, João Gomes e Fabiana Karla se apresentaram.

Neste sábado, personalidades como Carlos Tramontina, Michelle Barros, Maisa, Tati Machado e Ana Furtado participaram do evento. No palco do Teleton, o youtuber Gato Galáctico recebeu a notícia do nascimento de sua segunda filha, Ema, e exibiu a primeira foto da menina.

A cantora Lexa, grávida pela primeira vez, esteve no palco ao lado da irmã, Wenny, e exibiu a discreta barriguinha. Virginia Fonseca tatuou o logo da AACD no braço. Xuxa brilhou no encerramento deste sábado

Patricia Abravanel — Foto: Leo Franco/Agnews

Daniela Beyruti com o marido, Marcelo, e a filha Manuela — Foto: Manuela Scarpa/BrazilNews

Alexandre Pato — Foto: Manuela Scarpa/BrazilNews

Silvia Abravanel — Foto: Clayton Felizardo/BrazilNews

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre tem índice positivo de representatividade negra em câmaras municipais

Publicado

em

Grande parte dos estados do Brasil tiveram índice negativo de representatividade negra nas eleições de 2024, isso significa que o percentual de pretos e pardos na população ficou abaixo do percentual de vereadores pretos e pardos que foram eleitos nos municípios. O Acre é um dos estados com índice positivo, ficando em quarto lugar.

Roraima é o que tem índice mais alto: 12 – 65% da população se declara negra e 77% dos vereadores eleitos nos municípios do Estado pertencem a esse grupo.

Amazonas está em segundo, com índice de 4,7. A proporção no Estado é de 74% (população) para 78% (eleitos). Tocantins aparece em terceiro, com 4 de índice – proporção de 75% (população) para 79% (eleitos). Em quarto o Acre, com índice de 2,4 – proporção de 75% (população) para 77% (eleitos) – e em quinto está o Amapá, com 2,2 de índice – proporção de 77% (população) para 79% (eleitos).

Os dados são da pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), com sede no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), divulgada pelo site Valor Econômico.

Comentários

Continue lendo