Conecte-se conosco

Acre

Polícia Civil do Acre e Aleac lançam campanha de arrecadação para o projeto ‘Closet Solidário’, que visa apoiar mulheres e crianças vítimas de violência

Publicado

em

Pensando em melhorar o atendimento e acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência, a Polícia Civil do Acre (PCAC) e a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) estão em fase final de planejamento para arrecadar utensílios que atendam ao projeto da instituição, “Closet Solidário”.

Nesta segunda-feira, 26, as delegadas de Polícia Civil Juliana de Angelis, coordenadora das salas Bem-Me-Quer e, neste ato, representando o delegado-geral; a coordenadora da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Elenice Frez; e a coordenadora da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav), Carla Fabíola Coutinho, foram informadas oficialmente sobre o início da campanha de arrecadação de roupas, materiais de higiene pessoal, livros infantis e brinquedos, em uma ação promovida pelo deputado estadual Luiz Gonzaga, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Iniciativa tem como objetivo criar um espaço nas delegacias especializadas, como a Deam e a Decav para oferecer vestuário e itens de necessidade básica para as vítimas. Foto: Ascom/PCAC

“A proposta do ‘Closet Solidário’ é uma maneira de minimizar os impactos da violência sofrida por essas mulheres e crianças. Muitas vezes, elas chegam às delegacias em situação de extrema vulnerabilidade, feridas ou sujas de lama e sangue. Queremos proporcionar a elas um pouco mais de dignidade, oferecendo a oportunidade de tomar um banho e escolher roupas, sapatos e brinquedos, para que possam sair daqui melhores do que chegaram”, explicou a delegada e coordenadora do projeto Bem-Me-Quer, Juliana de Angelis.

A delegada titular da Deam, Elenice Frez, destacou que a ideia do “Closet Solidário” foi concebida em 2020, visando oferecer um cuidado diferenciado às mulheres que buscam as delegacias para registrar ocorrências. “Queremos garantir que essas mulheres tenham acesso a itens que ajudem a aliviar o trauma que estão enfrentando, ajudando-as a se recompor antes de receberem o atendimento necessário”, afirmou Frez.

O deputado Luiz Gonzaga, que está à frente da campanha de arrecadação, expressou seu apoio ao projeto. “A Assembleia Legislativa está sempre pronta para apoiar a comunidade, especialmente em casos que envolvem vítimas de violência contra a mulher, criança e adolescente. Estamos confiantes de que a população acreana irá se mobilizar para contribuir com essa causa tão importante”, disse o deputado.

Delegadas Carla Fabíola, Elenice Frez e Juliana de Angelis discutem detalhes do projeto “Closet Solidário”. Foto: Ascom/PCAC

O lançamento oficial da campanha de arrecadação está previsto para esta data e se estenderá até 30 de setembro, podendo a população contribuir com roupas, sapatos, itens de higiene pessoal, livros infantis e brinquedos. As doações serão recebidas na Aleac e na sede da Polícia Civil do Acre, proporcionando um suporte essencial para as mulheres e crianças atendidas pela Deam e Decav.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois assaltos à mão armada em sequência deixam moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Crimes ocorreram em curto intervalo de tempo e levantam suspeita de ligação; motocicletas roubadas foram recuperadas

Uma sequência de assaltos à mão armada registrada na noite deste domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro em estado de alerta, especialmente nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo. As ações criminosas ocorreram em um curto intervalo de tempo e levantaram suspeitas de possível ligação entre os casos. Apesar da tensão, as motocicletas roubadas foram posteriormente recuperadas.

O primeiro caso aconteceu por volta das 20h, na rua do extinto Parque Ecológico, no bairro Thaumaturgo. De acordo com informações, a vítima havia ido até a casa do sogro, que se recupera de um procedimento cirúrgico, para que sua esposa realizasse um curativo. Durante esse período, a motocicleta foi deixada estacionada na beira da rua.

Em poucos minutos, criminosos invadiram o quintal da residência, surpreenderam a vítima e a renderam sob ameaça de arma de fogo, apontada diretamente para a cabeça. Os assaltantes exigiram a chave do veículo e também levaram a carteira com uma quantia em dinheiro. A motocicleta roubada é uma Honda Bros 160, de cor branca com detalhes em vermelho, placa QLZ7G22. Após a ação, os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado.

Pouco tempo depois, por volta das 20h30, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão. Desta vez, os criminosos invadiram a residência de uma professora, onde renderam as vítimas e subtraíram diversos bens. Entre os itens levados estão uma motocicleta Honda Biz de cor branca, um aparelho celular do tipo iPhone, além de outros objetos pessoais.

A proximidade de horário e o modo de atuação dos criminosos aumentaram a preocupação dos moradores e levantaram a hipótese de que os crimes possam ter sido praticados pelo mesmo grupo. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial sobre a ligação entre os casos, nem sobre a identidade dos suspeitos.

Apesar disso, as duas motocicletas roubadas nas ocorrências foram recuperadas, o que traz um alívio parcial às vítimas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias das recuperações.

As autoridades policiais seguem investigando os casos, com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas aos crimes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criminosos arrombam supermercado e furtam mercadorias em Tarauacá

Publicado

em

Estabelecimento foi invadido durante a madrugada; prejuízo ainda está sendo calculado pelo proprietário

Criminosos invadiram e furtaram mercadorias do Supermercado Maria Clara, localizado nas proximidades do Mercado Público de Tarauacá, na madrugada desta segunda-feira (23).

De acordo com as informações, indivíduos encapuzados arrombaram o estabelecimento e levaram bebidas e outros produtos. O crime ocorreu com o local fechado, o que facilitou a ação dos suspeitos.

O proprietário do supermercado, identificado como Cleumar, ainda realiza o levantamento dos prejuízos. Até o momento, não há estimativa do valor das perdas.

A Polícia foi acionada e iniciou as investigações para identificar os autores. Imagens de câmeras de segurança da região devem auxiliar no trabalho das autoridades.

O Supermercado Maria Clara já havia sido alvo de arrombamento anteriormente, o que aumenta a preocupação de comerciantes da área central com a recorrência desse tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo