fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia Civil do Acre celebra 8 Anos da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP)

Publicado

em

O estado, que chegou a ter o maior índice de mortes violentas em 2017, reduziu essa taxa para 26,4 em 2022. Em termos absolutos, o número de mortes caiu significativamente, de 516 para 238, representando uma redução de 53,9%.

A DHPP é uma unidade especializada da Polícia Civil dedicada a investigar crimes de homicídio e proteger a vida das pessoas. Suas principais finalidades incluem investigar homicídios, elucidar crimes, proteger pessoas, realizar ações de prevenção, colaborar com outras instituições e oferecer apoio às famílias das vítimas. Essas funções são fundamentais para a manutenção da ordem pública e para garantir que os responsáveis por crimes violentos sejam devidamente responsabilizados.

Atualmente, a DHPP conta com quatro delegados, 22 agentes de polícia e oito agentes de pronto emprego (que atua diretamente em locais onde ocorreu o crime). Em 2023, a especializada concluiu e remeteu ao Judiciário cerca de 132 inquéritos, realizou 86 prisões e cumpriu 78 mandados de busca e apreensão. Em 2024, dados do Atlas da Violência demonstraram que o Acre apresentou a maior redução do país na taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes. O estado, que chegou a ter o maior índice de mortes violentas em 2017, reduziu essa taxa para 26,4 em 2022. Em termos absolutos, o número de mortes caiu significativamente, de 516 para 238, representando uma redução de 53,9%.

Compromisso com a Efetividade das Investigações

O Delegado-Geral, Dr. Henrique Maciel destacou a prioridade da PCAC nos crimes contra a vida, especialmente nas investigações de homicídios. “Os crimes contra a vida, especialmente as investigações voltadas ao crime de homicídio, são uma prioridade. Para atingir maior efetividade, as investigações têm buscado alcançar, identificar e colocar à disposição da justiça não somente os executores, mas, sobretudo, os mandantes e lideranças de organizações criminosas que tenham atuado, mesmo que indiretamente, para a ocorrência dos delitos”, afirmou Maciel.

Impacto positivo nas taxas de elucidação e redução de mortes violentas

O delegado da DHPP, Dr. Alcino Ferreira Júnior, ressaltou a importância da unidade especializada e a maturidade investigativa da equipe. “A Polícia Civil conta com sua unidade especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, criada no ano de 2016, além das Delegacias Regionais, no interior do Estado, que realizam as investigações desta natureza. A maturidade investigativa da DHPP, aliada à intensa troca de informações entre as unidades de combate ao crime organizado e narcóticos (DRACO/DENARC), foram fundamentais e impactaram positivamente nos resultados, tanto no aumento significativo das taxas de elucidação de homicídios (tentados e consumados) quanto na queda dos números de mortes violentas intencionais – MVI’s”, destacou Ferreira Júnior.

Alcino ressalta ainda que nesse processo, muitos autores foram identificados, indiciados e colocados à disposição da Justiça, demonstrando a eficácia e o comprometimento da DHPP na luta contra o crime no Acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Primaverense derrota o Cafu e conquista Supertaça Acreana

Publicado

em

Foto SEEL: Primaverense recebeu 30 mil pela conquista do título

O Primaverense derrotou o Cafu Auto Peças por 3 a 1 nesse sábado, no Florestão, e conquistou o título da fase municipal da Supertaça Acreana.

Na disputa do 3º lugar, o Inter do Airton venceu o Paysandu, de virada, por 2 a 1.

50 mil

A Secretaria Extraordinária de Esportes e Lazer (SEEL) distribuiu R$ 50 mil em premiação para os primeiros colocados da Supertaça.

Fase Estadual

A SEEL programou para o próximo dia 19 o início da fase Estadual da Supertaça. 16 equipes, inclusive do interior, estão confirmadas na disputa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erica e Frota ganham 4ª etapa do Campeonato Estadual de MTB

Publicado

em

Foto PHD: Trilha exigiu bastante dos atletas durante todo percurso

Erica Soares (Casa Araújo) e Antônio Frota (Time Honda) venceram neste domingo, 13, na Trilha do Calafate, a 4ª etapa do Campeonato Estadual Mountain Bike na categoria Elite. O percurso off road exigiu bastante dos atletas em todas as categorias.

“Em uma volta de prova o desafio era de 23 quilômetros. Consegui controlar bem todo o percurso para poder vencer”, afirmou Erica Soares.

Voltando de cirurgia

Mesmo voltando de cirurgia, Antônio Frota dominou a etapa e voltou a vencer no Estadual.

“Essa vitória terá uma comemoração especial. Não disputei o Norte/Nordeste por causa de uma cirurgia e felizmente estou recuperado”, declarou o ciclista.

Sem data

O presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, comemorou o sucesso de mais uma etapa da temporada 24.

“Um grande desafio, sol forte e uma trilha bem difícil. Vamos definir a data e a trilha para fecharmos o ano”, disse Tuxauá Marques.

Vencedores da 4ª etapa

Ronis Bento (Master A)

Alexandre Pinto (Master B)

Cherles Smerdel (Master C)

Antônio Jacaré (Master D)

Luciana Cavalcante (Master Feminino)

Carlos Eduardo (Júnior)

Pedro Gustavo (Iniciante)

Neto Dino (Sub-30)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Manu e Quemile fecham etapa de João Pessoa na 9ª colocação

Publicado

em

Foto CBV: Quemile e Manu seguem em busca de resultados expressivos

A dupla Manu e Quemile fechou a etapa de João Pessoa do Top 16 do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia neste fim de semana na 9ª colocação. O resultado foi bastante comemorado pelas duas atletas e mostra a evolução em uma das competições mais fortes do Mundo.

“Estamos trabalhando em busca da evolução e de resultados expressivos. É um processo e o resultado de João Pessoa aumenta a nossa motivação”, comentou a acreana Quemile.

Duda/Ana Patrícia são campeãs

Duda e Ana Patrícia derrotaram Vic/Thamela por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/18 e conquistaram a 8ª etapa do Circuito em João Pessoa na manhã deste domingo, 13. Esse foi o primeiro torneio da dupla após a conquista do ouro em Paris.

Próxima etapa

A próxima etapa do Circuito, a 9ª, será realizada entre os dias 30 deste mês e 3 de novembro em Natal, no Rio Grande do Norte.

Comentários

Continue lendo