Acre
Polícia Civil deflagra “Operação Êxito” e prende traficante em posse de drogas em Senador Guiomard
Na manhã desta segunda-feira, 13, a Polícia Civil em Senador Guiomard, com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC) prendeu, em Flagrante, L. K. A. S. de 27 anos, em uma residência localizada no bairro São Francisco.
Durante a incursão policial foi possível apreender em posse do investigado, 45 papelotes contendo cocaína, 33 porções de maconha, vários celulares e R$ 320,00 (trezentos e vinte reais). A pesagem da droga chegou a 500gm no total. O trabalho dos cães farejadores foi possível localizar onde a droga estava escondida.
De acordo com a autoridade policial, o trabalho investigativo segue no sentido de identificar mais pessoas envolvidas em crimes de trafico de drogas e associação para ao trafico na cidade de Senador Guiomard.
Todo material apreendido será remetido à analise da perícia criminal no sentido de colher outros elementos que possam subsidiar o inquérito policial e identificar mais pessoas envolvidas em ações delituosas.
O preso foi conduzido a Delegacia Geral do município para lavratura de auto de prisão em flagrante e em seguida colocado à disposição da justiça.


Ascom/Polícia Civil do Acre
Comentários
Acre
Governo do Acre entra em alerta total com monitoramento de rios e auxílio a famílias

Foto: José Caminha/Secom
O governo do Estado do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), emitiu um alerta sobre a intensificação do período chuvoso na região. Nas últimas 24 horas, o volume de precipitação causou uma elevação rápida no nível dos principais mananciais.
Em Rio Branco, o Rio Acre registrou uma elevação rápida, de quase três metros nas últimas 24 horas mobilizando equipes de socorro para prestar assistência imediata às famílias atingidas.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Carlos Batista, a bacia do Rio Acre vem sendo monitorada, pois o nível das águas está subindo.
“Esta é uma subida muito rápida, provocada pela grande quantidade de chuvas em toda a calha do Rio Acre, desde Assis Brasil até a capital, passando por Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e a área rural de Capixaba”, explicou o Coronel.
Além do Rio Acre, a bacia do Rio Tarauacá também registrou índices pluviométricos acima da média, mantendo as equipes locais em estado de atenção.

Foto: José Caminha/Secom
A preocupação das autoridades não se restringe apenas aos grandes rios. O monitoramento foi estendido aos igarapés que cortam a capital, que costumam transbordar rapidamente e atingir áreas povoadas.
Enquanto as equipes técnicas monitoram os níveis, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre vem ajudando moradores como o senhor José Garcia Rodrigues, de 65 anos, que reside em uma área de risco há oito anos.
“A alagação já chegou. Agora vou tirar minhas coisas para levar para a casa da minha filha. Quando a água baixar, eu volto”, conta o aposentado.
Mesmo enfrentando problemas de saúde, ele destaca a importância do apoio que recebe: “Falei com os bombeiros e eles vieram ajudar. Todo ano a gente vai para o Parque de Exposições. Eles carregam as coisas para nós e a gente ajuda como pode”.
O Cel. Batista reforçou que a integração entre o Estado, as prefeituras e o Corpo de Bombeiros é total. O objetivo é garantir que os planos de contingência sejam executados com rapidez caso o nível dos rios atinja a cota de transbordo.
“O Estado está em alerta total e em contato direto com as coordenadorias municipais. Estamos preparados para atender as populações que moram em áreas de risco e nas regiões mais impactadas”, garantiu o coordenador.
Comentários
Acre
MP homenageia promotor do então Território do Acre, José Potyguara, com nome da nova sede

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
A nova sede do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em Rio Branco, passa a se chamar José Potyguara, conforme ato publicado pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento. A denominação foi oficializada por meio do Ato nº 157/2025, publicado nesta sexta-feira, 26, no Diário Eletrônico da instituição.
A homenagem resgata a trajetória de José Potyguara da Frota e Silva, que atuou como promotor público quando o Acre ainda era Território Federal, período marcado por dificuldades estruturais e institucionais.
Conforme destacado no documento, ele exerceu suas funções na então Comarca de Seabra, atual município de Tarauacá, também na cidade de Feijó, entre os anos de 1928 e 1940. Posteriormente, voltou a atuar como promotor de Justiça na Comarca da Capital, Rio Branco, entre 1951 e 1958.

Foto: Ambiente Acreano
O decreto ressalta a relevância histórica de sua atuação, sempre pautada por “reconhecida probidade e reconhecimento social”, além do compromisso institucional em um contexto em que promotores públicos acumulavam múltiplas funções diante do isolamento e das limitações do Território do Acre.
O ato também destaca as contribuições de José Potyguara em áreas como educação, saúde, ações beneméritas e atividades culturais e literárias, incluindo uma produção reconhecida nacionalmente, voltada à realidade amazônica e à formação social e cultural acreana.
“José Potyguara foi pioneiro no desenvolvimento de uma dramaturgia e literatura de temática regional, retratando de forma original as dificuldades, injustiças, agruras e alegrias da vida nos seringais amazônicos; a multiplicidade étnica e cultural de povos indígenas, ribeirinhos e extrativistas, característica do Acre; a intensa participação de migrantes do Ceará na formação da sociedade regional entre fins do século XIX e o presente, que resultou no fortalecimento de laços históricos e familiares entre acreanos e cearenses”, diz o documento.
A nova sede está localizada na Rua Fátima Maia, nº 200, no bairro Jardim Europa, e foi inaugurado em 27 de novembro de 2025.


Você precisa fazer login para comentar.