Polícia Civil deflagra “Operação Alcateia” e cumpre 53 mandados de prisão

A operação Alcateia – sinônimo para um bando ou matilha de lobos – teve início na última quinta-feira, 19, já com a prisão de seis pessoas que vinham sendo investigadas por organização criminosa. Já nesta terça-feira, 24, outros 46 mandados de prisão foram cumpridos. Ao todo, foram três meses de investigação policial conduzida pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público do Acre (MPAC).

Segundo a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECCO), o foco da operação era identificar e penalizar novas lideranças que surgiram dentro de uma facção local após a Operação Fim da Linha – que prendeu 160 pessoas em 2016 –, e a instalação do bloqueador de celular dentro do presídio.

Outro fator que fez com que surgissem novas lideranças foi a transferência de presos de alta periculosidade para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), isolamento com um detento por cela e que proíbe visitas.

Entre os 53 investigados na operação, há envolvidos nas práticas de crimes de organização criminosa, tráfico de drogas homicídios e roubos.

“Estamos cumprindo a determinação do nosso governador e as equipes estão nas ruas com todas as forças de Segurança do Estado dando enfrentamento firme à criminalidade para devolver a sensação de segurança à população, disse o secretário de Segurança Pública, Vanderlei Thomas.

Para o secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, a ação foi incisiva. “Fizemos um trabalho investigativo de forma célere e pontual que possibilitou a prisão dessas 46 pessoas. As investigações continuam no sentido de identificar e prender pessoas que tenham agido contra a paz social”, esclareceu o delegado-geral.

União e Inteligência

Toda a operação, ao longo dos 90 dias, foi acompanhada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAC. Segundo o promotor de Justiça do Gaeco, Bernardo Albano, o trabalho integrado tem surtido efeito.

“Fazemos parte desse processo e essa operação deve desencadear outras ações de combate à criminalidade, sobretudo às organizações criminosas. Quero elogiar o trabalho da Polícia Civil e dizer que estamos Unidos e trabalhando de forma integrada”, finalizou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria