Conecte-se conosco

Geral

Poeta e escritor Mauro Modesto morre aos 80 anos em Rio Branco

Publicado

em

Mauro Modesto, em 2017, quando participou da nova diretora da Academia de Letras em Brasiléia, além de outros eventos direcionados à leitura na fronteira – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O poeta e escritor Mauro Modesto, morreu na manhã desta quinta-feira, 13, na capital acreana.

Nascido em Sena Madureira, Modesto tinha 80 anos, e morreu, de infarto, no apartamento onde morava na Morado do Sol, bairro da capital acreana.

Respeitado no meio literário acreano, era presidente da Academia Acreana de Letras. Ao todo, o poeta e escritor lançou mais de 10 livros durante sua vida.

A família ainda não informou o horário que inicia o velório, mas adiantou que a despedida ao poeta será na capela da funerária São Francisco, localizada na Isaura Parente.

O governador do Acre, Gladson Cameli, através da Assessoria de Comunicação, emitiu uma Nota de Pesar, lamentando a partida Mauro. Veja abaixo.


Nota de pesar

O governo do Estado do Acre expressa o seu mais profundo pesar pela morte do poeta, escritor, jornalista e ativista cultural Mauro Modesto, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 13, em Rio Branco.

Membro fundador da Academia Acreana de Letras, primeiro presidente da Fundação Elias Mansour, o acreano de Sena Madureira Mauro Modesto deixa um legado de honra e dedicação às letras e à cultura acreana.

Rogamos a Deus que possa, neste momento de profunda dor, consolar seus familiares.

Gladson de Lima Cameli
Governador do Estado do Acre

Matérias relacionadas:

Prefeita Fernanda prestigia a posse da nova diretoria da Academia de Artes e Letras em Brasiléia

Fernanda Hassem e Academia Acreana de Letras participam de lançamento de livro em Brasiléia

A convite da Prefeitura Poetas acreanos realizam rodas de poesias nas escolas de Brasileia

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acreano está há 2 meses na Ucrânia lutando contra a Rússia: “Deus no comando”

Publicado

em

O acreano Jair Santana da Silva, de 30 anos, natural de Rodrigues Alves, está há cerca de dois meses na Ucrânia, no combate contra a invasão da Rússia. Ele viu na participação na guerra uma oportunidade de agregar valor ao seu currículo e cita que está no ‘front’ para cumprir uma missão pessoal, apesar dos perigos diários.

Em entrevista ao portal Juruá 24 horas, Jair descreveu a realidade dura do conflito. “É muita artilharia, muito drone. E quando vai pra missão é Deus no comando sempre, nos protegendo, nos guiando em tudo. Mas o trem é feio aqui mesmo. O risco é constante pelos drones e em muitas ocasiões a morte está no céu”, relata

A guerra da Rússia contra a Ucrânia foi iniciada em 2022. O conflito já resultou em centenas de milhares de baixas civis e militares de ambos os lados, com impactos humanitários graves. Militares estrangeiros, incluindo brasileiros, participam voluntariamente da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, atraídos por convicções pessoais ou ideológicas, apesar dos riscos elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

No Acre, secretário diz ‘testar’ lâmpada usando peixe-elétrico

Publicado

em

O secretário municipal de Produção e Sustentabilidade de Jordão, interior do Acre, Eudes Mendes, encontrou um peixe-elétrico, conhecido como poraquê, em uma área alagada da zona rural da cidade e decidiu testar a fama do peixe conhecido por gerar choque elétrico.

Em vídeo publicado nas redes, Eudes utiliza uma lâmpada para verificar a descarga. Ao encostar no animal, a lâmpada acende.

O registro ocorreu após uma forte chuva que deixou áreas alagadas na região. É comum que esses peixes apareçam em áreas alagadas durante o período chuvoso.

O poraquê é típico da região amazônica e pode produzir descargas elétricas que, segundo especialistas, chegam a mais de 600 volts, usadas pelo animal para defesa e captura de presas.

Com informações do Portal AcreV

Comentários

Continue lendo

Geral

Porco-espinho aparece em quintal de residência durante o Natal em Sena Madureira

Publicado

em

Um porco-espinho, também conhecido como cuandú, apareceu no quintal de uma casa localizada no bairro Eugênio Areal, conhecido como invasão da Xiburema, em Sena Madureira, durante o feriado de Natal, e surpreendeu os moradores da residência.

O animal ficou alojado em uma árvore do quintal. A moradora Elenir Freitas percebeu a presença do porco-espinho e optou por não tentar removê-lo por conta própria, acionando o Corpo de Bombeiros para avaliar a situação.

Uma equipe esteve no local, registrou imagens do animal, mas a captura não foi realizada naquele momento, já que ele permaneceu no alto da árvore, sem oferecer risco imediato à família.

A agilidade do porco-espinho chamou a atenção dos moradores, especialmente quando ele foi visto retirando uma fruta do local para se alimentar.

Caso o animal desça da árvore e tente entrar na residência, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado novamente.

 

Foto: Reprodução:Contil

Comentários

Continue lendo