Acre
Poder Judiciário do Acre participa do V Congresso Estadual do Ministério Público
Atividade representa um momento valioso para troca de conhecimentos e explora novas abordagens para os desafios que sistema de justiça enfrenta
Fortalecendo laços institucionais, demonstrando compromisso com a melhoria contínua no serviço público, além de colaborar no compartilhamento de conhecimentos foi que integrantes do Poder Judiciário do Acre fizeram parte do V Congresso Estadual do Ministério Público do Estado do Acre que ocorreu nos dias 22 e 23, no auditório da sede da instituição.



Com o tema “Tendências Processuais sob a Ótica da Atuação do MP”, o evento reuniu especialistas renomados para palestras e discussões. A diretora do Foro da Comarca de Rio Branco, juíza de Direito Luana Campos, integrou o dispositivo de honra representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre. Para ela, a atividade representa um momento valioso para trocar conhecimentos, compartilhar experiências e explorar novas abordagens para os desafios que sistema de justiça enfrenta.
O juiz de Direito Anastácio Menezes, como palestrante do Poder Judiciário, palestrou “A Posse e a Sua Processualização”. Ao iniciar a palestra, o juiz Anastácio Menezes agradeceu pelo convite e se disse feliz em retornar ao MP para um evento muito significativo. Ele discutiu a transição do pensamento sobre posse de um enfoque problemático para um sistemático, enfatizando a necessidade de um sistema processual que assegure decisões justas e fundamentadas.
“O assunto que abordei foi para pensarmos acerca de como foi que a posse se tornou processo ou como a posse foi processualizada. Tentarei, na medida do possível, responder a seguinte pergunta: de que forma a posse foi processualizada e como aconteceu?”, disse.
O evento teve a palestra “Juiz de Garantias e o Enfrentamento ao Crime Organizado”, ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Paulo Schoucair; o procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro do Nascimento, apresentou a palestra “Noções Introdutórias Sobre o Doppio Binario Processual no Direito Processual Penal Italiano”.


O congresso contou também com discussões sobre o “Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas: Lembranças do Passado e Perspectivas para o Futuro”, com o promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso (MPMT), Mauro Zaque e “Precedentes Obrigatórios e Vinculação Jurisprudencial”, com o juiz federal Wendelson Pereira Pessoa.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.