Acre
PMDB e PP se reúnem para aparar arestas e tentar fechar aliança para eleições municipais
As declarações controversas de políticos de PMDB e PP sobre o lançamento de pré-candidaturas e troca de apoio para formação de chapas majoritárias na disputar das prefeituras do interior do Acre, em 2016 – acenderam a luz amarela na cúpula das duas legendas. Lideranças de PP e PMDB se reúnem na tarde desta quarta-feira (30), na sede peemedebista para aparar arestas e tentar afinar os discursos, quando o assunto o debate girar em torno de eleições municipais.
A reunião acontece após o deputado estadual Nicolau Júnior (PP), se posicionar contra as declarações do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB). O peemedebista informou durante eventos de seu partido que Zequinha Lima, o nome apresentado como pré-candidato a prefeito pelo PP, seria o vice na chapa de Ilderlei Cordeiro (PMDB), o escolhido pelo gestor municipal como pré-candidato a prefeito da segunda maior cidade do Vale do Juruá.
Sem a presença de Nicolau Júnior, o senador Gladson Cameli compareceu a reunião. Vagner Sales chegou acompanhado de Ilderlei Cordeiro. Sales destaca que apresentou uma pré-candidatura porque entende que a condição de seu partido ocupar o mandato de prefeito também garante que ele participe ativamente da escolha de seu sucessor. “Não há briga. Os partidos exercem o direito democráticos de apresentarem suas pré-candidaturas”, diz Sales
O senador Gladson Cameli disse que o debate foi proveitoso do ponto de vista político para os líderes das legendas. De acordo com o progressista, PMDB e PP trabalharão com a possibilidade de compor chapas nos municípios que tenham os melhores candidatos, dividindo de acordo com a preferência do eleitorado a cabeça e a vaga de vice. Esta composição dependerá da avaliação dos nomes apresentados pelos dois partidos, através de pesquisas de opinião.
“O PP não tem nenhum interesse de não estar na mesma coligação com o PMDB. Nós temos que trabalhar unidos para fortalecer o bloco nos 22 municípios, PMDB e PP juntos e lançar os candidatos que tenham condições de ganhar as eleições, com PMDB em na cabeça de algumas chapas e o PP como vice. No município que o PP tive vantagem, ocuparemos a cabeça da chapa. Este acordo poderá se estender aos demais partidos do bloco”, destaca Cameli.
O presidente do PMDB, deputados federal Flaviano Melo, defende a união entre as oposições no Estado. “Acredito que o eleitor é o principal personagem numa eleição. Nada melhor que consulta-lo para definir quais os nomes que eles defendem. Estamos apenas iniciando os debates para a disputa eleitoral do ano que vem. O diálogo vai ser aberto com todos os partidos que estiveram juntos na última disputa e também com aqueles que queiram ingressar no bloco”.
Com informações do ac24horas.com
Comentários
Acre
Cruzeiro do Sul inicia trabalho paliativo em locais afetados pelas chuvas
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (5) para relatar os impactos das chuvas intensas que atingiram o município nas últimas horas. A forte precipitação causou danos significativos, incluindo o afundamento de algumas ruas.
No vídeo, Zequinha Lima ressaltou a intensidade da chuva que atingiu Cruzeiro do Sul. Segundo o gestor, o volume elevado de água causou prejuízos e transtornos.”Como vocês mesmos observaram, a chuva realmente foi muito intensa, muito forte, e a chuva, quando ela é nesse nível, pode causar alguns prejuízos e acarretar uma série de transtornos dentro da cidade”, disse.
O prefeito destacou que, ainda na noite anterior, acompanhou a equipe municipal para liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval. “Ontem nós acompanhamos com a nossa equipe, e à noite ainda, para poder liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval”, pontuou Zequinha.
Pela manhã, a prefeitura mobilizou a equipe técnica da Secretaria de Obras para avaliar os danos e definir as medidas emergenciais. Segundo Zequinha Lima, um bueiro existente na avenida será substituído por galerias pluviais mais robustas.
“Hoje de manhã trouxemos toda a nossa equipe técnica aqui da Secretaria de Obras para que pudesse analisar de fato o que é que tem acontecido aqui. Nós vamos fazer um trabalho paliativo, vamos iniciar daqui a pouco, de maneira que ali nós temos um bueiro naquela avenida, e aquele bueiro vai ser substituído por galerias”, relatou.
O prefeito explicou que a gestão está buscando recursos para viabilizar essa mudança de forma definitiva.
“Então, a gente vai nos preparar para que, em breve, a gente possa ter o recurso suficiente para transformar aquilo ali numa galeria e dar continuidade a esse córrego aqui, que já é todo ele feito de galeria”, destacou.
O gestor também ressaltou que a situação poderia ter sido ainda mais grave, mas que ações preventivas realizadas recentemente ajudaram a minimizar os impactos.
“O problema não foi maior ainda porque vocês perceberam que há poucos dias nós limpamos ali o canal da Avenida Coronel Marcelino. Então, a limpeza fez com que a gente não tivesse tantos prejuízos na parte de cima do córrego da Avenida Marcelino”, encerrou.
Assista ao vídeo:
Comentários
Acre
Acre e outros oito estados em alerta por aumento de síndromes respiratórias graves, aponta Fiocruz
Crescimento de casos entre crianças e adolescentes preocupa; especialistas recomendam uso de máscaras e ambientes abertos durante o Carnaval

Dados são do boletim Infogripe da FioCruz/Foto: Reprodução
O Acre está entre os nove estados brasileiros que registraram níveis de alerta, risco ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 16 e 22 de fevereiro, segundo o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última sexta-feira (28). O estudo revela um aumento significativo de casos em crianças e adolescentes de até 14 anos, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe.
Além do Acre, as unidades federativas em situação preocupante são Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, destacou que, embora não haja incidência elevada de Covid-19 durante o período do Carnaval, é essencial adotar cuidados para evitar a propagação de vírus respiratórios.
“Em caso de sintomas gripais, como coriza, dor de garganta, febre ou tosse, a recomendação é evitar festas e aglomerações. Outra opção é curtir o Carnaval usando máscara e priorizando ambientes abertos”, orienta Portella.
A especialista também chamou a atenção para o aumento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes, um padrão já observado em anos anteriores. No entanto, o estado de Goiás merece atenção especial devido ao crescimento associado ao vírus sincicial respiratório (VSR).
Quanto à Covid-19, Portella afirmou que não há áreas de alto risco no momento, mas destacou uma tendência de estabilidade ou oscilação nos números de novos casos, principalmente em estados das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso.
Você precisa fazer login para comentar.