Brasil
Planaltina celebra 165 anos com desfile de moda autoral no próximo sábado (17)

Cidade mais antiga do Distrito Federal, Planaltina completará 165 anos no próximo dia 19 de agosto (segunda-feira). Em comemoração à data histórica, o projeto cultural Planaltina, no Coração do Planalto Central vai promover um desfile de moda autoral, o qual será seguido por um show musical de artistas locais.
O evento acontecerá no sábado (17), na Praça Salviano Monteiro Guimarães, mais conhecida como Praça do Museu, no Setor Tradicional de Planaltina , a partir das 19h.
O projeto, que vem sendo desenvolvido desde junho, buscou valorizar a pluralidade de corpos e histórias das mulheres da cidade. A partir de um chamamento público, mais de 100 mulheres se inscreveram, e 20 foram selecionadas para participar do desfile, o que representa diferentes faixas etárias e diversidade étnica — 67,7% das inscritas se autodeclararam pretas ou pardas.
Estilista e idealizadora do projeto, Thalita Lobo destacou a importância da representatividade nas criações e na seleção das modelos.
“Em cada desenho e em todo o processo de criação dos looks, houve um profundo respeito pela cultura de Planaltina. As mulheres que participarão do desfile trazem em suas vivências uma beleza única, que reflete a resistência e a riqueza cultural de nossa cidade”, afirmou.
Durante o desfile, serão apresentados 20 looks que traduzem o contexto cultural de Planaltina, com peças exclusivas, algumas delas confeccionadas com tecido pintado à mão.
“O desfile contará com uma alfaiataria autoral, que busca capturar a essência da cidade através da moda”, ressaltou a estilista.
Planaltina, no Coração do Planalto Central é um projeto que visa valorizar e divulgar a moda produzida no Distrito Federal, com ênfase no trabalho de artistas independentes da cidade homenageada.
A iniciativa, que foi selecionada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do DF, prioriza uma produção periférica, diversa, inclusiva e que representa a pluralidade da mulher.
O evento terá ainda um show da DJ Ketlen, que promete encerrar as comemorações com muita música e energia.
Serviço:
– Desfile do projeto “Planaltina, no Coração do Planalto Central”
– Data: 17 de agosto de 2024
– Horário: 19h
– Local: Praça Salviano Monteiro Guimarães (Praça do Museu), Setor Tradicional de Planaltina
– Encerramento: Show com a DJ Ketlen
The post Planaltina celebra 165 anos com desfile de moda autoral no próximo sábado (17) first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional
Comentários
Brasil
Um olhar sensível sobre elas: MPAC promove concurso sobre mulheres em situação de rua
A proposta é provocar um olhar mais humano, atento e empático, utilizando a fotografia como instrumento de expressão e conscientização

A iniciativa faz parte das comemorações pelos 12 anos do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e busca sensibilizar a população para as vivências e desafios enfrentados por essas mulheres. Foto: captada
Com o objetivo de ampliar a visibilidade das mulheres em situação de rua e estimular a reflexão social por meio da arte, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou o concurso de fotografia “Quem São Elas? Um Olhar Sobre as Mulheres em Situação de Rua”.
A iniciativa faz parte das comemorações pelos 12 anos do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e busca sensibilizar a população para as vivências e desafios enfrentados por essas mulheres. A proposta é provocar um olhar mais humano, atento e empático, utilizando a fotografia como instrumento de expressão e conscientização.
O concurso está dividido em três categorias:
Celular: voltada a registros espontâneos do cotidiano;
Profissional: para fotografias que utilizem técnicas avançadas de composição e narrativa visual;
Imagem IA: destinada a criações que combinam retratos reais com recursos digitais e inteligência artificial, em representações simbólicas.
Aberta ao público em geral, a competição valoriza tanto a autenticidade de cenas reais quanto a inovação no uso da tecnologia, promovendo criatividade, engajamento e responsabilidade social por meio da fotografia.
Comentários
Brasil
Novo ministro da Previdência e presidente do INSS se reúnem neste domingo

Edfício sede do INSS, em Brasília • Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o recém chegado presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, terão primeiro encontro neste domingo (4), em meio à pressão para que o governo devolva o dinheiro desviado de aposentados e pensionistas, por entidades associativas.
A reunião está marcada para 11h. O novo ministro convocou o presidente do INSS. Wolney também deve ir à Casa Civil, neste domingo.
Waller, que é procurador federal, não foi indicado pelo PDT, partido de Wolney e do ex-ministro Carlos Lupi. O nome dele chegou até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de auxiliares da área jurídica.
Entre funcionários da pasta, Gilberto Waller tem sido chamado de “xerife”, já que a missão é colocar ordem no INSS.
O valor estimado dos desvios é de R$ 6 bilhões, descontados ilegalmente entre 2019 e 2024. Mas este cálculo ainda não é definitivo.
Trabalhadores rurais, indígenas e outros grupos mais vulneráveis foram os mais afetados, de acordo com investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU).
Diante da repercussão negativa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o comando da Previdência e do INSS. Também determinou levantamento de informações e que um plano de ressarcimento fosse organizado ainda durante o feriado.
O governo pretende fazer o anúncio nesta semana.
Fonte: CNN
Comentários
Brasil
Agência aponta arcebispo do Amazonas como possível sucessor do Papa

Foto: Reprodução/Internet
O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, 74, foi incluído em uma lista de possíveis sucessores do papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Segundo a agência Reuters, o brasileiro aparece entre os “papáveis” para o Conclave, processo reservado aos cardeais da Igreja Católica que escolhe o novo pontífice. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2).
Nomeado o primeiro cardeal da Igreja Católica da Amazônia em 2022, o cardeal brasileiro tem se destacado por defender causas alinhadas ao legado de Francisco, como a proteção ambiental e a tolerância religiosa.
O papa Francisco nomeou Steiner, como primeiro cardeal da Amazônia durante o consistório para a criação de 20 novos cardeais da Igreja Católica, em agosto de 2022. A cerimônia ocorreu durante celebração eucarística na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Outros dois brasileiros também são cotados: Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador.
Você precisa fazer login para comentar.