Acre
Piso salarial: Comissão de Saúde aprova audiência pública solicitada por Eduardo Veloso para discutir remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira(6),requerimento de autoria do deputado Eduardo Velloso para realização de audiência pública para discussão do Projeto de Lei n° 765/2015 que altera lei sobre salário-mínimo(piso salarial) de médicos e cirurgiões-dentistas. Para o deputado, a remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas é uma questão de extrema importância para toda a sociedade, ”e ainda fator determinante para atrair e manter talentos na área de saúde em regiões remotas do País”.
Segundo o parlamentar acreano, a audiência pública terá como convidados representantes da Associação Médica Brasileira(AMB),do Conselho Federal de Medicina(CFM),Associação Brasileira de Odontologia(ABO),do Ministério da Saúde e o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas(FIO),José Carrijo Brom. ”Haverá um debate amplo e democrático contando com as maiores autoridades da medicina e odontologia brasileiras”, destacou Velloso.
Para o parlamentar, a remuneração dos médicos e cirurgiões-dentistas reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados “e, consequentemente, na saúde da própria população”. O deputado lembrou que a Lei n° 3999/1991 estabeleceu parâmetros para a remuneração desses profissionais, mas acrescentou ser “imperativo revisar esses valores à realidade econômica e inflacionária atual”.
Projeto de lei
Velloso lembrou que como o Projeto de Lei n° 765/2015(da qual é relator) propõe mudanças nos salários de médicos e cirurgiões-dentistas, a realização de uma audiência pública proporcionará um espaço extremamente oportuno para o diálogo entre autoridades, representantes desses profissionais , organizações da sociedade civil e a população em geral.
De acordo com o deputado, a participação cidadã na audiência pública é essencial para a construção de políticas públicas mais justas e alinhadas com as necessidades da população, assegurando que as mudanças propostas beneficiem a sociedade como um todo. Para Velloso, falar sobre piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas é compreender as necessidades dessas categorias “que estão na linha de frente da saúde brasileira”.
Comentários
Acre
Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza
Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot
Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.
O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.
VÍDEO:
Comentários
Acre
Ufac abre seleção para professores em parceria com Motorola e Fundape

Foto: Arquivo
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta segunda-feira, 7, o Edital nº 09/2025 com objetivo de formar um banco de professores desenvolvedores seniores para atuar no projeto de capacitação “Web Academy”, fruto de um convênio com empresas como Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape).
O edital prevê a seleção de professores para atuar nas turmas 7 e 8 do curso de capacitação, mas os aprovados poderão compor o banco de docentes para futuras turmas, desde que haja compatibilidade entre o perfil do candidato e as disciplinas a serem ofertadas.
A exigência mínima é de graduação nas áreas de Computação — incluindo cursos como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas — além de vínculo formal com instituições conveniadas à Fundape e experiência comprovada de pelo menos três anos no ensino superior.
As atividades docentes são presenciais e remuneradas via bolsas com valor de R$ 170,00 por hora-aula, acrescido de 23,33% referentes ao planejamento pedagógico. O pagamento será feito mediante envio de relatórios e diretamente pela Fundape.
O processo de seleção será realizado em fase única, composta pela análise documental e curricular dos candidatos. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço [email protected], com o assunto “Inscrição Professor Web Academy: código_da_disciplina – nome_do_candidato”.
A lista dos aprovados será publicada no site da Ufac e a convocação seguirá estritamente a ordem de classificação. O edital ainda estabelece critérios de desempate como titulação acadêmica, produção científica e idade.
Confira:
Comentários
Acre
Polícia Militar do Acre prende mais um suspeito por homicídio de vigilante em Rio Branco
Criminoso foi encontrado escondido em casa em construção após fugir de abordagem; outros dois envolvidos já estavam detidos, incluindo um baleado durante o crime.
A Polícia Militar do Acre prendeu, nesta segunda-feira (7), mais um suspeito de envolvimento no assassinato do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, em Rio Branco. O indivíduo foi capturado após tentativa de fuga e esconderijo em uma obra abandonada.
De acordo com a PM, o homem foi localizado na Rua Blumenau, onde populares ajudaram a identificá-lo. Ele se escondeu atrás de uma tampa de caixa d’água em uma construção, mas foi surpreendido pelos policiais. O suspeito foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para interrogatório.
Outro acusado já havia sido detido no bairro Calafate, enquanto um terceiro envolvido, baleado durante o confronto com a vítima, permanece hospitalizado sob custódia. As investigações continuam para apurar detalhes do crime.
Você precisa fazer login para comentar.