Conecte-se conosco

Brasil

Piscina: 6 dicas de como manter ela limpa por mais tempo

Publicado

em

Créditos: Bill Oxford/iStock

Cloro, escova, filtro e peneira: saiba para que serve cada um e como utilizar para uma limpeza eficaz da piscina

Nada é mais convidativo para espantar o calor que um dia na piscina com amigos e familiares reunidos. No entanto, é muito importante que a piscina esteja limpa e pronta para uso. Para isso, é preciso seguir alguns passos de limpeza e cuidados com ela.

Ao contrário do que muitos pensam, manter uma piscina limpa é um processo bem simples. No caso, é fundamental que ele seja feito com certa frequência, justamente para não tornar a limpeza mais trabalhosa.

Comece pelo exterior

A primeira dica é começar a limpar a piscina pela área externa, varrendo e recolhendo folhas e flores do entorno, visando evitar que caiam na água durante a limpeza. Isso porque, quando elas caem na piscina, podem ser aspiradas pelo sistema de bombeamento da piscina e entupir o filtro, dificultando a limpeza e até mesmo queimar a bomba.

Além disso, com o tempo, folhas e flores começam a apodrecer. Com isso, elas podem alterar o pH da água, o que pode ocasionar proliferação de algas — que podem dar aquela coloração esverdeada na piscina.

Utilize a peneira todos os dias

Uma vez recolhida a sujeira externa, é hora de passar a peneira na água de dentro da piscina para retirar qualquer detrito maior, como insetos e folhas. O ideal é que isso seja feito todos os dias, visando diminuir o esforço e o desgaste do filtro da piscina — que irá trabalhar apenas para remover as partículas menores.

Revise o filtro regularmente

Conferir filtro da piscina com regularidade é muito importante para saber o momento certo de fazer a limpeza dele. Fazendo isso, também é possível identificar que tipo de sujeira é mais comum naquela piscina, ou seja, se é areia, poeira, pequenos insetos, folhas, etc.

A maioria dos filtros de piscina é lavável, basta apenas retirar do conjunto de bomba e lavar com uma mangueira. Um filtro limpo e desobstruído trabalha com mais eficiência e prolonga a vida útil da bomba.

Utilize a ducha antes de entrar na piscina

Instruir todos que irão utilizar a piscina a passar pela ducha antes de entrar na água ajuda a mantê-la limpa por mais tempo. Isso porque a ducha retira do corpo os resíduos e partículas que podem sujar a piscina. No caso do suor, protetor solar e óleos de bronzeamento, eles podem alterar o pH e também reagir com os produtos químicos de limpeza, em especial com o cloro, gerando cloraminas — cuja presença causa ardor nos olhos.

Tratamento químico

Após retiradas todas as partículas maiores suspensas na água, é hora de tratar quimicamente a piscina para evitar algas e bactérias. Os kits de limpeza vêm equipados com itens para verificação do pH da água, presença de bactérias, etc. O ideal é aplicar esses produtos semanalmente e quando a piscina não estiver sendo utilizada

Cloro, barrilha e decantadores são os produtos mais utilizados para a limpeza. O decantador vai precipitar todas as micropartículas que estão flutuando. Já a barrilha é usada para equilibrar o pH da água, e o cloro atua como um bactericida e algicida.

Aspiração e escova

Depois de tratada quimicamente, a piscina fica com uma espécie de “poeira” no fundo. Isso porque as partículas que estavam em suspensão  decantam durante o tratamento químico. É nesse momento que o aspirador deve ser utilizado. Essa etapa deve ser feita com muito cuidado para não agitar a água e misturar as partículas novamente.

No caso do revestimento para piscina, após a aspiração é preciso utilizar o escovão para esfregá-lo, de modo a retirar o que pode ter sobrado de sujeira. Assim como o tratamento químico, a aspiração e a escovação do revestimento devem ser feitos semanalmente, visando evitar o acúmulo excessivo de sujeira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Mega da Virada: Veja os números mais sorteados na história do concurso especial

Publicado

em

Por

A Mega da Virada 2025 deve pagar um prêmio estimado em R$ 1 bilhão, o maior valor já oferecido na história do concurso especial. As apostas estão abertas desde 1º de novembro e podem ser feitas até as 20h do dia 31 de dezembro. O sorteio também será realizado no último dia do ano, às 22h.

Para participar, o apostador pode escolher de 6 a 20 números entre os 60 disponíveis no volante ou optar pela Surpresinha, modalidade em que o próprio sistema seleciona as dezenas automaticamente. (leia mais abaixo)

Além de apostar de forma aleatória, há quem prefira se guiar por padrões e estatísticas da loteria. Nesse contexto, surge uma pergunta comum entre os jogadores: quais são os números que mais vezes já apareceram nos sorteios da Mega da Virada?

Segundo a Caixa Econômica Federal, o número 10 é o mais recorrente na história do concurso, tendo sido sorteado em cinco edições até agora.

Em seguida aparece as dezenas 5 e 33, que já saíram quatro vezes. Outros números também se destacam, como mostra a tabela abaixo:

Comentários

Continue lendo

Brasil

Mercado teme insegurança jurídica se STF reverter liquidação do Maste

Publicado

em

Especialistas do mercado financeiro que acompanham o dia a dia do Banco Central veem com preocupação a maneira como o Poder Judiciário tem lidado com o caso do Banco Master.

Decretada no dia 18 de novembro pela autarquia reguladora do sistema financeiro, a liquidação extrajudicial do Master se deu em meio a uma fraude de R$ 12 bilhões. Na tentativa de manter sua liquidez, a instituição criou carteiras de crédito e fundos falsos, sem lastro, e tentou revendê-los para manter seus cofres.

Na última semana, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU (Tribunal de Contas da União), ordenou que o Banco Central apresente os fundamentos técnico-jurídicos da liquidação, questionando uma cronologia atípica do processo decisório.

Ex-diretor de Política Monetária do BC e presidente do Conselho de Administração da JiveMauá, Luiz Fernando Figueiredo é enfático ao apontar que os questionamentos levantados são “fora de propósito”.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cinco pessoas morrem em acidente de carro em Goiás; três eram PMs

Publicado

em

Acidente aconteceu no município de Firminópolis (GO), na tarde desta quarta-feira (25)

Grave acidente envolveu dois veículos • Reprodução/Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Três policiais militares estão entre as cinco vítimas de um grave acidente, nesta quinta-feira (25), na GO-164, altura do km 397, no município de Firminópolis, Goiás. Os agentes estavam de folga no momento do acidente.

Segundo o CBMGO (Corpo de Bombeiros Militar de Goiás), dois veículos tiveram uma colisão frontal entre um automóvel de passeio e uma caminhonete, as vítimas do acidente ficaram presas nas ferragens. No carro de passeio estavam quatro pessoas, todas com ferimentos graves.

As mortes foram confirmadas no local pelo médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na caminhonete, duas vítimas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para atendimento hospitalar, sendo posteriormente confirmado um óbito na unidade de saúde.

O Governo de Goiás confirmou a identidade dos três PMs que morreram:

  • Robson Luiz Fortuna Filho – 31 anos;
  • Renato da Silva Duarte – 32 anos;
  • João Paulo Marim Guimarães – 32 anos.
Soldado Robson Luiz Fortuna Filho • Reprodução/Polícia Militar

Soldado Robson Luiz Fortuna Filho • Reprodução/Polícia Militar

Soldado Renato da Silva Duarte • Reprodução/Polícia Militar

Soldado Renato da Silva Duarte • Reprodução/Polícia Militar

Soldado João Paulo Marim Guimarães • Reprodução/Polícia Militar

Soldado João Paulo Marim Guimarães • Reprodução/Polícia Militar

O Governador Ronaldo Caiado também lamentou a morte dos agentes e das outras duas vítimas.

“Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade a todos os familiares, amigos e irmãos de farda, estendendo também minhas condolências às famílias das outras vítimas atingidas por esse acidente”, escreveu Caiado.

As equipes do CBMGO atuaram no desencarceramento das vítimas, retirando os corpos das ferragens e encaminhando ao IML (Instituto Médico-Legal).

A PMR (Polícia Militar Rodoviária) assumiu a ocorrência, ficando responsável pelo controle do tráfego e pela adoção dos procedimentos legais necessários.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo