Conecte-se conosco

Geral

PF e ICMBio deflagram operação contra desmatamento, extração ilegal de madeira e invasão de terras

Publicado

em

A Polícia Federal e o ICMBio realizaram na última semana do dia 17/7 ao dia 22/7 a Operação ”Bertholletia”. Os trabalhos visaram a repressão ao desmatamento ilegal, a extração irregular de madeira e a invasão de terras públicas no interior da Reserva Extrativista ARAPIXI (RESEX ARAPIXI).

A reserva foi criada a partir de solicitação das comunidades residentes na região, que se viam ameaçadas na segurança da posse de suas terras. A unidade foi criada no município de Boca do Acre/AM, pelo Decreto Presidencial de 21 de junho de 2006. A unidade de Conservação possui aproximadamente 134 mil hectares e tem papel fundamental na preservação do meio ambiente e no o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Para realização da operação, a Polícia Federal e o ICMBIO contaram com o emprego de avançadas geotecnologias de sensoriamento remoto e utilização de imagens satelitais de alta resolução espacial e temporal. Tais ferramentas possibilitam atuação precisa e eficaz dos órgãos federais na identificação de pontos de ocorrência de crimes ambientais, possibilitando melhor atuação na desintrusão de invasores e desestruturação da infraestrutura empregada para cometimento dos ilícitos.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito foi detido em flagrante após causar transtornos na casa da esposa, segundo a Polícia Militar

Um homem identificado como Madson, de 34 anos, foi preso em flagrante no último sábado (28), em Cruzeiro do Sul, por descumprimento de medida protetiva de urgência. A ocorrência foi registrada no bairro Cruzeirão.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada por familiares da vítima, uma mulher de 55 anos, que possui medida protetiva contra o suspeito. Ainda segundo os relatos, o homem, que seria dependente químico, voltou a apresentar comportamento alterado no local.

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

TJAC convoca novos estagiários de pós-graduação para envio de documentos

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) publicou nesta segunda-feira, 30, o Edital nº 11/2026 com a 22ª convocação de candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para estágio de pós-graduação. A medida tem como objetivo reforçar a atuação nas unidades judiciárias e administrativas do estado.

A convocação integra o cadastro de reserva formado pelos editais anteriores do certame e atende à necessidade de recomposição da força de trabalho, conforme orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo o tribunal, a presença de estagiários é considerada estratégica para garantir o funcionamento e a celeridade das demandas no Judiciário acreano.

Nesta etapa, foram chamados candidatos para atuação na comarca de Rio Branco, na área de Pedagogia, dentro do regime de ampla concorrência. Os convocados são Nill Weverton Magalhães da Silva, classificado em primeiro lugar, e Selma Feitosa de Almeida, em segundo.

De acordo com o edital, os candidatos têm prazo de cinco dias úteis para enviar a documentação exigida ao e-mail institucional da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores (Suged). A entrega correta dos documentos é condição essencial para o cadastro no tribunal e para futura convocação, conforme surgimento de vagas durante a validade do processo seletivo.

Entre os documentos solicitados estão identificação pessoal, comprovantes de escolaridade, certidões negativas, comprovante de matrícula em curso de pós-graduação, além de declaração de disponibilidade de horário e inexistência de outro vínculo de estágio. O envio deve ser feito em arquivo único, no formato PDF.

Comentários

Continue lendo

Geral

Violência doméstica cresce 27% no Acre nos dois primeiros meses de 2026

Publicado

em

Rio Branco concentra quase metade dos casos; Estado registra 1.152 ocorrências de janeiro a fevereiro

O Acre iniciou 2026 com aumento significativo nos casos de violência doméstica. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram registrados 1.152 ocorrências, segundo dados do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Acre. O número representa alta de 27,3% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 905 casos.

Janeiro liderou o registro de ocorrências, com 592 casos, enquanto fevereiro apresentou leve redução, com 560 notificações. Apesar da diminuição, os números ainda mostram a gravidade e a persistência do problema.

A capital, Rio Branco, concentra quase metade dos casos, totalizando 565, o que equivale a 49,05% do total estadual. Na sequência estão Cruzeiro do Sul (110 casos), Sena Madureira (71), Tarauacá (51) e Feijó (47).

Outros municípios também registraram números significativos, como Brasiléia (45), Xapuri (41) e Senador Guiomard (38). Já cidades menores, como Jordão e Santa Rosa do Purus, tiveram seis casos cada, enquanto Assis Brasil e Rodrigues Alves registraram sete ocorrências.

O levantamento reforça a necessidade de políticas públicas efetivas de prevenção, acompanhamento e proteção às vítimas de violência doméstica em todo o estado.

Outros municípios também registraram números relevantes, como Brasiléia (45), Xapuri (41) e Senador Guiomard (38). Foto: arquivo

Comentários

Continue lendo