Acre
Petecão reúne a militância do PSD e reafirma força do partido para as próximas eleições
Senador foi um dos poucos políticos do Brasil que não se envolveu nos esquemas de corrupção da Operação Lava Jato
WILIANDRO DERZE
O presidente do PSD no Acre, senador Sérgio Petecão, realizou o encontro regional da sigla no sábado (15) na sua chácara localizada na BR-364, próximo à Embrapa, onde reuniu quase mil lideranças de Rio Branco e interior do Estado. O evento contou com a participação dos prefeitos do partido no Acre: André Maia, de Senador Guiomard, e Marilete Vitórino, de Tarauacá, além dos 19 vereadores eleitos em 2016 e o deputado estadual Jairo Carvalho.
Durante o terceiro encontro regional da sigla, as lideranças do interior exaltaram principalmente que o senador Petecão foi um dos poucos políticos do Brasil que não se envolveu nos esquemas de corrupção da Operação Lava Jato e continuava credenciado a ser um representante do povo acreano no Senado Federal.

Pré-candidato a deputado federal, Marivaldo Melo ao lado do prefeito André Maia e do deputado Jairo Carvalho /Foto: Assessoria
O presidente do Banco da Amazônia no Acre, Marivaldo Oliveira, que foi convidado oficialmente por todas as lideranças do PSD para ser pré-candidato a deputado federal, se fez presente no evento e reafirmou que Petecão é um político honrado, pois se apresenta como um representante da sociedade com as mãos limpas e com o nome fora de qualquer lista de corrupção.
“Tenho certeza que a oposição vai entender que o Petecão sempre se dedicou à oposição e esteve presente em todas as eleições com sua militância, seu trabalho e principalmente convivendo e sabendo da realidade de todos os municípios acreanos. E por isso, será nosso candidato à reeleição”, destacou o pré-candidato a deputado federal, Marivaldo Oliveira.
Cercado por vereadores de quase todos os municípios, Petecão agradeceu a presença de Marivaldo no evento e destacou que o encontro é fruto de todo um trabalho dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e dirigentes partidários que não mediram esforços para participar da festa do PSD.
“Esse encontro mostrou a força de nosso partido e a união em torno de propostas e posicionamentos dentro da oposição. Nosso partido conseguiu plantar com dificuldade e muito trabalho em 2016 e vamos se Deus quiser colher conquistas em 2018”, destacou Petecão.
O parlamentar, que não se envolveu em nenhum dos esquemas ou sequer foi citado nas listas da Lava Jato, afirmou que não é de seu perfil tripudiar em cima daqueles que estão sendo acusado de participar desses esquemas. Mas deixou claro que a promessa que fez ao povo vem sendo cumprida rigorosamente em seu mandato.
O prefeito de Senador Guiomard, André Maia, que trouxe uma comitiva de militantes e simpatizantes de seu partido ao evento, agradeceu o convite do senador Petecão e do deputado Jairo Carvalho quando disputou a eleição em 2016 pelo PSD e pelo bom acolhimento que sempre teve no partido.
“O PSD fez 19 vereadores, dois prefeitos e outros tantos vice-prefeitos pela dedicação do senador Sérgio Petecão que sempre se fez presente no interior do Estado. Seja fazendo política ou sabendo das necessidades dos prefeitos do interior, colocando-se disposto e direcionando emendas para obras e ações contemplando a população. Por conta dessas ações temos um pré-candidato à reeleição no Senado Federal, que deve ocupar sem disputas internas uma das vagas na chapa da oposição em 2018”, disse André Maia.
O deputado Jairo Carvalho reafirmou que por onde anda no Estado leva a mensagem de que Petecão deve continuar sendo o senador do povo acreano pela dedicação população. “Nosso encontro mostra a força que o PSD tem dentro da oposição apresentando hoje a maior militância dentre os partidos de oposição de forma consolidada e unida em torno de um mesmo objetivo”, afirmou Jairo.
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitórino, discursou dizendo que o partido tem o dever de se dedicar na reeleição do senador Petecão em 2018, com trabalhos de ações partidárias em todos os municípios a partir de agora. “Em Tarauacá temos um partido organizado e cada vez mais forte para apoiar nosso senador e nosso candidato a governador da oposição em 2018. A outra vaga ao senado não importa quem seja, sendo da oposição, também iremos apoiar”, relatou Vitorino.
Ao final do encontro o senador reafirmou seu compromisso com a oposição e disse que seu trabalho junto ao povo acreano continuará sendo um marco em sua histórica política.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale






Você precisa fazer login para comentar.