Acre
Petecão diz a Dilma que referendo da hora do AC não foi aceito pela Frente Popular
O senador Sérgio Petecão, líder do Partido Social Democrático (PSD) no Senado Federal, se reuniu na quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff, governantes, e lideranças de partido da base aliada, para levantarem sugestões sobre a reforma política. O encontro durou quase três horas.
Sérgio Petecão apoiou a realização de plebiscito para os itens da reforma, e rechaçou a hipótese de haver um referendo – motivado pela situação de que aquele ocorrido no Acre, em 2010, onde a população se manifestou contrária à mudança do horário feita pelo governador Sebastião Viana, até hoje não foi cumprido.
“No meu Estado, o povo foi às urnas para dizer que não aceitava a mudança que o governador fez, e nem por isso a vontade popular foi respeitada”, disse Petecão, a presidente Dilma.
O senador garantiu que o instrumento do plebiscito valoriza efetivamente o que há de mais importante nas ruas do Brasil e permite que a população participe de forma mais direta nas decisões.
A diferença entre plebiscito e referendo
Apesar de se considerar plebiscito e referendo como sendo a mesma coisa, a verdade é que os dois conceitos podem significar ações muito diferentes e, por vezes, ter significados opostos.
O plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas; o referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica ou rejeita a lei já aprovada pelo Estado.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.