Conecte-se conosco

Acre

Petecão acredita que Senado aprovará impeachment; Rocha diz que testemunhou negociatas do governo

Publicado

em

Após aprovação do impeachment, oposição do Acre se reúne para analisar cenários pós-Dilma

Senador Petecão (PSD) disse que está confiante de que o Senado votará favorável ao impeachment da presidente Dilma/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Senador Petecão (PSD) disse que está confiante de que o Senado votará favorável ao impeachment da presidente Dilma/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Durante a manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), representantes de 10 partidos que integram a oposição se reuniram no auditório para uma reunião. Os líderes fizeram uma avaliação da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, aceito pela Câmara dos Deputados no último domingo (17) por 367 votos.

Entre as lideranças da oposição presentes estava o deputado federal Wherles Rocha (PSDB) e o senador Sérgio Petecão (PSD). O tucano comemorou a vitória da oposição na Câmara, e afirmou que o plenário da Casa respondeu à altura ao descontentamento da população com o governo Dilma. Rocha ressaltou o fato de que o governador do Acre, Tião Viana (PT), não correspondeu o anseio do Palácio do Planalto para articular mudanças em favor do PT dos votos já declarados contra o governo.

“A rua manifestou o desejo de mudança, e isso se refletiu na Câmara. Houve Estados que os governadores conseguiram mudar votos, já o governador do Acre não conseguiu mudar nenhum voto. Ele ficou só com os votos do PT e com o do César Messias, que está em outro partido [PSB], mas é do PT”, disse ele.

“O Executivo estabeleceu um balcão de negócios e fez toda espécie de proposta”, disse Rocha/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

“O Executivo estabeleceu um balcão de negócios e fez toda espécie de proposta”, disse Rocha/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Rocha afirmou ainda que foi testemunha das “negociatas” de última hora que aconteceram na Câmara patrocinadas pelo governo para tentar reverter o impeachment. “O Executivo estabeleceu um balcão de negócios e fez toda espécie de proposta. Ofereceram desde ministérios até facilidade na liberação de emendas”, afirmou o tucano.

O senador Sérgio Petecão (PSD) disse que está confiante de que o Senado votará favorável ao impeachment da presidente Dilma, e ressaltou que se sentiu feliz pelo fato da presidência nacional do PSD ter rompido com o PT.

Sem uma pauta pré-definida, os pré-candidatos a prefeito de Rio Branco, Raimundo Vaz (PR), Eliane Sinhasique (PMDB) e Francineudo Costa (PSDB) falaram a respeito de uma possível aliança para a eleição majoritária em Rio Branco. Nenhum deles, contudo, afirmou que abriria mão da candidatura em benefício do outro, mas ressaltaram que apoiarão aquele que conseguir chegar a um eventual segundo turno com o prefeito Marcus Alexandre (PT).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo