fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pesquisadores desenvolvem sensor capaz de diagnosticar febre amarela

Publicado

em

Aparelho é feito em impressora 3D e cumpre os critérios da OMS

Pesquisadores brasileiros e britânicos desenvolveram um biossensor eletroquímico capaz de detectar a infecção pela febre amarela utilizando cápsulas de café recicladas. Além de tornar o sensor mais sustentável a iniciativa torna a ferramenta mais barata por ser construída a partir de produtos reciclados. A ideia partiu da dificuldade em diagnosticar a infecção que tem sintomas semelhantes aos de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a chikungunya, a dengue e zika.

Desenvolvido por Cristiane Kalinke durante seu estágio de pós-doutoramento na Inglaterra, envolveu pesquisadores das universidades Federal de São Carlos e de São Paulo, além da Faculdade de Ciência e Engenharia da Universidade Metropolitana de Manchester (Inglaterra), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o sensor é feito em impressora 3D e cumpre os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para testes diagnósticos em locais remotos ou com poucos recursos.

O dispositivo funciona com eletrodos impressos em ácido polilático de cápsulas de café processadas e recicladas, que ficam em sua superfície. A reação eletroquímica acontece por meio da condutividade dos filamentos com nanotubos de carbono e negro de fumo como aditivos. Os fragmentos do DNA da febre amarela se encaixam na sequência genética de apenas uma gota de amostra de soro sanguíneo dos pacientes. Por meio da diferença de sinais antes e depois dessa ligação, o diagnóstico é feito. Além disso, também foi possível diferenciar resultados em amostras contendo o vírus da febre amarela e da dengue, o que permitiria o diagnóstico preciso da doença.

“Sensores miniaturizados como este poderiam ser facilmente transportados a regiões ou comunidades remotas, onde a febre amarela é mais comum. Isso é especialmente importante no caso de doenças comuns em países tropicais e consideradas negligenciadas, que carecem tanto de estratégias de prevenção quanto de tratamento”, disse a pesquisadora.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Copinha Arasuper terá duelos finais em todas as categorias

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Lukinhas é uma peça importante no Rei Artur na luta pelo título

A 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal terá nesta terça, 15, a partir das 18 horas, no ginásio do Sesc, os duelos finais nas categorias Sub-10, 12 e 14.

Cruz Azul e Furacão do Norte abrem a programação com a disputa no Sub-14. Escola do Galvez e Furacão do Norte decidem o título no Sub-12 e na final do Sub-10, o Rei Artur joga contra o Santa Cruz.

Artilheiros do torneio

Lukinhas, do Rei Artur, é o artilheiro com 22 gols. Edson Lucas, do Santa Cruz, lidera a artilharia do Sub-12 assinalando 11 gols e Nicolas, do Bangu, é o maior goleador do Sub-14 marcando 9 gols.

Premiação definida

A Copinha Arasuper vai distribuir R$ 9 mil reais em premiação e mais troféus e medalhas.

Arbitragem definida

Fábio Santos e Antônio Marivaldo serão os árbitros das finais da Copinha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vila da Amizade bate o Fluminense da Bahia e conquista vaga na Super Taça

Publicado

em

Foto PHD: Vila da Amizade segue na disputa do título da competição

O time da Vila da Amizade derrotou o Fluminense da Bahia por 5 a 1 nessa segunda, 14, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou uma vaga na segunda fase da Super Taça Acreana de Futsal.

Nas outras partidas da rodada, o Santinha bateu o Invictus por 3 a 2 e a Vila do Fuxico bateu o Lyon por 2 a 0, nas penalidades, após um empate por 3 a 3 no tempo normal.

No CIEC

Nos jogos disputados no CIEC, da Estação, os resultados foram: Acadêmica 4 x 3 Granada, Vila Acre 6 x 3 Fulham A e Fulham C 2 x 1 Santinha.

Próximos jogos

Cafu Auto Peças x Amigos do Doka

Fulham B x Amigos do Aníbal

P.F.C x Acre Esporte

Na quarta, 16, a partir das 18h45, no ginásio Álvaro Dantas

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Super Taça vai ter 5 partidas no CIEC e Álvaro Dantas pelo feminino

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Super Taça tem uma rodada com a promessa de jogos equilibrados

A fase de classificação da Super Taça de Futsal, no feminino, terá cinco partidas nesta terça, 15, a partir das 18h45, no CIEC, da Estação, e no ginásio Álvaro Dantas.

“A fórmula de disputa do feminino é diferente. As equipes foram divididas em grupos e os dois primeiros classificados de cada chave avançam para a segunda fase”, explicou Marcelo Fontenele.

Jogos da rodada

Futuro Real x Bujari

Real Sociedade x Bujari

Borussia x Glória

No CIEC

Base da Assermurb x Arsenal

Assermurb x Veneza

No Álvaro Dantas

 

Comentários

Continue lendo