Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisadores de Massachusetts desenvolvem estudo que prever câncer de mama até 5 anos antes do diagnóstico

Publicado

em

Identificar pacientes em risco de desenvolver cancro da mama tem sido um foco fundamental para os investigadores que procuram reduzir o número de mortes relacionadas com o cancro da mama

Com MGH

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um modelo de aprendizagem profunda que pode prever o câncer de mama a partir de imagens de mamografia até cinco anos antes que os médicos possam fazer um diagnóstico clínico.

Os pesquisadores desenvolveram um modelo de aprendizagem profunda que pode prever o câncer de mama a partir de imagens de mamografia até cinco anos antes que os médicos possam fazer um diagnóstico.

O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres e é responsável por cerca de 500.000 mortes a cada ano em todo o mundo. Atualmente, existem muitos tratamentos eficazes para o câncer de mama, mas o sucesso do resultado ainda depende do diagnóstico precoce.

Diagnósticos tardios requerem tratamentos mais agressivos, que acarretam efeitos colaterais consideráveis ​​e muitas vezes falham. Portanto, identificar pacientes em risco de desenvolver cancro da mama tem sido um foco fundamental para os investigadores que procuram reduzir o número de mortes relacionadas com o cancro da mama.

Programas de rastreio que utilizam mamografias são utilizados para permitir a detecção precoce e o tratamento do cancro da mama. Porém, esse tipo de rastreamento exige um exame cuidadoso de cada mamografia em busca de sinais de anormalidade, o que exige grande esforço devido ao grande número de mulheres que devem realizar o exame.

Além disso, como as imagens são revisadas manualmente, permanece um elemento de subjetividade e o risco de erro humano. Para acelerar a revisão das mamografias e permitir uma avaliação objetiva do risco, os investigadores têm trabalhado para desenvolver modelos informáticos que possam examinar de forma rápida e fiável as imagens da mamografia quanto ao risco de cancro da mama.

‘Padrões únicos de tecido mamário’

Usando informações de mais de 90.000 mamografias realizadas no Massachusetts General Hospital (MGH), uma equipe do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT desenvolveu um novo modelo de aprendizagem profunda que detecta padrões sutis de alterações no tecido mamário que o olho humano não consegue detectar.

Programado usando mamografias e resultados conhecidos de mais de 60 mil pacientes, o modelo identifica precursores de tumores malignos e pode prever, a partir de uma mamografia, se uma paciente tem probabilidade de desenvolver câncer de mama.

Ao contrário da avaliação dos principais fatores de risco, como idade, histórico familiar de câncer de mama, estado hormonal e densidade mamária, o modelo de aprendizagem profunda do MIT identifica padrões indicativos de câncer de mama. As previsões baseiam-se, portanto, em dados e podem ser feitas até 5 anos antes do desenvolvimento do cancro. Desta forma, o rastreio proporciona uma avaliação de risco individual que pode ser utilizada para personalizar programas de rastreio e prevenção de acordo com cada paciente.

Constance Lehman, professora de radiologia na Harvard Medical School e chefe da divisão de imagens mamárias do MGH, comentou sobre a pesquisa:

Desde a década de 1960, os radiologistas notaram que as mulheres têm padrões únicos e altamente variáveis ​​de tecido mamário visíveis na mamografia… Esses padrões podem representar a influência da genética, hormônios, gravidez, amamentação, dieta, perda e ganho de peso. “Podemos agora aproveitar esta informação detalhada para sermos mais precisos na nossa avaliação de risco a nível individual.”

O modelo foi utilizado para identificar retrospectivamente mulheres com alto risco de desenvolver cancro da mama a partir de quase 89.000 mamografias de rastreio consecutivas realizadas entre 2009 e 2012. Colocou correctamente 31% de todos os pacientes que subsequentemente desenvolveram cancro da mama no decil de maior risco. O valor correspondente obtido utilizando o modelo Tyrer-Cuzick existente foi de apenas 18%.

É particularmente surpreendente que o modelo funcione igualmente bem para brancos e negros, o que não acontecia com ferramentas anteriores. Se validado e disponibilizado para uso generalizado, isto poderia realmente melhorar as nossas estratégias atuais para estimar o risco.

A equipe pretende tornar seu modelo parte do padrão de atendimento. Ao prever quais as pessoas que desenvolverão cancro no futuro, as estratégias de gestão podem ser adaptadas em conformidade, prevenindo o desenvolvimento do cancro da mama e salvando vidas.

Fonte:

Yala A., et al. . Um modelo baseado em mamografia de aprendizagem profunda para melhor previsão do risco de câncer de mama. Radiologia. doi.org/10.1148/radiol.2019182716

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Brasil registra recorde de feminicídios em 2025; quatro mulheres são assassinadas por dia

Publicado

em

Por

Foram 1.470 casos no ano, contra 1.464 em 2024, a maior marca até então. Tipificação foi criada em 2015, quando ocorreram 535 mortes – crescimento de 316% em 10 anos

Ao longo do ano, o Brasil registrou uma série de casos de feminicídio que expõem a violência extrema sofrida por mulheres, muitas vezes dentro de relações afetivas marcadas por ameaças. Foto: art

O número de feminicídios bateu recorde no Brasil em 2025: foram 1.470 casos de janeiro a dezembro, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total supera os 1.464 registros de 2024, a maior marca até então.

Os registros oficiais de feminicídios apontam para quatro mulheres mortas por dia no ano passado.

Os números devem crescer mais, com os dados de dezembro do estado de São Paulo, que ainda não foram atualizados na base do governo federal. As estatísticas são computadas pelos governos estaduais e enviadas pelo governo federal, que as divulga.

Mesmo sem os números do último mês de 2025, São Paulo é o estado com mais casos, com 233. Minas Gerais (139) e Rio de Janeiro (104) aparecem na sequência.

Quantidade de vítimas de feminicídio por UF em 2025
Brasil registra recorde histórico de feminicídios em 2025; quatro mulheres são assassinadas por dia no país

Fonte: Sinesp • PB e SP não haviam enviado dados de dez/2025

Alta de 316% em uma década

A tipificação feminicídio, quando uma mulher é morta pelo fato de ser mulher, foi criada em 2015.

Naquele ano, ocorreram 535 mortes de mulheres nessa circunstância. Houve crescimento de 316% em 10 anos ao comparar com os números de 2025.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

A alta é constante desde que o crime passou a ser registrado dos homicídios.

Ao todo, 13.448 mulheres foram mortas em dez anos pelo fato de serem mulheres, o que representa uma média de 1.345 crimes por ano.

São Paulo (1.774), Minas Gerais (1.641) e Rio Grande do Sul (1.019) lideram as estatísticas. Roraima (7), Amapá (9) e Acre (14), registraram os menores números.

Em relação à taxa de mortes por 100 mil habitantes, Acre (1,58), Rondônia (1,43) e mato Grosso (1,36) têm os maiores números. Já Amazonas (0,46,), Ceará e São Paulo (ambos com 0,51) apresentam as menores taxas.

Especialista cita outros crimes para aumento nos feminicídios

Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Samira Bueno aponta que os números de feminicídios ainda são subestimados. Para ela, ainda não é possível afirmar que há consolidação do tipo penal do feminicídio, o que interfere nos registros oficiais.

Isso ocorre porque o feminicídio pode ser registrado como homicídio, apesar de indícios apontarem para um crime de ódio contra a mulher por ser mulher. Samira aponta que há estados em que os feminicídios representam de 40% a 60% de todas as mortes de mulheres, enquanto em outros, variam de 15% a 20%.

“Se estamos diante de um recorde, esse número muito elevado, fato é que ele ainda é subestimado e, na prática, é maior do que podemos mensurar”, diz Samira.

Ela elenca que pesquisas recentes feitas pelo Fórum apontam para aumento generalizado de tipos de violências cometidas contra mulheres, como perseguições, espancamentos e estrangulamentos — tipos de crimes que podem culminar, no futuro, em feminicídios.

“Quando a gente junta os registros, os boletins de ocorrência e soma a outras evidências, a gente percebe que muito provavelmente estamos diante, de dato, de um aumento na violência contra a mulher”, afirma a especialista.

Mudança no código penal

Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que aumenta a pena para feminicídio e para crimes cometidos contra a mulher.

A nova lei prevê que condenados por assassinato contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero terá pena mínima de 20 anos, e máxima de 40 anos.

Antes, a lei previa que o feminicídio deveria ser punido com prisão de 12 a 30 anos.

As penas serão aumentadas em 1/3 caso a vítima estivesse grávida ou nos três meses após o parto, bem como quando as vítimas forem menores de 14 anos ou maiores de 60. A pena também será aumentada em 1/3 caso o crime tenha sido cometido na presença de filhos ou pais da vítima.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Homem é esfaqueado seis vezes ao tentar devolver acessório de motocicleta em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada no bairro Vitória após desentendimento envolvendo venda parcelada de uma moto; suspeito fugiu

Josias dos Santos Matias, de 27 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (20), após ser atingido por seis golpes de faca na Travessa Boa Sorte, no bairro Vitória, na parte alta de Rio Branco. O ataque ocorreu no momento em que a vítima tentava devolver um acessório de motocicleta ao suspeito.

De acordo com informações repassadas por Josias à polícia, ele havia vendido uma motocicleta de forma parcelada a um homem identificado como Matheus Estevão da Rocha. O comprador, no entanto, pagou apenas a primeira parcela e deixou de quitar as demais.

Na segunda-feira (19), diante da inadimplência, Josias retomou o veículo, que estava equipado com um escapamento novo. O acessório foi solicitado de volta pelo comprador.

Já na tarde desta terça-feira, ao se dirigir à residência de Matheus para devolver o escapamento, Josias foi surpreendido pelo suspeito, que estava armado com uma faca. Durante a agressão, a vítima foi atingida com dois golpes nas costas, um no abdômen, um próximo ao olho direito e outro na cabeça. Após o crime, o autor fugiu do local a pé.

Mesmo ferido, Josias conseguiu correr até a casa de familiares e pedir ajuda. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. Uma ambulância de suporte avançado prestou os primeiros atendimentos, estabilizou a vítima e a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

Policiais militares do 3º Batalhão realizaram buscas na região, mas o suspeito não foi localizado. O caso será inicialmente apurado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Brasil

Fiéis celebram Dia de São Sebastião com missas, procissões e show nacional em Xapuri

Publicado

em

Padroeiro de Xapuri e forte devoção em Rio Branco, data marcou encerramento de programação religiosa e cultural que atraiu romeiros e visitantes

A data é marcada pelo encerramento de uma extensa programação religiosa e cultural nas duas cidades, com missas, procissões e atividades abertas ao público. Foto: captada 

Nesta terça-feira (20), católicos de Xapuri e Rio Branco celebram o Dia de São Sebastião, padroeiro do município do interior acreano e uma das tradições religiosas mais arraigadas também na capital. A data encerrou uma extensa programação que combinou fé e cultura, com missas, procissões e atividades abertas ao público.

Em Xapuri, as festividades começaram na última sexta (16) e incluíram uma inovação neste ano: na noite de segunda (19), o cantor nacional Wanderley Andrade fez um show de cerca de 2h30, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. A apresentação foi marcada pela forte interação e animação, conforme destacou a organização local.

Na capital, a paróquia dedicada ao santo também realizou celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção a São Sebastião no estado. A programação religiosa e cultural mobilizou moradores, romeiros e visitantes de outras regiões do Acre e do país.

Programação de São Sebastião de Xapuri

Dia 20/01 (terça-feira):

  • 14h – Santo terço, no interior da igreja
  • 15h – Missa Solene em honra a São Sebastião
  • 16h30 – Grande procissão pelas ruas e benção solene
  • 18h – Jantar comunitário, quermesse e leilão
  • 21h – Show católico (após a procissão) com Padre Erenildo, no Palco Principal
  • 23h55 – Fim das atividades

Nesta terça-feira (20), a programação em Xapuri segue com as celebrações e a tradicional procissão, que marca o encerramento da festa. À noite, está previsto um show católico com o padre Erenildo. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo