Acre
Pesquisa mostra vitória de Tião no primeiro turno
A única possibilidade de, pelo menos haver um segundo turno na eleição para o governo do Acre, se a votação fosse hoje, seria a divisão da oposição em várias candidaturas. Caso contrário, com qualquer dos dois principais candidatos concorrendo separados, a vitória do governador Tião Viana poderia acontecer ainda no primeiro turno. Mesmo com vários nomes na disputa, se forem considerados apenas os votos declarados, o governador tem ampla frente sobre a soma das intenções de votos de seus adversários, o que também pode mostrar a definição do pleito no primeiro turno. Essa é a conclusão que pode ser tirada da pesquisa exclusiva A TRIBUNA/ Data Control realizada na capital.
Na primeira alternativa, foram apresentados ao eleitor quadro com os nomes dos candidatos Antônia Lúcia, Márcio Bittar, Sérgio Petecão e Tião Viana. Nessa situação, o governador teria 47,3% dos votos contra 37,3% da soma de seus três adversários. Este percentual de 10% de vantagem encontra-se acima da margem de erro e a oposição precisaria diminuir a rejeição de seus candidatos entre os que votam nulo ou em branco e ainda conquistar os indecisos para forcar um segundo turno. Os votos nulos representariam 9,7% e os indecisos apenas 5,7%. Se apenas os votos nulos forem confirmados nesse patamar, a eleição poderia estar liquidada, fora da margem de erro.
Pelo quadro da pesquisa, nota-se que quem mais se aproxima do governador é o pré-candidato do PSDB, Márcio Bittar, com 19,2%, menos da metade dos votos de Tião. O candidato aventado pelo PSD, o senador Sérgio Petecão ficaria com 11,4%, um quarto do total de votos declarados para o candidato á reeleição pelo PT. Ainda nesta opção, a possível candidata do PSC, deputada federal Antônia Lúcia somaria 6,7% dos votos. Como a margem de erro da pesquisa é de 4%, o pleito poderia ser encerrado aí em primeiro turno. Leia a pesquisa na íntegra
A Tribuna

Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.