fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pesquisa aponta que 33% dos médicos do país atenderam via teleconsulta

Publicado

em

Dados da pesquisa TIC Saúde foram divulgados pelo Cetic

Regulamentada recentemente, a teleconsulta ou consulta médica não presencial foi utilizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país no atendimento a pacientes em 2022. Os dados foram divulgados nessa semana pelo Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). A  pesquisa TIC Saúde deste ano mostra um crescimento do uso de tecnologias por profissionais do setor quando comparado ao período anterior à pandemia, o que, para os pesquisadores, pode impactar positivamente a assistência à saúde.

Um dos avanços envolve dados de pacientes disponíveis eletronicamente. Entre os enfermeiros, as anotações de enfermagem aumentaram de 52% em 2019 para 85% este ano; o histórico e as anotações clínicas do paciente, de 62% para 85%; e as imagens e exames radiológicos, de 42% para 65%. Já entre os médicos, os maiores aumentos foram na disponibilidade de lista de medicamentos prescritos (de 74% para 85%); nos principais motivos que levaram o paciente ao atendimento (de 77% para 85%); e nas anotações de enfermagem (69% para 79%).

A pesquisa constatou avanço na utilização da chamada telessaúde, serviços prestados remotamente por meio de tecnologias da informação e comunicação. O monitoramento remoto de pacientes, por exemplo, que em 2019 era realizado por 16% dos enfermeiros, passou a ser utilizado por 29% deles em 2022. Entre os médicos, a prática foi de 9% para 23% no mesmo período. Também na comparação entre 2019 e 2022, o serviço de teleconsultoria, contato entre profissionais da área para sanar dúvidas, aumentou de 26% para 34% entre enfermeiros e de 26% para 45% entre médicos.

Os dados mostram ainda que a prescrição médica em formato eletrônico tem sido utilizada por 68% dos médicos no país. Entretanto, a forma de assinatura das prescrições continua sendo, em sua maioria, manual (71%). Já em relação a prescrições feitas pela enfermagem – item incluído pela primeira vez na pesquisa –, 51% foi realizada pelo computador e 68%, assinada manualmente.

Infraestrutura

Em 2022, de acordo com o estudo, 97% dos estabelecimentos públicos de saúde já contavam com computador, conta 94% em 2021. No Nordeste, por exemplo, 97% desses locais têm computador e internet disponível, contra índices de 92% e 91%, respectivamente, no ano anterior. As unidades básicas de saúde (UBS) registraram aumento no uso de computadores (passando de 94% para 97% no mesmo período) e no no acesso à internet (de 92% para 97%). De um total de 43 mil UBS, 1,3 mil não possuem esses recursos tecnológicos.

Segurança da informação

Ainda conforme a pesquisa, o percentual de estabelecimentos de saúde que contam com uma política de segurança da informação definida passou de 30% em 2021 para 39% em 2022. O avanço foi maior entre estabelecimentos privados, onde metade possui uma política sobre o tema, contra 25% dos públicos.

A pesquisa

Realizada desde 2013, a TIC Saúde tem como objetivo investigar a penetração das tecnologias da informação e comunicação em estabelecimentos de saúde e sua apropriação por profissionais de saúde. O estudo conta com o apoio de organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A realização da pesquisa é apoiada pelo Ministério da Saúde e o Departamento de Informática do SUS (Datasus), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Na edição deste ano, as entrevistas foram feitas entre abril e outubro de 2022 com 2.127 gestores de estabelecimentos de saúde localizados em todo o território nacional. A pesquisa também entrevistou 1.942 profissionais de saúde.

Edição: Maria Claudia

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Filho de Zé Vaqueiro tem parada cardíaca e volta pra UTI após alta : ‘Nos ajuda, Deus’

Publicado

em

Por

O pequeno Arthur, filho caçula de Zé Vaqueiro e Ingra Soares teve uma parada cardíaca nesta sexta-feira (17), e voltou a ser internado na UTI um dia após receber alta e ir para casa pela primeira vez.

Com 9 meses de vida, o bebê nunca havia deixado o hospital desde o nascimento por causa de complicações causadas pela síndrome de Patau. Ingra e Zé confirmaram a parada cardiorrespiratória do bebê, que está sob cuidados médicos.

“Hoje o Arthur teve uma parada cardíaca e já estamos com ele hospitalizado novamente na UTI. Uma síndrome cruel. Nos ajuda, Deus”, escreveu Ingra ao postar o menino deitado no leito do hospital. Zé, também deixou uma declaração emocionante nos Stories de seu Instagram. Confira abaixo:

Atualização sobre filho de Zé Vaqueiro — Foto: Reprodução/Instagram

Zé Vaqueiro sobre internação do filho — Foto: Reprodução/Instagram

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Yasmin Brunet aposta em look preto para ensaio e esbanja boa forma: ‘Um encanto!’

Publicado

em

Por

Yasmin Brunet apostou em um vestido preto justo e longo para encarar o sol desta sexta-feira (17). A modelo e ex-BBB de 35 anos, compartilhou com os fãs no Instagram uma série de fotos, feitas na rua e dentro de um elevador.

Com cinto e acessórios dourados, óculos escuros e os longos cabelos soltos, Yasmin deixou os fãs impactados com as imagens pra lá de arrasadoras.

“Uma mistura de deusa com perfeição”, se derreteu um internauta. “Não erra uma, sempre espetacular”, garantiu outra. “Essa mulher não é desse planeta”, brincou um terceiro. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Deolane Bezerra presenteia Fiuk e se declara: ‘Foi um prazer te conhecer’

Publicado

em

Por

A amizade de Deolane Bezerra e Fiuk tem se estreitado bastante em meio a rumores de um suposto affair entre eles. Nesta sexta-feira (17), a advogada e influenciadora presenteou o amigo com uma guitarra e se declarou a ele, o que deixou os “shippers” dos dois animados.

“Nesta caminhada foi um prazer te conhecer de verdade! Obrigada pelas risadas e conversas sobre a vida, mas vc não se livrou de mim viu. Você é muito especial… Amo a sua vida”, escreveu Deolane. Nos cliques, o casal de amigos aparece em um momento amoroso e descontraído. Fiuk ganhou da influenciadora uma guitarra branca da marca Fender, uma marca reconhecida no mercado musical pela qualidade. Guitarras deste modelo estão disponíveis no mercado por valores que começar nos R$ 2 mil e chegam até os R$ 20 mil, dependendo do modelo e exclusividade.

Nos comentários, fãs dos dois avaliaram a amizade: “Se virem e fiquem juntos”, brincou um usuário do Instagram. “Não perca tempo e curta o Fiuk! Ele é gente boa”, avaliou um fã da “Doutora”. “Sou da tropa que não acredita na tal amizade, mas sim, no começo de um novo amor”, declarou outra. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo