Acre
Peruano é preso pela PRF com drogas prontas para serem engolidas rumo a Rio Branco
Alexandre Lima
Um peruano de 53 anos, identificado pelas iniciais G.T.M., foi detido por uma equipe de agentes da Polícia Rodoviária Federal que estava de plantão no posto localizado na BR 317, no entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, no início da noite desta sexta-feira, dia 13.
Segundo foi apurado, os agentes pararam um taxi lotação que vinha da cidade de Assis Brasil, localizada na fronteira com o Peru. Dentro estava outros passageiros além do peruano, sendo que este chamou atenção que resolveram fazer uma busca em suas bagagens.
Foi quando perceberam que o homem levava uma garrafa térmica e apresentava peso acima do normal. Desconfiados, resolveram abrir e viram o motivo do nervosismo do peruano.
Dentro havia 95 capsulas contendo cloridrato de cocaína, pesando cerca de 01kg, prontas para serem engolidas por uma pessoa, conhecida por ‘mula’ e levadas ao seu destino. O peruano falou que a droga seria entregue na cidade de Rio Branco (Acre), receberia um valor de R$ 1.500 reais pelo ‘serviço’.
Preso em flagrante delito, o peruano e a droga foram levados para a sede da delegacia da Polícia Federal localizada na cidade de Epitaciolândia, onde seria ouvido pelo delegado plantonista para os procedimentos de praxe.
Pelo crime, o peruano poderá ser condenado a 15 anos ano menos, pelo crime de tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. O acusado poderá ser transferido ao presídio na Capital acreana a qualquer momento.
Comentários
Acre
VÍDEOS: Câmara de Brasiléia inicia trabalhos legislativos de 2025 com primeira sessão ordinária da nova legislatura
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, fez na manhã desta segunda-feira, 3, a leitura da mensagem governamental da administração municipal na abertura dos trabalhos legislativos na tribuna da Câmara Municipal
A Câmara de Brasiléia deu início aos trabalhos legislativos de 2025, marcando a abertura oficial do ano parlamentar e o começo da nova legislatura, eleita nas urnas em 6 de outubro de 2024. A primeira sessão ordinária aconteceu nesta segunda-feira (3/2), às 8h, no plenário da casa de leis, que fica no ‘Centro Histórico’ da cidade.
Este ano, a Câmara vai conduzir os debates e votações com uma nova composição, formada por 11 vereadores e vereadoras: Marquinho Tibúrcio (PP), Lucélia Borges (PSD), Djahilson Americo (REPUBLICANOS), Jorge da Laura (UNIÃO), Almir Andrade (PP), Careca Gadelha (PSD), Reinaldo Gadelha (MDB), Leonir Furtado (PP), Izabelle Araújo (REPUBLICANOS), Zemar (PL), e Beto Dantas (PT).
A Mesa Diretora, eleita para o biênio 2025-2026, será composta pelos seguintes vereadores: Marquinho Tibúrcio (Presidente),Leonir Furtado (Vice-presidente), Lucélia Borges (1ª Secretária), e Izabelle Araujo (2° Secretário).
O presidente da Câmara, vereador Marquinho Tibúrcio, expressou grande expectativa para este novo ciclo: “Esperamos um ano parlamentar muito produtivo, com a Câmara buscando atender aos anseios de quem mais precisa do poder público, por meio de projetos de leis, indicações e requerimentos. O Legislativo é um dos poderes mais importantes de uma cidade, o espaço em que são debatidos os principais acontecimentos políticos e que transformam a vida das pessoas. Por isso, é fundamental que a população esteja atenta, cobrando e acompanhando de perto o trabalho de seus representantes.”
A sessão conduzida pelo presidente da Câmara, Marquinhos Tibúrcio, contou com a presença dos 11 vereadores, além da presença do deputado estadual Tadeu Hassem, secretários municipais e o público em geral.
Em sua mensagem oficial, o Chefe do Executivo Municipal destacou alegria de estar como prefeito, consciente da responsabilidade com o município de Brasiléia e sua população. Falou do início da carreira política na condição de vereador e enfatizou o trabalho da ex- prefeita Fernanda Hassem por ter deixado a prefeitura estruturada para ele realizar o seu trabalho.
O prefeito ressaltou ainda tamanha importância do poder legislativo para aprovar projetos, obras e benefícios para a população. Para finalizar, disse que sua gestão será pautada pela união, humildade e sobretudo, pela transparência.
“As pessoas são minha prioridade. Temos bons projetos e boas expectativas para todas as áreas: infraestrutura, saúde, educação, assistência social, cultura, agricultura e meio ambiente e contamos com diálogo permanente com os vereadores para apreciação e votação desses projetos tão essenciais para a população”, concluiu.
A sessão ordinária foi aberta ao público e também poderá ser acompanhada online, através do canal oficial da Câmara no Youtube, consequentemente pelo jornal online oaltoacre.com proporcionando maior transparência e acessibilidade à população.
O deputado Tadeu Hassem (REPUBLICANOS), fez questão de estar e participar dos trabalhos da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Brasileira. Tadeu foi recebido pelo presidente da Câmara, é demais vereadores e público presente.
Tadeu Hassem reforçou o papel dos legislativos, estadual e municipal, na construção de uma sociedade mais justa, ressaltando os benefícios da aproximação entre as duas Casas. “Esse estreitamento político é muito importante na busca por recursos e apoio a projetos, para colocar Brasiléia ainda mais no cenário estadual, mostrando todo o seu poder de desenvolvimento e de crescimento. Fizemos um contato direto com a Mesa Diretora, mostrando que estamos para apoiar o Parlamento e também objetivando estreitar esses laços a fim de angariar mais e mais recursos para o município e o desenvolvimento para a nossa região de fronteira” finalizou ao jornal oaltoacre.com o deputado.
Serviço:
Evento: Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Brasiléia
Data: 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira)
Local: Plenário da Câmara Municipal
Transmissão Online: Canal do Youtube e oficial da Câmara Municipal, como também jornal oaltoacre.com
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Para “salvar” irmã, deputado tira assinatura do impeachment de Lula
Deputado assinou pedido de impeachment de Lula, mas sofreu pressão do Planalto após ter a irmã nomeada para cargo na Embratur
Por Metropole
O deputado federal Eduardo Velloso Viana (União-AC) retirou sua assinatura do pedido de impeachment do presidente Lula, após pressão do Planalto. O parlamentar conseguiu emplacar em maio do ano passado a irmã na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Luciana Borges de Velloso Viana é contratada com cargo de confiança na Embratur. Ela trabalha na diretoria de gestão e inovação, especificamente na gerência de captação de novos negócios.
Ela faz parte do seleto grupo de 23 empregados que possuem cargo de confiança de assessor de gerência, com remuneração de R$ 18.938,63. A Embratur conta com um corpo técnico de 224 pessoas.
Mesmo assim, Eduardo Velloso decidiu assinar o pedido de impeachment de Lula, apresentado pelo bolsonarista Rodolfo Nogueira (PL-MS). A oposição denuncia uma suposta “pedalada fiscal” do presidente no programa Pé-de-Meia, e por isso pede sua queda.
O pedido de impeachment conta com a assinatura de 130 parlamentares. O requerimento para abertura de processo de impedimento precisa ser analisado pelo presidente da Câmara e, depois, aprovado por 342 deputados.
Embratur comenta indicação do deputado
Veja a nota do órgão, na íntegra:
Luciana Velloso mora em Brasília e cumpre sua jornada diária de trabalho na sede do Ministério do Turismo (MTUR), uma vez ela está vinculada à execução de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o MTUR, que tem como objetivo garantir a estrutura logística e de recursos humanos para a realização de uma série de eventos, como COP30, Salão Nacional do Turismo e Feirão do Turismo.
Sua contratação foi uma solicitação do ministro Celso Sabino, acatada por esta Agência porque possuía os requisitos profissionais para a vaga. Suas atividades estão registradas em relatórios periódicos e são adequadas para o cargo que exerce.
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre abre trabalhos de 2025 com sessão solene
Governador Gladson Cameli apresenta metas e prioridades do Executivo para o ano legislativo
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) inicia oficialmente os trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira (4), com uma sessão solene às 10h, que contará com a presença de parlamentares, secretários de Estado, autoridades e do governador Gladson Cameli. Durante o evento, Cameli fará a tradicional leitura da mensagem governamental, apresentando as principais diretrizes e prioridades da gestão estadual para o ano.
A solenidade marca a primeira sessão da 3ª legislatura e será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Aleac no YouTube, permitindo que a população acompanhe os planos do governo e os debates do Legislativo.
Já na quarta-feira (5), os deputados estaduais retomam as atividades regulares, discutindo temas essenciais para o desenvolvimento do Acre, como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.
O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), destacou a relevância da sessão solene para o futuro do estado.
“A sessão de amanhã é um momento fundamental para o nosso estado. Com a presença do governador, iniciaremos mais um ano legislativo com o compromisso de debater e aprovar projetos que tragam melhorias para a vida dos acreanos. A leitura da mensagem governamental nos dará um panorama das prioridades do Executivo, e nosso papel será garantir que essas propostas atendam, de fato, às necessidades da nossa população”, afirmou Nicolau Júnior.
A leitura da mensagem governamental é considerada um dos momentos mais esperados da abertura dos trabalhos legislativos, pois define as estratégias do governo e norteia os debates parlamentares ao longo do ano.
Você precisa fazer login para comentar.