Acre
Perpétua garante 1,5 milhão para marceneiros
Para fortalecer e modernizar a produção dos marceneiros acreanos, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) destinou 1,5 milhão de reais das suas emendas orçamentárias para que a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio possa comprar novas ferramentas. Aproximadamente 170 marceneiros serão beneficiados com os kits ferramentas. Os equipamentos deverão ser distribuídos até abril em todo o estado.
As ferramentas serão distribuídas aos marceneiros por meio das cooperativas e em sistema de concessão. Segundo a deputada Perpétua Almeida, a emenda atende a solicitação da categoria e garante o aquecimento do setor no estado. “É essencial oferecer espaço físico e equipamentos modernos para os marceneiros, valorizando assim essa categoria tão importante. Por isso, eu destinei 1,5 milhões para a compra de ferramentas que vão auxiliar na produção e garantir melhores condições de vida as famílias dos marceneiros. Categoria essa que gera mais de 1000 empregos diretos e 3000 indiretos”, destacou a parlamentar.
Segundo o vice-presidente da Central de Cooperativas de Marcenarias, Domingos Sávio, as ferramentas vão ajudar no aumento da produção ao garantir maior qualidade do serviço. “Os kits vão ajudar no acabamento final das peças e os marceneiros terão condições de se especializar mais. Essa verba para a compra de equipamentos vai gerar mais empregos no estado e aumentar a competividade. Além disso, a iniciativa ajudará a estimular os marceneiros a comprar equipamentos mais modernos e buscar modernizar a produção”.
A emenda foi alocada em 2012 ao Orçamento Geral da União e agora aguarda somente a conclusão do processo licitatório que segue sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio para liberação do recurso e compra efetiva do material.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.