Conecte-se conosco

Geral

PCAC captura dois fugitivos do sistema prisional escondidos na casa de monitorado por tornozeleira

Publicado

em

De acordo com o delegado Alcino Ferreira Júnior, titular da DHPP, o sucesso da ação deveu-se ao trabalho minucioso de investigação, que localizou o esconderijo dos fugitivos

Ramisses da Silva Feitosa e Gabriel Miranda Gonçalves, fugitivos do sistema prisional de Rio Branco, foram capturados pela Polícia Civil no bairro Chico Mendes. Fotos/ arquivo IAPEN.

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou a prisão de dois fugitivos do sistema prisional de Rio Branco e de um detento monitorado por tornozeleira eletrônica. A operação ocorreu no bairro Chico Mendes, resultando na captura de Ramisses da Silva Feitosa, Gabriel Miranda Gonçalves e Yago Rodrigues Freire.

De acordo com o delegado Alcino Ferreira Júnior, titular da DHPP, o sucesso da ação deveu-se ao trabalho minucioso de investigação, que localizou o esconderijo dos fugitivos. Durante a abordagem, Yago Rodrigues, que usava tornozeleira eletrônica, foi flagrado abrigando os dois foragidos. Na residência, os policiais apreenderam munições e um chassi de motocicleta roubada.

Ramisses da Silva Feitosa havia fugido do pavilhão B da Unidade de Regime Provisório do Complexo Penitenciário de Rio Branco em 4 de novembro deste ano. Ele e outros cinco detentos conseguiram escapar ao quebrar uma parede da unidade. Gabriel Miranda Gonçalves, por sua vez, evadiu-se do pavilhão A da mesma penitenciária na madrugada de 17 de novembro, em companhia de Felipe de Souza Ferreira e Margarido Freire Costa, que permanecem foragidos.

Após a prisão, os detidos foram encaminhados inicialmente ao Departamento de Investigações Criminais (DEIC) para os procedimentos de registro e, em seguida, à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permanecerão à disposição da Justiça.

O delegado Alcino Júnior destacou a importância de operações integradas e ágeis para recapturar fugitivos e reforçar a segurança da população. “A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil em localizar e prender criminosos que atentam contra a ordem pública, além de garantir que continuem a responder por seus crimes na Justiça”, afirmou a autoridade policial. As buscas pelos outros foragidos continuam, e a PCAC reforça o pedido para que a população colabore com informações pelo disque-denúncia 181, garantindo o sigilo absoluto

Yago Rodrigues Freire, monitorado por tornozeleira eletrônica, foi preso por abrigar fugitivos em sua residência, onde também foram apreendidas munições e um chassi de motocicleta roubada. Foto: arquivo/ IAPEN.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo