Cotidiano
Parlamento venezuelano prevê inflação de quase 4.300.000% em 2018
A Assembleia Nacional da Venezuela, Parlamento controlado pela oposição ao governo de Nicolás Maduro, informou que a inflação do país em 2018 será de quase 4.300.000%, segundo cálculos de especialistas, o que supera as previsões mais negativas até agora sobre a alta dos preços.
O deputado economista Angel Alvarado disse que o Parlamento prevê que a inflação chegará a 4.292.102% no fechamento deste ano e que só em setembro o indicador disparou 233,3%, o número mais alto registrado em um mês em toda a história da Venezuela.
A alta diária dos preços em setembro foi de pouco mais de 4%, um número similar ao verificado em agosto, e a inflação acumulada neste ano chegou a 115.824%.
Em entrevista coletiva, o legislador Juan Andrés Mejía disse que a inflação no país “não vai cair, mas aumentar”, e recomendou aos venezuelanos comprar “algum ativo” com o dinheiro que tenham nos bancos.
“Não deixe dinheiro no banco, para que pelo menos não perca seu valor”, afirmou.
Segundo Mejía, o aumento da base monetária em 173,4% no último mês e meio e as recentes decisões do governo de Nicolás Maduro no âmbito econômico, são os principais causadores do alto índice de inflação no país.
“Entendemos que essa situação não vai mudar se não houver uma mudança do modelo. Se não houver uma mudança de quem dirige a economia”, acrescentou.
O Parlamento venezuelano, que informa os números da inflação desde janeiro de 2017 de forma independente do governo, já que o Banco Central está há mais de dois anos sem dar esses dados, disse, no começo de setembro, que o último pacote de medidas econômicas anunciado por Maduro “disparou a hiperinflação” que afeta o país desde outubro de 2017.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) tinha calculado que a inflação fecharia 2018 em 1.000.000%
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves


Você precisa fazer login para comentar.