Acre
Parentes fazem apelo e pedem cabeça roubada da cova de volta
Especula-se que crânios podem estar sendo comercializados no lado boliviano

Senhora Lúcia Tabosa de Lima, filha da 2ª vítima faz apelo para que devolvam o crânio – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Parente de uma das vítimas de violação de túmulos que ocorreram nesta semana no cemitério de Brasiléia, chamou a imprensa local e através de um programa de rádio ao vivo, realizaram um pedido para que devolvessem o crânio levado.
A última vítima foi identificado. A cabeça retirada era do senhor Dionísio Tabosa de Mesquita, falecido no mês de novembro de 2012 aos 89 anos. Seus parentes, representada pela filha, senhora Lúcia Tabosa de Lima, acompanhada por uma irmã e sobrinha, fez um apelo para que devolvesse a cabeça.
Conta que seus parentes ainda estão se recuperando da perda do patriarca. Com furto da cabeça, estão sofrendo e pedem deixem o crânio no túmulo e nem precisa se identificar, pois só querem garantir o descanso merecido de um homem honesto e trabalhador.
O delegado de Brasiléia na fronteira do Acre com a Bolívia, Cristiano Ferreira Bastos, investiga a violação dos túmulos e não descarta qualquer suspeitas que quem tenha praticado o crime.
A hipótese de que os crânios tenham sido retirados dos túmulos para fins de magia negra ou para serem estudados nas universidades de medicina no lado boliviano, não está sendo descartado. Segundo informações não confirmadas, um crânio humano no mercado negro da Bolívia pode custar bem caro.
Matérias relacionadas:
Macabro: Túmulo é violado e cabeça de defunto é roubada
2º túmulo violado em cemitério de Brasiléia: Crânio é levado
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.