Acre
Parceria entre Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul amplia acesso à agua potável e promove qualidade de vida à população
A água limpa que cai da torneira da cozinha da casa de Jaiane Souza de Araújo, moradora do bairro Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul, gera satisfação e promove qualidade de vida para a jovem e demais membros de sua família. Fruto da união entre o governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o benefício é fornecido à residência de Jaiane durante os sete dias da semana e de forma ininterrupta.

“Antes, a água chegava na torneira da minha casa durante dois dias da semana, o que nos deixava desabastecidos na maioria das vezes. Era preciso comprar água para o consumo. Hoje, a realidade mudou. O momento em que a gente ligar a bomba [equipamento que distribui o líquido para caixas, torneiras, chuveiros e outros] teremos água limpa e isso é uma bênção. A ampliação do acesso à agua potável é uma iniciativa fundamental para o nosso bairro”, proferiu Jaiane.
A mesma satisfação é demonstrada por Luana do Nascimento, ao ver seus filhos se divertirem com a água limpa que jorra da rede de distribuição do lar onde habitam, no Bairro São José, região periférica de Cruzeiro do Sul. Além deles, outras 40 famílias dali passaram a ter acesso ao recurso a partir da parceria entre Estado e Município.

“Antes, a gente tinha acesso à água por meio da cacimba [poço, cisternas] dos outros, e essa realidade era muito ruim, pois as crianças, por exemplo, adoeciam por conta do consumo de água contaminada. Agora, temos água tratada para todo mundo, o que nos deixa felizes e gratos”, disse Luana.
Ter água limpa nos lares dos cruzeirenses é sinônimo de bem-estar, e uma das políticas executadas para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é de 0,664, de acordo com o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2019, a parceria expandiu em cerca de 36 km a rede de distribuição, com a perfuração de um total de 70 poços artesianos, beneficiando mais 30 mil famílias.

O chefe do Executivo municipal, Zequinha Lima, fala do empenho de sua gestão, que, por meio do fornecimento de equipamentos e mão de obra, une-se ao governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), para a execução da medida essencial para a manutenção da vida da população.
“A Prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalha com o sistema alternativo de abastecimento, em áreas urbanas e rurais, e com a perfuração de poços nos locais onde construímos escolas, beneficiando não somente os estudantes, mas toda a comunidade escolar. Às regiões de difícil acesso à água, a gestão Gladson Cameli tem sido nossa parceira e tem nos ajudado a garantir o abastecimento às residências das famílias. Nenhum ser humano sobrevive sem o acesso à água limpa e com essa visão atuamos em prol do nosso povo”, ratifica Zequinha Lima.

Além disso, a união realiza ação educacional, voltada ao uso consciente da água, nas escolas da região. O gestor local do Saneacre, José Braz Pedroza, celebra os frutos da parceria. “Somente com a política de esforços conjuntos foi possível atender tanta gente com água de boa qualidade e própria para o consumo, sobretudo para as populações que residem na zona rural. A parceria também tem nos auxiliado a ir aos colégios para levar orientação aos estudantes, pois eles são vetores de informações às suas famílias”, destaca.
Água para Todos: 22 poços perfurados e mais acesso à agua limpa
O Água para Todos, maior programa de abastecimento do Acre, foi fortalecido em Cruzeiro do Sul, por meio da união entre Estado e o Executivo municipal. O projeto, executado pelo Saneacre, alcançou a ousada meta de perfurar, numa das regiões de maior potencial hídrico do país, um total de 22 poços artesianos, proporcionando a milhares de pessoas o acesso à água potável.

O trabalho das equipes contou com o uso do caminhão perfuratriz, reutilizado após vinte anos de abandono. O veículo garantiu fluidez e redução dos custos na operacionalização dos serviços. Ao todo, foram investidos R$ 2 milhões para solucionar o problema de desabastecimento de bairros e comunidades não interligados à rede de distribuição, em Cruzeiro do Sul.
Com o programa, os executivos estadual e municipal ampliaram, em 3 milhões de litros d’água, a capacidade de distribuição da estação local. “Entendemos que a água é vital para o desenvolvimento humano, por isso seguimos investindo no serviço, priorizando a vida dos cruzeirenses”, garantiu Zequinha Lima.

No auge da pandemia de covid-19, o Água para Todos colaborou para salvar milhares de vidas. “O programa garantiu o abastecimento para unidades de Saúde de Cruzeiro do Sul, o que permitiu aos profissionais a continuidade dos atendimentos à população”, destaca Pedroza.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza
Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot
Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.
O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.
VÍDEO:
Comentários
Acre
Ufac abre seleção para professores em parceria com Motorola e Fundape

Foto: Arquivo
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta segunda-feira, 7, o Edital nº 09/2025 com objetivo de formar um banco de professores desenvolvedores seniores para atuar no projeto de capacitação “Web Academy”, fruto de um convênio com empresas como Motorola, Flextronics e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundape).
O edital prevê a seleção de professores para atuar nas turmas 7 e 8 do curso de capacitação, mas os aprovados poderão compor o banco de docentes para futuras turmas, desde que haja compatibilidade entre o perfil do candidato e as disciplinas a serem ofertadas.
A exigência mínima é de graduação nas áreas de Computação — incluindo cursos como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas — além de vínculo formal com instituições conveniadas à Fundape e experiência comprovada de pelo menos três anos no ensino superior.
As atividades docentes são presenciais e remuneradas via bolsas com valor de R$ 170,00 por hora-aula, acrescido de 23,33% referentes ao planejamento pedagógico. O pagamento será feito mediante envio de relatórios e diretamente pela Fundape.
O processo de seleção será realizado em fase única, composta pela análise documental e curricular dos candidatos. O envio da documentação deve ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço [email protected], com o assunto “Inscrição Professor Web Academy: código_da_disciplina – nome_do_candidato”.
A lista dos aprovados será publicada no site da Ufac e a convocação seguirá estritamente a ordem de classificação. O edital ainda estabelece critérios de desempate como titulação acadêmica, produção científica e idade.
Confira:
Comentários
Acre
Polícia Militar do Acre prende mais um suspeito por homicídio de vigilante em Rio Branco
Criminoso foi encontrado escondido em casa em construção após fugir de abordagem; outros dois envolvidos já estavam detidos, incluindo um baleado durante o crime.
A Polícia Militar do Acre prendeu, nesta segunda-feira (7), mais um suspeito de envolvimento no assassinato do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, em Rio Branco. O indivíduo foi capturado após tentativa de fuga e esconderijo em uma obra abandonada.
De acordo com a PM, o homem foi localizado na Rua Blumenau, onde populares ajudaram a identificá-lo. Ele se escondeu atrás de uma tampa de caixa d’água em uma construção, mas foi surpreendido pelos policiais. O suspeito foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para interrogatório.
Outro acusado já havia sido detido no bairro Calafate, enquanto um terceiro envolvido, baleado durante o confronto com a vítima, permanece hospitalizado sob custódia. As investigações continuam para apurar detalhes do crime.
Você precisa fazer login para comentar.