Acre
Parceria e investimentos em produção sustentáveis visa crescimento no Alto Acre
Alexandre Lima
Durante a manhã desta sexta-feira, dia 04, aconteceu no Centro Cultural Sebastião Dantas na cidade de Brasiléia, a diretoria do Sebrae/Acre, o encontro com produtores de diversas áreas produtivas para assinatura de encandeamento entre setores que estarão sendo capacitados para um futuro bem melhor.
O evento contou com a presença do superintendente Amâncio Cordeiro, da Diretora de Administração e Finanças, Rosa Satiko Nakamura, representantes de cooperativas de produtores de frangos e suínos do Alto Acre, da prefeita Fernanda Hassem e deputada Leila Galvão, diretor do complexo industrial da Acreaves e Dom Porquito, Paulo Santoyo, além do presidente da Câmara Rogério Pontes, estavam presentes também os vereadores Zé Gabriele, Rozildo Rodrigues, Joelso Pontes, Rozevete Honorato e Edu Queiroz, empresários e convidados, para participarem de um evento de assinatura e convênios na área de frangos, suínos, milho, peixes e outras atividades produtivas da região.
Após apresentação do projeto, aconteceu a assinatura de encandeamento produtivo que irá movimentar mais de R$ 800 mil reais, que serão investidos em conhecimentos que irão beneficiar cerca de 78 produtores nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Esse projeto estará envolvendo cooperativas que irão receber capacitações oferecidas pelo Sebrae.
A parceria com a prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia, irá garantir que os produtores possam levar sua produção final até o consumidor com garantias de mercado, gerando rentabilidade com oferta de trabalho e renda na produção de peixes, milho, frangos, suíno, entre outros.
Segundo o superintendente do Sebrae Amâncio Cordeiro, “esse projeto irá agregar os produtores com as grandes empresas, proporcionando conhecimento e oportunidades para que produzam com mais qualidade. Antes que chegassem em Brasiléia, pesquisadores do Sebrae estiveram na Cooperativa Aurora, uma das mais importantes exportadoras do Brasil, para poder trazer o entendimento do encadeamento direcionado a esses pequenos e médios empreendedores”, comentou.
Durante o evento, vários produtores puderam assinar o convenio que irá durar pouco mais de 20 meses de aprendizado. Segundo foi informado, todo esse conhecimento que começa agora, teve início a cerca de dois anos atrás através de muitas reuniões e pesquisas de mercado, onde contou com o apoio dos municípios e governo do Acre para que pudessem buscar os recursos que estarão sendo investidos.
Por acreditar numa região próspera com cadeia avançada, o resultado final será um grupo de produtores capacitados para o mercado dentro de sua área e além de tudo, estará ganhando confiança e oferecendo qualidade no que produz.
Veja vídeo reportagens abaixo.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.




Você precisa fazer login para comentar.