Conecte-se conosco

Acre

Parceria do Estado com a prefeitura de Senador Guiomard melhora ruas e nascente do igarapé Judia

Publicado

em

Por: Eudes Góes

Após assinar um acordo de parceria com a Prefeitura de Senador Guiomard, o Governo do estado, por meio do Deracre, está restaurando a Travessa Tiradentes no centro da cidade. A ação tem como objetivo colocar novos bueiros, o que vai viabilizar a drenagem das aguas pluviais, como também as águas da nascentes do igarapé Judia. Na sequência a colocação dos bueiros, a via será aterrda.

De acordo com Adauto Nogueira de Paula Oliveira, funcionários encarregado da obra, a ação visa a colocação de uma nova estrutura de bueiros melhor dimensionada, que garantam rapidamente um melhor vazão das águas que passam sob a travessa que alimentam o igarapé Judia que abastecesse a estação de tratamento d’agua da cidade.

Destacou o funcionário que antigo sistema já dava sinais de avaria. E que, em decorrência das últimas chuvas que desceu sobre a região deu sinais traria problemas no futuro.
No tocante a estrutura Adalto destacou, que o diferencial nesse trabalho é “ a instalação está sendo uma tubulação PAD que chegou recentemente ao Estado, enquanto que no restante do Brasil ela já existia, sendo que aqui no Acre ela é nova, e ela tem uma facilidade de ser implantada, ela é leve, não precisa de berço de concreto.

Ainda segundo ele, o profissional a tubulação que existia antes era a de concreto era simples, de um metro e vinte, e agora estamos instalando uma com o mesmo diâmetro, mais porém ela é dupla, para suportar o volume de água que igarapé carrega.

Defende Adauto, que esse novo dispositivo de drenagem “ e bem flexível e aplicado com sua técnica no nível certo, ela se torna bem eficaz nesse sistema de drenagem, e ela está substituindo o sistema Armico que é ferro e dura só trinta anos. Já o sistema PAD, como é plástico, ele demora se decompor.

Sobre a parceria, o vice prefeito Ney do Miltão, destacou que a prefeitura tem alguma dificuldades e algumas necessidade, e que a prefeita Hosana Gomes, não tem medido esforços e que o governo tem sido parceiro da gente, e hoje estamos arrumando esse trecho que estava aqui sem dá trafegabilidade para as pessoas, e que podemos ver que essa parceria está funcionando.

Disse o político, “que em breve estaremos asfaltando a rua em parceria com o Deracre e o governo do Estado. Miltão garantiu que a obra deve ficar pronta em cerca de duas semanas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo