fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Para reforçar segurança na fronteira, Acre recebe 56 homens da Força Nacional para atuar por 90 dias

Publicado

em

Anúncio do reforço já havia sido dado no último dia 8. Homens devem começar a chegar nesta terça (13) e quarta-feira (14).

Assim como já havia anunciado no último dia 8, a Segurança Pública do Acre confirmou que chegam ao estado, nesta terça (13) e quarta-feira (14), 56 homes da Força Nacional para reforçar as ações na região de fronteiriça e também outras cidades no interior do estado. Na semana passada, policiais encontraram um arsenal de armas de grosso calibre que seriam usados para ataques no estado.

Na casa em Epitaciolândia, foram encontradas enterradas duas metralhadoras, um fuzil, um revólver, quatro carregadores de metralhadora, um carregador para pistola e dois carregadores para fuzil. A operação ocorreu após o aumento da violência na região, que havia registrado roubos, mortes e outros crimes.

As forças de Segurança informaram os grupos criminosos estão em guerra pela dominação de territórios e que essas armas seriam usadas para esses tipos de crime.

Segundo a Segurança, dos 56 homens da Força Nacional, 44 são policiais militares e 12 policiais civil, sendo que da Polícia Civil, são dois peritos, sendo um criminal e outro papiloscópico, e dois delegados, além de dois escrivães e seis agentes de polícia. A base deve funcionar em Rio Branco.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cezar, explicou que desde abril o Estado estava em negociação com a União para que o reforço fosse enviado. Porém, houve alguns contratempos e , recentemente, com os novos episódios, foi então destinado

“A Força Nacional de Segurança é um pedido realizado pelo Estado desde abril, quando lançamos uma força-tarefa na região do Alto Acre, composta por policiais civis e militares, e garantirá consideravelmente uma resposta otimizada na região de fronteira. Já são diversas as ações realizadas pelas forças locais de Segurança Pública, alicerçadas principalmente nas forças especiais. Nós pedimos o reforço em abril, havia um problema logístico, ou seja, a destinação da Força Nacional para outras praças do país e a União, no início do mês, solicitou novas informações sobre os desdobramentos dos crimes, principalmente os crimes transfronteiriços na região do Alto Acre e assinou positivamente a esse pedido do estado”, explica o secretário.

A autorização para que a Força Nacional atue no estado foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União.

“Autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao Estado do Acre, e aos órgãos de segurança pública, em caráter episódico e planejado, para atuar nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por noventa dias, a contar da data de publicação desta portaria”, destaca o documento.

No primeiro momento a atuação desse reforço deve ser de 90 dias, podendo ser estendido.

“A priori são 90 dias, mas, a expectativa inicial é que permaneçam seis meses e acredito que nesses seis meses temos o término de um concurso de formação de soldados da PM, final de fevereiro do ano vindouro, temos também futuras nomeações da Polícia Civil, que hoje estão paradas devido à legislação proibindo essa nomeação. Acreditamos que até o final do próximo semestre o estado tenha condições de robustecer o efetivo das equipes policiais que atuam no Alto Acre”, pontua.

Porém, secretário disse que as ações não devem focar apenas na região de fronteira, mas também em outras cidades do estado. Ele citou o último ataque, que terminou com três mortos em Senador Guiomard.

“Amanhã [13], teremos uma reunião do conselho integrado de gestão operacional juntamente com agência de inteligência e gestores das pastas das polícia estadual, onde vamos estabelecer o planejamento estratégico e planos de ações que irão contemplar não só a região do Alto e Baixo Acre, mas também na região do Purus, em especial Sena Madureira e Manoel Urbano”, garante.

Colaborou Ágatha Lima, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo