fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Para Ney Amorim, posse de jovens parlamentares é momento histórico na Aleac

O programa, do Poder Legislativo e da Secretaria do Estado de Educação e Esporte do Acre, é pioneira na Amazônia.

Publicado

em

O deputado Ney Amorim, presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, a Aleac, classificou a posse dos jovens parlamentares, nesta quinta-feira, 5, como um momento histórico para o Poder Legislativo acreano.

É a primeira vez que a Aleac promove um ato de grande proporção em favor de uma geração de jovens que tem tudo para mudar os rumos da política, no Acre e no Brasil.

O Programa Jovem Parlamentar Acreano, o JPA, torna 24 adolescentes em deputados-mirins. Eles foram eleitos em pleitos realizados nas suas próprias escolas e dos quais participaram 189 candidatos.

Ao longo de toda a legislatura, vão acompanhar os trabalhos dos deputados e aprender como elaborar um projeto de lei, podendo opinar, fiscalizar e cobrar ações em prol da comunidade.

O programa, do Poder Legislativo e da Secretaria do Estado de Educação e Esporte do Acre, é pioneira na Amazônia.

Pela iniciativa, Ney Amorim agradeceu ao secretário de Educação e Esporte, Marco Antonio Brandão, assim como também ao colega deputado Daniel Zen, autor do pedido para a criação do programa JPA e à Escola do Legislativo Acreano, que dará todo o suporte necessário aos jovens, ao longo de suas trajetórias.

Para Ney Amorim, trata-se de um marco na história do Legislativo acreano, justamente porque o programa vai permitir que os trabalhos da Assembleia sejam repassados de forma didática, e na prática, a jovens que representam uma nova geração, compromissada com uma política séria e voltada aos mais humildes.

“Vejo nestes jovens os meus ideais quando tinha também as suas idades. É preciso que as novas gerações assumam a vontade da mudança, que se comprometam com atitudes voltadas para o bem do próximo. Porque um estado e uma nação fortes são feitos com políticos interessados no bem-estar social dos mais pobres. Eles devem voltar suas energias para transformar a sociedade e o mundo em algo melhor”, ressaltou Ney Amorim.

Na abertura da primeira sessão, da primeira legislatura, o presidente da Mesa Diretora entregou os trabalhos à jovem Kaline Silva, presidente do JPA, para que esta empossasse os deputados-mirins e abrisse as eleições para compor a Mesa Diretora do JPA na Aleac.

Após o término, Ney Amorim levou os novos deputados jovens a conhecer a Casa do Povo. Eles foram levados também para a sala da Presidência, junto a seus familiares.

“Estou muito feliz em ver todos esses estudantes engajados nesse desafio que levará um aprendizado único que os farão vivenciar o dia a dia do plenário Legislativo e atuarem como deputados”, disse.

Participaram também da sessão o juiz Antônio Araújo, do Tribunal Regional Eleitoral e representantes de entidades da juventude no Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo