Cotidiano
Para especialistas, pais devem acompanhar uso da internet por crianças
Os pais precisam se aproximar dos filhos para evitar o uso problemático de computadores, jogos eletrônicos e celulares, defendem as especialistas que participaram hoje (7) do Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
“A gente não escuta os nossos filhos, não dá importância para as necessidades deles”, enfatizou a gerente da assessoria jurídica do Nic.br, Kelli Angelini. Ela citou dados levantados pela entidade que mostram que grande parte dos adolescentes de 11 a 17 anos estão expostos a conteúdos impróprios na rede. “Será que os pais estão atentos a isso? Será que os pais sabem que 27% das meninas que responderam a pesquisa já tiveram acesso a conteúdos que estão relacionados a formas de ficar mais magro?”, exemplificou.
Usos problemáticos
O mau uso das tecnologias ou o abuso de celulares e jogos eletrônicos pode levar ao desenvolvimento de diversos problemas, de acordo com a pediatra e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Evelyn Eisenstein. “Nós já estamos vendo o primeiro sintoma: transtornos de sono. Crianças que dormem menos. Crianças para dormir bem, em uma fase de crescimento, têm que dormir entre oito e nove horas. Nós temos crianças dormindo 6 horas”, destacou.
No caso dos adolescentes, a psicóloga Evelise Galvão de Carvalho disse que muitas vezes os jogos eletrônicos são uma forma de fugir das frustrações cotidianas. Garotos com dificuldade de se socializar, por exemplo, conseguem ter vidas mais atrativas no mundo virtual, de acordo com a especialista. “Quando ele chega em casa, depois da escola, ele entra no jogo e muda tudo. E dentro do jogo ele passa a ser um avatar. Dentro do jogo ele não tem idade, não envelhece, tem uma namorada há mais de um ano. Ele passa tempo com essa pessoa, fazem coisas juntos dentro do jogo”, enumerou sobre as realizações possíveis dentro do ambiente virtual.
“Embora não seja verdadeiro o que ele está vivendo, as sensações e as reações são verdadeiras, são gratificantes”, acrescenta Evelise. Jovens nesse tipo de situação estão, segundo a psicóloga, mais predispostos a estabelecer uma relação problemática com os jogos. Isso acontece quando o jovem passa a dedicar mais energia à virtualidade do que ao mundo real, deixando até obrigações de lado para jogar.
A especialista ressalta que é preciso refletir por que a vida cotidiana é tão frustrante e desanimadora para parte dos adolescentes. “Que tipo de mundo nós estamos oferecendo para as nossas crianças e adolescentes que eles estão preferindo viver em um mundo que não é real do que viver aqui com a gente?”, questiona Evelise.
Proibição
No entanto, a psicóloga se diz contrária a proibir o uso das tecnologias pelos jovens como forma de tentar contornar os problemas. “O movimento de luta contra as tecnologias é uma guerra sem fim, que a gente nunca vai ganhar. Nós vivemos em um mundo tecnológico, não tem mais volta. A tendência é ao contrário, cada vez mais a gente vai estar inserido e vivendo com essa tecnologia”, enfatizou.
“Proibir eu não estou ensinando nada”, acrescentou ao comentar a interdição do uso de celular em algumas escolas. “A gente vem em contramão de outros países que inserem os celulares nas escolas”, ressaltou.
“Não acho que seja proibir, castigar, mas ensinar sobre o uso. Dialogar. Colocar regras, limites, saber explicar para o seu filho e sua filha o uso correto”, concordou a professora Evelyn Eisenstein.
Comentários

Cotidiano
Flamengo vence o Bahia e volta a triunfar após saída de Sampaoli
Rubro-Negro marcou com Pedro, de pênalti, e pôs fim a uma sequência negativa de três rodadas
Após a saída de Jorge Sampaoli do cargo de treinador, o Flamengo recebeu o Bahia neste sábado (30), pelo Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 com gol de Pedro.
Com o resultado, o Fla volta para o G4, na quarta posição, com 43 pontos. Já o Bahia segue na zona de rebaixamento, com 25 pontos.
Agora, as equipes se preparam para a próxima rodada do Brasileirão. No sábado (7), o Flamengo visita o Corinthians, enquanto o Bahia visita o Goiás no mesmo dia.
Flamengo é dominante, mas não consegue abrir o placar
Sob muitos protestos da torcida, o Flamengo dominou o primeiro tempo e teve 65% de posse de bola. O lado direito foi o mais utilizado pelos mandantes, principalmente com Everton Ribeiro e Wesley.
O Bahia até tentou criar alguns contra-ataques e teve oportunidades, mas não caprichou na finalização.
O Flamengo ainda teve um pênalti marcado, mas após análise do VAR, foi constatada falta fora da área. Ayrton Lucas cobrou e a bola explodiu no travessão.
Bahia fica com um a menos, Fla abre o placar e garante a vitória
Logo no início da segunda etapa, Kanu puxou Gerson e evitou o gol do Rubro-Negro. O árbitro mostrou cartão amarelo para o jogador, no entanto, após análise do VAR, foi recomendado o vermelho. Com isso, o zagueiro foi expulso de campo e deixou o Flamengo com um a mais.
Aos 10′, Gilberto derrubou Bruno Henrique na área e dessa vez o pênalti foi assinalado. Na cobrança, Pedro marcou e abriu o placar para o Flamengo.
O Flamengo então foi administrando o resultado e garantindo a vitória, enquanto o Bahia até tentava, mas pouco perigo levava ao gol de Rossi.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 0 Bahia
Local — Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro – RJ
Data e hora — Sábado (30), às 16h (de Brasília)
Árbitro — Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes — Nailton Junior de Souza Oliveira (CE) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Rodolpho Taski Marques (PR)
Cartões amarelos: Thiago Maia (Flamengo); Yago Felipe, Rezende (Bahia)
Cartão vermelho: Kanu (Bahia)
Gol: Pedro aos 14’/2ºT (Flamengo)
FLAMENGO: Rossi; Wesley (Matheusinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Luiz Araújo), Erick Pulgar, Gerson e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Pedro (Gabriel) e Bruno Henrique (Everton). Técnico: Mario Jorge.
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Victor Jacaré); Rezende, Yago Felipe (Acevedo) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba), Everaldo (Gabriel Xavier) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Rogério Ceni.
Comentários
Cotidiano
Brasil inicia Pré-Olímpico de vôlei masculino derrotando o Catar
Seleção brasileira venceu por 3 sets a 0 em um Maracanãzinho lotado
O Brasil iniciou a campanha no Pré-Olímpico de vôlei masculino com o pé direito, após derrotar o Catar por 3 sets a 0 (parciais de 25/16, 25/19 e 26/24), na manhã deste sábado (30) em um Maracanãzinho lotado. Os destaques da seleção brasileira foram Alan e Lucarelli, ambos com 14 pontos.
Agora, a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto enfrenta a República Tcheca, a partir das 10h (horário de Brasília) do próximo domingo (1), em seu próximo compromisso na competição.
“Estreia é sempre complicado, mas fizemos o nosso trabalho. Era um jogo de pressão, no sentido de que tínhamos a responsabilidade de conquistar esses três pontos. Jogamos dois bons sets, com ritmo alto. No terceiro, o time do Catar forçou bastante o saque e conseguiu um placar mais alto, mas no finalzinho conseguimos retomar nosso ritmo e fechar o jogo”, declarou o técnico Renan Dal Zotto após o confronto.
Brasil e Catar estão no Grupo A do Pré-Olímpico de vôlei masculino ao lado de República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália. As oito equipes jogarão contra todos os seus adversários de chave em uma única oportunidade. As duas primeiras colocadas garantirão vaga em Paris 2024.
Já o Grupo B, que também distribuirá duas vagas olímpicas, conta com Sérvia, Turquia, Estados Unidos, Egito, Finlândia, Eslovênia, Turquia e Japão. Por fim o Grupo C, que oferece mais duas passagens para Paris, terá Holanda, Canadá, Polônia, Bélgica, Bulgária, Argentina, México e China.
Comentários
Cotidiano
Sábado (30) pode ter dia parcialmente nublado, com chance de chuvas no AC
Veja as temperaturas para todos os municípios acreanos.
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera se intensifica sobre o sul da Amazônia e dá condições para a organização de áreas de instabilidade sobre a região e chegará sobre o Acre.
A previsão para sábado (30) é de sol entre nuvens e tempo abafado em todo o estado. O tempo varia de parcialmente nublado a nublado e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas em todo o Acre, principalmente no período da tarde e início da noite.
Confira as temperaturas em todas as regiões:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 23°C e a máxima de 34ºC.
Baixo Acre
Mínima de 24°C e máxima de 33ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22ºC e 33°C.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 24º C e 32ºC.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 33°C.
Comentários
-
Acre13 horas atrás
Grave acidente de trânsito na Estrada Cobija/Porvenir deixa duas vítima Fatais e feridos
-
Acre2 dias atrás
Mais um assaltante de loja de celulares é preso pela Polícia Civil do Acre
-
Acre2 dias atrás
Carro avança preferencial e colide contra moto causando a morte motociclista na Capital do Acre
-
Geral2 dias atrás
Denúncia procedente: Dupla é condenada por execução de adolescente
-
Geral2 dias atrás
Comerciante de Cruzeiro do Sul condenado a 50 anos de cadeia por estuprar a própria filha é preso em Porto Velho
-
Flash16 horas atrás
Maior macaxeira no Festival da Farinha mediu 1,85 e garantiu prêmio de 1 mil a produtor
-
Geral2 dias atrás
CRM-AC denuncia tentativa de registro com diploma médico falso à Polícia Federal
-
Geral2 dias atrás
Advogado vai recorrer da decisão que determinou a transferência de 14 presos do Acre