fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Papa Francisco pede que igreja “atue com determinação” contra a pedofilia

Publicado

em

Do UOL, em São Paulo

O papa Francisco exigiu que se “atue com determinação” diante dos abusos sexuais cometidos por religiosos, ao receber nesta sexta-feira (5) os membros da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada de tais denúncias, no Vaticano.

“O Santo Padre recomendou, em particular, o prosseguimento da linha de seu antecessor Bento 16 de agir com determinação nos casos de abusos sexuais”, indicou em um comunicado o Vaticano.

A nota também destaca o pedido do Pontífice para que as conferências episcopais “trabalhem na formulação e atuação das diretrizes necessárias nesse campo tão importante para o testemunho da Igreja e da sua credibilidade”.

É a primeira vez que o pontífice latino-americano se pronuncia sobre as milhares de denúncias em todo o mundo contra padres pedófilos.

Tolerância zero

O Papa confirmou que preconizará a tolerância zero, como Bento 16, e convidou a hierarquia da Igreja a promover “acima de tudo medidas de proteção dos menores”, ressalta a nota divulgada pelo gabinete de imprensa da Santa Sé.

Francisco também pediu para que “todos aqueles que foram vítimas de violência no passado sejam ajudados”. E disse ainda “em minha atenção e em minha reza por aqueles que sofrem, as vítimas de abusos estão presentes de modo particular”.

O novo pontífice, eleito em 13 de março para substituir Bento 16 após sua renúncia, pediu para que sejam impulsionados “os procedimentos devidos contra os culpados”.

O escândalo dos sacerdotes que abusaram de crianças e adolescentes explodiu primeiro nos Estados Unidos no início dos anos 2000.
Em 5 de fevereiro, a Congregação para a Doutrina da Fé informou que nos últimos três anos chegaram ao Vaticano 1.800 denúncias de casos de abusos sexuais a menores por parte de clérigos e que a maioria deles ocorreram entre 1965 e 1985.

O maior número de denúncias aconteceu em 2004, quando chegaram 800 ao dicastério vaticano, encarregado desse tipo de crime e que enviou em 2011 a todas as Conferências Episcopais um guia para enfrentar, de maneira “coordenada e eficaz”, os casos de padres pedófilos.

Em 2010, por ordem de Bento 16, foi atualizado o documento vaticano De delicta graviora, de 2001, sobre os crimes mais graves contra a moral e os sacramentos, dentro da linha de “tolerância zero” contra os abusos do papa anterior, que renunciou ao pontificado em 28 de fevereiro.

Crimes e perdão

Com a atualização, houve uma reviravolta na luta contra os padres pedófilos, sendo aprovadas leis entre as quais se destaca a ampliação de 10 para 20 anos para denunciar os abusos e a introdução do crime de aquisição, posse e divulgação de pornografia infantil.

A maior parte dos casos data das últimas décadas, mas outro crime ainda viria se somar ao cometido pelos sacerdotes: o silêncio que cobria os atos. Alguns padres eram transferidos ou protegidos pelos prelados.

A Igreja da América Latina também conheceu uma série de escândalos. O mais famoso foi o do fundador mexicano do movimento conservador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, também culpado de abusos sexuais.

O papa Bento 16 pediu perdão em várias ocasiões em nome da Igreja Católica às vítimas e impulsionou a tolerância zero.

Em maio de 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé deu o prazo de um ano às conferências episcopais do mundo inteiro para adotarem as diretrizes em matéria de luta contra a pedofilia, que envolvem colaborar com a justiça civil.

O promotor para a luta contra os casos de pedofilia, Monsenhor Charles Scicluna, indicou recentemente à Agência de Informações sobre o Vaticano I.Media que “em meados de setembro, 75% das conferências episcopais enviaram uma resposta”.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Suspeita de envenenamento leva irmãs à UPA da Sobral; caso é investigado pela Polícia Civil e Vigilância Sanitária

Publicado

em

Irmãs de 13 e 27 anos, estão internadas com suspeita de envenenamento deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, em Rio Branco, por volta do meio-dia deste domingo (8), apresentando sintomas que levantaram suspeita de envenenamento. A equipe médica que realizou o primeiro atendimento acionou imediatamente o protocolo de notificação, informando a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária, que agora investigam o caso.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), as pacientes foram transferidas para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde permanecem internadas. Apesar da gravidade da situação, o estado de saúde de ambas é considerado estável.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria sido ingerido pelas jovens nem se há suspeitos envolvidos. As autoridades seguem apurando o caso para esclarecer as circunstâncias do possível envenenamento.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre participa do XIX Curso de Atirador Designado promovido pela PRF em Brasília

Publicado

em

Curso promovido pelo GRR da PRF reuniu operadores de elite de várias forças de segurança do Brasil. Foto: cedida.

Entre os dias 28 de maio e 6 de junho, o agente de polícia Luiz Cotrin, integrante da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Acre (PCAC), representou a instituição no XIX Curso de Atirador Designado (CAD/DMR – Designated Marksman Rifle), promovido pelo Grupo de Resposta Rápida (GRR) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília (DF).

Com carga horária de 105 horas-aula, o curso reuniu operadores de forças policiais de elite de todo o Brasil, incluindo representantes da CORE e do BOPE de diversos estados, além da PRF, DPOE/DF, Polícia Penal Federal e IBAMA. Durante o período, os participantes foram capacitados em técnicas específicas para atuação como atiradores designados, função estratégica nas operações táticas, cuja responsabilidade é identificar ameaças em distâncias intermediárias, proteger o perímetro de atuação de equipes e executar fogo de supressão quando necessário.

A participação do agente Luiz Cotrin nesse treinamento reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre com o constante aperfeiçoamento técnico e operacional de seu efetivo especializado.

Representando a Polícia Civil do Acre, agente da CORE conclui curso com 105 horas de formação especializada. Foto: cedida.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da capacitação. “A formação do agente no Curso de Atirador Designado da PRF é um ganho significativo para nossa CORE. A atualização e o aprimoramento técnico de nossos operadores são fundamentais para garantir a excelência e a segurança nas missões de alto risco. Essa conquista fortalece ainda mais a capacidade de resposta da nossa Polícia Civil”, destacou.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros resgatam jovem baleada acidentalmente em Feijó

Publicado

em

Na manhã do último sábado, 7 de junho, por volta das 10h30, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender uma ocorrência envolvendo uma vítima de arma de fogo na zona rural de Feijó. A informação recebida pela Unidade de Bombeiros Militar (UBM) era de que uma jovem havia sido baleada acidentalmente na região da coxa e precisava ser transportada com urgência até o hospital.

Diante da gravidade do caso, a guarnição náutica foi mobilizada imediatamente e iniciou o deslocamento fluvial pelo rio Envira em direção à colocação Santa Rosa, nas proximidades do Paraná do Ouro. Após cerca de 2h50 de navegação, os militares foram sinalizados por uma embarcação e atracaram para prestar o primeiro atendimento à vítima.

No local, a jovem foi encontrada consciente, orientada e sem sinais de hemorragia ativa. A equipe realizou os procedimentos de primeiros socorros, com curativo simples e estabilização da paciente, iniciando em seguida o retorno para a área urbana de Feijó.

O resgate seguiu até a cidade, onde, por volta das 17h15, a guarnição atracou na região da balsa da saúde e entregou a vítima à equipe de salvamento, que deu continuidade ao transporte até o hospital municipal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento da ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava fora de operação, sendo todo o atendimento realizado exclusivamente pelos bombeiros militares.

Comentários

Continue lendo