Conecte-se conosco

Cotidiano

Palocci diz que MDB recebeu propina da J&F para apoiar Dilma

Publicado

em

Investigação tem como base a delação de executivos do Grupo e está no STF por mirar senadores emedebistas que têm foro privilegiado

Por Estadão Conteúdo

São Paulo — O ex-ministro Antonio Palocci relatou à Polícia Federal em Brasília supostas propinas da J&F ao MDB no Senado para a suposta compra do apoio do partido à candidatura de reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014. A investigação tem como base a delação de executivos do Grupo e está no Supremo Tribunal Federal (STF) por mirar senadores emedebistas que têm foro privilegiado.

Em janeiro, o delator, que fez parte dos governos Lula e Dilma, se ofereceu para falar a respeito de políticos do MDB. Seu depoimento foi no dia 30 de maio. Após o depoimento, a Polícia Federal pediu mais 60 dias para a continuidade do inquérito. Entre as diligências, os agentes querem saber quem entrou na residência do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, no período eleitoral, em 2014. As investigações também receberam um depoimento de um dos alvos que relatou a entrega de malas de dinheiro em suposto benefício do emedebista.

Palocci reitera fatos já expostos pelos executivos da J&F. Ele somente deixou de citar alguns nomes de empresas que constam ainda em termos sigilosos de sua colaboração. Em delação, Joesley Batista informou à Procuradoria-Geral da República que o grupo mantinha duas ‘contas-correntes’ de propina no exterior em suposto benefício de Lula e Dilma, com US$ 150 milhões, em 2014. Ele disse que o ex-ministro Guido Mantega (Fazenda/Governos Lula e Dilma) operava as contas.

No final das eleições 2014, Palocci diz ter recebido uma solicitação de Mantega para entregar R$ 30 milhões da reserva do PT para o PMDB do Senado e que Joesley “relatou que Mantega havia pedido pressa no pagamento pois havia risco de perda do apoio do PMDB do Senado na eleições presidenciais de 2014”. Joeley teria dito a Palocci que teria confirmado com Dilma a ordem para pagar. Segundo Palocci, Joesley teria lhe dito que “estava lidando naquele momento com uma reclamação de Michel Temer, do Partido MDB, acerca do fato de Joesley estar contribuindo exclusivamente com senadores da sigla”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Ivan Mazzuia projeta próximos confrontos do Independência

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Independência vai tentar a primeira vitória no Estadual

O Independência enfrenta o São Francisco no sábado, 24, às 15 horas, na Arena da Floresta, pela 2ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi 2026. Contudo, o comandante do Tricolor prepara a equipe para o confronto, mas não esquece o duelo contra o Humaitá, programado na quarta, 28, no Tonicão.

“Teremos somente três dias entre os dois jogos. É fundamental entender esse início de temporada e controlar a minutagem dos atletas para não correr o risco de perder nenhum jogador por lesão”, explicou Ivan Mazzuia.

Treino tático

Ivan Mazzuia comanda um trabalho tático nesta quinta, 22, no Marinho Monte, e deve definir os titulares para o jogo contra o São Francisco.

“Vamos realizar mudanças na equipe, mas esperar o trabalho para decidir com calma. O mais importante é ter todo o elenco a disposição”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Santa Cruz se enfrentam em busca da 1ª vitória

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O meia Marquinhos será um dos titulares do Santa Cruz

Humaitá e Santa Cruz se enfrentam nesta quinta, 22, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, na abertura da 2ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi 2026. As duas equipes empataram seus jogos na primeira rodada e irão em busca da primeira vitória no torneio.

Santa Cruz

O técnico Sandro Resende deixou para confirmar o Santa Cruz somente na Arena. O volante Hubeny, com uma lesão no tornozelo, será avaliado para saber se joga ou não.

“Temos boas opções para a partida. Vamos ter um confronto difícil e por isso é necessário avaliar com calma”, disse Sandro Resende.

Humaitá

No Humaitá, o técnico Rogério Pina não poderá contar com o zagueiro Carlos Henrique expulso contra a Adesg. O comandante do Tourão também tem problemas no meio campo e por isso vai esperar a reavaliação dos atletas para definir os titulares.

Presença da torcida

Depois dos primeiros jogos sem a presença da torcida no Tonicão, os torcedores poderão acompanhar as partidas desta quinta nas arquibancadas. A Arena passou por uma reforma no gramado visando à temporada de 2026.

No apito

José Lima apita Humaitá e Santa Cruz. Antônio Costa e Deusdete Cruz serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Galvez jogam pela liderança do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O atacante Gabriel(bola) foi um dos destaques do Rio Branco na estreia e tem presença certa na partida

Rio Branco e Galvez fazem nesta quinta, 22, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, um duelo pela liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Os times venceram na estreia e irão tentar os 100% de aproveitamento.

Rio Branco

O Rio Branco fechou a preparação nesta quarta,21, no José de Melo, e o técnico Ulisses Torres vai promover mudanças na equipe. O goleiro Anderson, o zagueiro Léo e o atacante Marllon serão as novidades do Mais Querido.

Galvez

No Galvez, o técnico Maurício Carneiro não poderá contar com o zagueiro Jô, lesionado, e o atacante Anderson, negociado. Bebê entra na defesa, mas no ataque o treinador do Imperador deixou para definir somente na Arena.

Trio de arbitragem

Rio Branco e Galvez terá Antônio Marivaldo na arbitragem e os auxiliares serão Carlos Souza e Evandro Silva.

Comentários

Continue lendo