fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Palácio deve exonerar 12 membros do 1º e 2º que respondam a investigação policial

Publicado

em

O governador Gladson Cameli decidiu que vai exonerar todos os membros de sua equipe que estiverem respondendo à investigação policial. Ele informou também interlocutores que aproveitará a oportunidade para mudar algumas peças em setores estratégicos do governo. A decisão foi tomada em reunião fechada na noite desta quarta-feira, 22, após os desdobramentos da segunda fase da Operação Ptolomeu que culminou com a prisão da coordenadora do seu gabinete, Rosângela Gama. Rosângela foi exonerada na manhã desta quinta-feira, 23, e o procurador-geral João Paulo Setti, demitido nesta tarde com direito a publicação extra no diário oficial.

“Não queremos com isso que pensem que estamos condenando por antecipação as pessoas acusadas. A medida é para mostrar a transparência e eficiência de nossa gestão, corrigindo assim, o nosso foco no plano de governo apresentado em 2019”, garantiu um assessor consultado pelo ac24horas, que disse que todos os suspeitos têm direito a defesa.

Ao tomar conhecimento da decisão do governador, interlocutores do Palácio Rio Branco informaram que uma reforma administrativa vai acontecer na gestão a partir do mês de janeiro de 2022, tanto com foco político visando as eleições como também a parte técnica. “A ideia é exonerar cargos que não estão apresentando resultados para a gestão e colocar pessoas mais técnicas, mais comprometidas com as propostas do governador Gladson Cameli”, explicou uma das fontes ouvidas.

Assessores palacianos não confirmam, mas também não negam a possibilidade de demissão da advogada Valdete Souza, acusada de praticar rachadinha na Codisacre. Uma Assembleia pode ser realizada nos próximos dias para que o Conselho da Companhia em extinção vote e a demita.

Todas as mudanças passarão pela avaliação do governador, que terá a palavra final e pelo menos ao que parece, não aceitará pressão política de aliados. Tudo indica que quem tem problemas com a política ou responde a qualquer tipo de acusação no governo deva sair. A medida é enérgica e poder marcar uma guinada na gestão de Cameli.

Comentários

Continue lendo

Acre

Confronto com policiais deixa jovem ferido em operação contra o tráfico

Publicado

em

Um confronto entre um jovem e policiais militares resultou em ferimentos após tentativa de prisão em uma residência abandonada no bairro Jorge Lavocat, na parte alta da cidade.

Israel Ferreira de Oliveira, 22 anos, foi atingido por um tiro na perna direita ao confrontar os policiais com uma arma de fogo durante uma operação de rotina da Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam) na tarde desta quarta-feira.

De acordo com relatos das autoridades policiais, a Rotam realizava patrulhamento na região quando decidiu investigar uma casa de alvenaria abandonada, suspeitando de atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Ao adentrarem o local, os policiais avistaram Israel deitado em uma rede ao lado de entorpecentes e uma arma de fogo.

Diante da presença policial, Oliveira tentou fugir pelos fundos da residência, mas ao perceber que estava cercado, voltou e confrontou os policiais, sendo atingido por um disparo no joelho direito.

No momento da apreensão, foram encontrados em posse de Israel um revólver calibre 38, munições, porções de skunk, cocaína, merla, além de um canivete e dinheiro em espécie.

O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde se encontra sob custódia policial e estado de saúde estável.

Os materiais apreendidos, bem como a arma de fogo, foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), enquanto as autoridades averiguam o histórico criminal de Israel, que já possui passagens pela justiça por tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Coger se compromete com proteção aos povos originários e estímulo à cooperação

Publicado

em

Por

Documentos, assinados pelo desembargador Samoel Evangelista, são fruto do debate e dialogo realizado durante do 93° Encoge e 5° Fórum Fundiário Nacional, realizados em Palmas, no Tocantins, entre os dias 24 a 26 de abril

Ao final do 93° Encontro do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge) e do 5º Fórum Fundiário Nacional, o corregedor-geral de Justiça do Acre (Coger), desembargador Samoel Evangelista, assinou duas cartas dos encontros, declarando seu apoio e se comprometendo com a proteção dos povos originários e com o estímulo as práticas para aperfeiçoar a regularização fundiária na região Norte.

Os dois eventos aconteceram em Palmas, capital do Tocantins, entre os dias 24 a 26 abril, realizados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e tanto o corregedor, quanto o juiz-auxiliar da Coger, Alex Oivane, participaram dos momentos, apresentando as experiências e boas práticas da Justiça acreana.

A carta do 93° Encoge tem nove deliberações que abordam a: necessidade de fomentar a rede colaborativa do Sistema de Justiça para os métodos de enfrentamento dos litígios predatórios; divulgação, com campanhas educativas, aos usuários dos serviços extrajudiciais sobre a possibilidade de conferência de autenticidade dos selos eletrônicos, de fiscalização dos atos notariais e registrais; implementação de sistemas integrados de controle dos serviços extrajudiciais; regulamentação dos emolumentos para conciliação e mediações extrajudiciais; e, fortalecimento da rede de informações e inteligência para identificar demandas repetitivas e predatórias.

Já a carta do 5º Fórum Fundiário Nacional apresenta 20 pontos que devem ser observados pelas corregedorias de Justiça do país, assim como, contém apelos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciando as deliberações com a recomendação para que Projetos de Crédito de Carbono assegurem o direito à terra e autodeterminação dos povos indígenas, originários e comunidades quilombolas.

O documento cobra mais transparência sobre projetos de Crédito de Carbono e também traz sugestões para melhorar a questão da regularização fundiária na região Norte, visando o aumento do diálogo e aperfeiçoamento dos mecanismos legais e tecnológicos empregados na área.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura Rio Branco: Investimentos em infraestrutura transformam a cidade

Publicado

em

Por

Rio Branco, que por muito tempo sofreu com a falta de infraestrutura viária, agora ganha destaque como um canteiro de obras estruturantes em todas as regionais. Sob a iniciativa arrojada da prefeitura, máquinas trabalham diariamente, no primeiro e no segundo distrito da capital, transformando ruas e ramais da região.

Manoel: “Vai ficar jóia” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Um exemplo é o ramal Herculano, que faz ligação entre a BR-364 e o bairro Cidade do Povo. Antes carente de manutenção, com buracos dominando a paisagem, agora passa por uma completa revitalização. Os serviços vão desde tapa-buracos, com troca de solo em quase um quilômetro de extensão, para logo após receber aplicação da capa asfáltica. Moradores como Manoel Pereira da Silva testemunham a mudança.

“Aqui estava feio o ramal Herculano. Buraco do começo ao fim. Está ficando bom, não está feito ainda tudo, mas a intenção de fazer tudo vai ficar bom. Vai ficar jóia. Fica bom para os moradores, para quem passa, para quem vem, para quem vai.”

Luiz: “Quando estiver pronta vai ficar 100%” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Segundo informações dos próprios trabalhadores que estão recuperando o ramal, se o trabalho tivesse sido realizado em gestões anteriores, a situação não estaria como está hoje. Que o diga o mototaxista Luiz Carlos que mora na Cidade do Povo e que passa todos os dias pelo ramal. Ele expressa sua esperança de dias melhores.

“Quando estiver pronta vai ficar 100%. Tinha muito buraco, a moto entrava com tudo para dentro dos buracos. Esperamos agora que daqui pra frente melhore mais ainda.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo