Conecte-se conosco

Acre

Pais reclama do abandono do governo do Acre pelo TFD e desprezo em RO

Publicado

em

Daniel se dedicou no tratamento de seu filho e reclama do descaso por parte do Estado pelo TFD - Foto: Alexandre Lima

Daniel se dedicou no tratamento de seu filho e reclama do descaso por parte do Estado pelo TFD – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, de Brasiléia/Acre

A saúde de primeiro mundo que tanto pregava o governo do PT no Acre nos últimos anos, se pode dizer que é uma farsa em quase todos os municípios do Estado e que está quebrando barreiras por parte da atual da Secretaria de Saúde que controla o Tratamento Fora do Estado.

Período em Daemerson esteve em RO fazendo radioterapia - Foto: arquivo pessoal

Período em Daemerson esteve em RO fazendo radioterapia – Foto: arquivo pessoal

As reclamações tem de todas as formas e vem aumentando, uma vez que famílias estão tendo que ir para o estado vizinho de Rondônia passar meses realizando o tratamento de radioterapia em Porto Velho (Capital), pelo fato do único aparelho estar quebrado e não tem data para voltar a funcionar.

O desabafo é de um pai, Daniel Jinkings de Melo (48), professor da rede estadual, que descobriu no início deste ano, quando teve que levar às pressas seu filho Daemerson Oliveira Jinkings de Melo (24), em coma para Rio Branco sob suspeita de meningite, e descobrir que seu ente estava com um tumor no cérebro.

Daemerson já é pai de duas filhas gêmeas e sonha em cursar direito para ser juiz. Sua agonia aumentou quando soube que teria que ir para Porto Velho fazer o tratamento de radioterapia por quase três meses.

Após conseguir as passagens aéreas, soube que ao desembarcar do avião, tudo seria por sua conta e assim foi. Daniel teve que acompanhar seu filho até a semana passada, ao retornar para Brasiléia e já tem data marcada para voltar.

“Fui discriminado em Porto Velho quando uma pessoa disse: Vocês não tem saúde de primeiro mundo? O que está fazendo aqui? Mas tive que aguentar por meu filho e o pessoal do TFD daqui nunca disseram que teria uma ajuda de custo”, disse o pai.

Daemerson (d), sonha em ser juiz após se curar do tumor em sua cabeça - Foto: Alexandre lima

Daemerson (d), sonha em se formar em direito e ser juiz após se curar do tumor em sua cabeça – Foto: Alexandre lima

Daniel comentou que irá procurar a justiça para ser ressarcido dos pouco mais de R$ 4 mil reais que gastou. Irá levar o caso ao Ministério Público do Estado, “já que tiveram força para parar o Telexfree no Brasil, por que não tem força para obrigar o Governo do Acre a concertar uma máquina?”, desabafou.

Seu filho apresenta uma grande cicatriz no lado esquerdo do pescoço por onde teve introduzido uma sonda, além de passar o quase o dia todo deitado no sofá, ou na cama, devido um cansaço constante. Em Rondônia, ficou quase todo o tempo deitado sem ver a luz do dia, e ainda não sabe que tipo de tumor tem em sua cabeça.

Com o ganho de pouco mais de R$ 2000 reais como professor, Daniel que ainda está tentando reconstruir sua casa, quer que as autoridades intercedam nesses casos, pois é muito sofrimento para famílias que não tem condições de pagar esse tratamento.

O pai estará indo à Capital para ver o motivo que ainda não deram o retorno e saber se seu filho vai voltar na data marcada e continuar o tratamento. Daemerson só quer voltar a ter uma vida normal e voltar a estudar.

Com o avô, as netas gêmeas Ágata e Ayla, de um ano e meio, são apenas observadas pelo pai acamado - Foto: Alexandre Lima

Com o avô, as netas gêmeas Ágata e Ayla, de um ano e meio, são apenas observadas pelo pai acamado – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo